Pré-jogo: Na Vila Belmiro, SanSão duelam buscando afirmação do bom momento

(Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)

O clássico SanSão válido pela 25ª rodada do Brasileirão é promovido como o maior clássico do Brasil pelos santistas, e comprado por alguns são-paulino, não por rivalidade, mas sim por títulos conquistados pelas duas equipes, o duelo promete fortes emoções, já que o São Paulo quer reassumir a liderança, e o Santos entrar de vez na briga pela Libertadores.

FICHA TÉCNICA

Jogo: Santos x São Paulo válido pela 25ª rodada do Brasileirão.

Local: Vila Belmiro, São Paulo

Data: Domingo, 16/09/2018

Horário: 16h00

Árbitro:  Ricardo Marques Ribeiro (MG) – Confira mais sobre o árbitro FIFA e o seu histórico em jogos do São Paulo

Assistentes:  Guilherme Dias Camilo (MG) – FIFA e Sidmar dos Santos Meurer (MG)

Transmissão: TV Globo para SP menos Santos, RS, SC, PR, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, CE, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Cleber Machado, Casagrande e Leonardo Gaciba) e Premiere e PFCI (com Jota Jr. e Sérgio Xavier), e o tempo real no Facebook do SPFC 24 Horas!

DADOS HISTÓRICOS 

Partidas: 306
Vitórias do São Paulo: 132
Empates: 71
Derrotas: 103
Gols do São Paulo: 509
Gols do Santos: 440
Primeiro jogo: Santos 2×2 São Paulo, na Vila Belmiro, Campeonato Paulista de 1930
Último jogo: São Paulo 1 x 0 Santos – Morumbi, Campeonato Brasileiro de 2018
Maior vitória: São Paulo 9 x 1 Santos – Pacaembu, Campeonato Brasileiro 1944
Maior derrota: Santos 6× 2 São Paulo – Pacaembu, Torneio Rio-São Paulo 1963

SAIBA MAIS ⇒ CURIOSIDADE SOBRE O SANSÃO, O HISTÓRICO RECENTE

ÚLTIMO CONFRONTO

Depois de uma sequência não tão boa, cheia de empates, o São Paulo recebeu o Santos no Morumbi, e precisava vencer o clássico para embalar na temporada, foi o que aconteceu, Diego Souza marcou no começo do segundo tempo após cruzamento do Éverton. No fim do jogo Sidão deu alguns sustos na saída do gol, mas felizmente não aconteceu nada, e Anderson Martins acabou expulso já nos minutos finais, também sem comprometer.

CURIOSIDADE

Em 2017, o São Paulo quebrou um tabu de 7 anos sem vencer na Vila Belmiro, aquela vitória que Luiz Araújo marcou dois gols e Cueva um gol, ótima atuação do time em jogo válido pelo Paulistão daquele ano.

A última vitória na Vila Belmiro tinha sido no Brasileirão de 2009, vitória de 4 a 3, jogo histórico no dia 25 de outubro, com gol decisivo de Rogério Ceni após cobrança de falta. Desde aquela vitória, o São Paulo não vence o Santos na Vila Belmiro em jogos do Campeonato Brasileiro, portanto é a chance de quebrar o tabu antes que chegue no nono ano, bem verdade que alguns jogos ocorreram no Pacaembu e até na Arena Pantanal, justamente a última vitória do Tricolor como visitante no clássico SanSão em Brasileirão, 1 a 0 em 2014, gol do Boschilia.

ELEVAR O PATAMAR

O Santos que vive um momento conturbado politicamente, mas que está em recuperação na classificação do Brasileirão, são 5 jogos sem perder, e terão o clássico como a chance de confirmar a equipe na briga por uma vaga na Copa Libertadores.

Quero sempre ganhar um clássico. Eu acho muito, muito lindo quando meu time ganha do outro, ainda mais em clássico”, disse o artilheiro Gabriel.

Atualmente a equipe santista é a 8ª colocada na classificação do Brasileirão 2018, são 10 pontos do sexto colocado, portanto estão correndo contra o tempo caso queiram a certeza de uma vaga na Libertadores da próxima temporada.

CONFIRA ⇒ Análise do nosso adversário: Santos

Apesar da importância do jogo e confirmação da boa fase, Cuca usou um discurso mais conservador: “Não vejo o clássico como divisor de águas nem para nós e nem para o São Paulo. Qualquer resultado não vai ser uma catástrofe. Os dois continuarão lutando por suas necessidades, cada um na sua. São Paulo buscando o título e nós a Libertadores. Outros foram mais divisores “.

É clássico, jogo importantíssimo, mas coisas continuariam no mesmo ritmo. Estamos no caminho certo, vocês sabem de invencibilidade. É construção do trabalho, confiança voltando, e cada jogo é um teste. No domingo seremos provados mais uma vez. Primeiro clássico comigo e temos confiança por um jogo”, completou o técnico do Santos.

Diferente do que muitos dizem sobre Aguirre, Cuca analisou o técnico são-paulino com a seguinte explicação: “A gente tem que entender o São Paulo, o treinador e característica. Aguirre não muda, no Inter, San Lorenzo, Atlético, tem a mesma. Treinador que gosta de marcar no ataque, pressão, propor o jogo, não é que puxa lá atrás todo mundo e espera por uma bola. Ele propõe e nos preparamos em cima disso. Tem tudo para ser uma grande partida”.

ENGATAR NOVA SEQUÊNCIA DE VITÓRIAS

Ao vencer o Bahia, o São Paulo se recuperou dos resultados negativos contra Fluminense e Atlético-MG, mas agora o desafio é o clássico SanSão, fora de casa, e podendo quebrar mais um tabu, ou seja, mais um desafio importante para um time que busca o título!

Antes do duelo, o discurso são-paulino é de fazer um grande jogo na Vila Belmiro, assim como já foi feito contra outros adversários de nível alto, e agora quer provar isso também em um clássico complicado fora de casa.

Vamos nos preparar para um jogo espetacular. Focar 100% para o que temos de fazer dentro de campo e tentar vencer o Santos, com todas as dificuldades que vamos ter. A nossa convicção e a nossa determinação têm que ser a mesma quando jogamos em casa”, disse Aguirre em entrevista ao SPFCTV.

RELACIONADOS ⇒ CONFIRA OS 21 JOGADORES QUE IRÃO PARA O CLÁSSICO

Na vice-liderança por apenas um gol no saldo de gols, Hudson falou sobre a importância do clássico: “É um jogo essencial para nós. Sabemos da dificuldade (de enfrentar) o Santos, que está em uma crescente e melhorou muito seu rendimento. Jogar no domínio deles torna o jogo ainda mais difícil, mas o São Paulo está pensando muito grande nesse Brasileiro. Então é mais uma decisão para nós. Mais um jogo valendo seis pontos praticamente, porque agora estamos indo para a reta final do campeonato. É como uma final que a gente vai encarar esse jogo”.

Para a partida, o técnico Aguirre contará com retornos importantes como o zagueiro Arboleda, o lateral Reinaldo e o atacante Éverton, este que falou sobre o SanSão:  “Será um jogo difícil, porque as duas equipes estão embaladas. Mas vamos em busca de um resultado positivo, porque o nosso objetivo é manter o São Paulo na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro”.

LEI DO EX

Do lado santista tem atletas que chegaram a atuar na base do São Paulo, Rodrygo e Gabriel atuaram no futsal são-paulino, mas seguiram para Santos, profissionalmente ninguém teve passagem pelo Tricolor. Já ex-santista tem o volante Hudson, revelado pelo clube em 2006, atuou por lá até 2008, mas teve poucas chances, e o camisa 10 Nene que atuou na baixada em 2003, foram 37 jogos e 11 gols marcados.

Prováveis times

Provável Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Robson Bambu, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Carlos Sánchez e Diego Pituca; Derlis González (Eduardo Sasha ou Bruno Henrique), Gabigol e Rodrygo; Técnico: Cuca
Desfalques:Lucas Veríssimo (dores na coxa esquerda)

Provável São Paulo: Sidão; Araruna (Liziero), Bruno Alves (Arboleda), Anderson Martins (Arboleda) e Reinaldo; Hudson, Jucilei e Nenê; Rojas, Everton e Diego Souza; Técnico: Diego Aguirre

Desfalques: Bruno Peres (estiramento no adutor direito) e Régis (suspenso)
Pendurados: Bruno Alves, Bruno Peres, Rojas e Tréllez

❗Informações adicionais

Foram vendidos 12 mil ingressos, ou seja, carga total da Vila Belmiro, e como é clássico paulista, não terá torcida são-paulina presente no Estádio.

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.