Em meio as eleições e a costumeira bagunça da CBF, voltamos a campo após 10 dias. Pela 31ª rodada do Brasileirão, o São Paulo viaja até Santa Catarina, iniciando uma sequência decisiva de 8 jogos para salvar a temporada. Diante do Criciúma, às 19h deste sábado, os três pontos são primordiais.
A vitória categórica diante do Vasco melhorou o ambiente do clube e o torcedor, contando ainda com resultados favoráveis para manter alguma segurança na zona da Libertadores. Porém, em meio a especulações de que Luis Zubeldia não tem garantia no cargo para 2025, um tropeço nesta noite pode novamente virar o São Paulo de cabeça para baixo.
A lista de desfalques felizmente é pequena: Bobadilla ficou na capital paulista com dores no adutor da coxa direita, enquanto Welington está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
FICHA TÉCNICA:
Jogo: Criciúma x São Paulo
Local: Estádio Heriberto Hulse
Data: 25 de Outubro (sábado), 21h
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA – RS)
Assistente 1: Rafael da Silva Alves
Assistente 2: Eduardo Gonçalves da Cruz
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 21
Vitórias do São Paulo: 10
Vitórias do Criciúma: 6
Empates: 5
Gols do São Paulo: 28
Gols do Criciúma: 21
Primeira partida: São Paulo 1 x 0 Criciúma – Brasileirão 1988
Última partida: São Paulo 2 x 1 Criciúma – Brasileirão 2024
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
O Criciúma segue próximo da zona de rebaixamento, vindo de movimentado empate contra o líder Botafogo. Além de 5º pior mandante do campeonato, o Tigre enfrentou um desafio além das 4 linhas na última semana: diversos jogadores foram acometidos por um surto de gripe, incluindo o treinador Claudio Tencati. No entanto, o único desfalque é de Allano, por conta de suspensão.
CURIOSIDADES:
Em 21 duelos contra o Tigre catarinense, o São Paulo tem uma pedra no retrospecto: em 10 jogos como visitante, foram 5 derrotas, 3 empates e apenas duas vitórias, uma delas justamente no último encontro em Santa Catarina, pelo Brasileirão 2014.
Além disso, o São Paulo busca um feito inédito: vencer o Criciúma nos dois turnos do Brasileirão pela primeira vez:
2003 – dois empates
2004 – Uma vitória e um empate
2013 – Duas derrotas
2014 – Um empate e uma vitória
Derrota do São Paulo para o Criciúma no Brasileirão 2013
(Reprodução: UOL)
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:
Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Tobias Figueiredo, Marcelo Hermes; Barreto, Newton, Matheusinho e Fellipe Mateus; Arthur Caike e Bolasie.
Técnico: Claudio Tencati
São Paulo: Rafael; Igor Vinicius, Arboleda, Alan Franco, Jamal Lewis; Luiz Gustavo, Marcos Antônio; Ferreirinha, Luciano, Lucas Moura; Calleri,
Técnico: Luis Zubeldia
João Silvino
@JPSilvino_2004 (Twitter e Instagram) / João Silvino (YouTube)