
Hoje (25) às 21h30, o São Paulo enfrenta o Corinthians na Neo Química Arena pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.
Apesar da derrota para o Cuiabá no último final de semana, o São Paulo está em um momento bom na temporada. Chega para esse confronto com moral elevada devido às vitórias nos clássicos contra o Palmeiras e Santos. Agora a missão é quebrar o tabu na casa do rival.
Ficha Técnica:
Jogo: Corinthians x São Paulo
Local: Neo Química Arena , SP
Data: 25 de Julho (terça-feira), às 21h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa – GO) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa – CE) e Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa – SP)
Transmissão: Sportv, Premiere e Prime Video
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 310
Vitórias do São Paulo: 94
Vitórias do Corinthians: 112
Empates: 104
Gols do São Paulo: 418
Gols do Corinthians: 404
Primeira partida: Corinthians 2 x 1 São Paulo – Campeonato Paulista, 1930
Última partida: Corinthians 1 x 1 São Paulo – Campeonato Brasileiro, 2023
DE OLHO DO ADVERSÁRIO
Depois de momentos turbulentos durante a temporada, o Corinthians vem de cinco jogos consecutivos sem derrota e é o melhor momento na temporada. Porém, chega com algumas dúvidas, a primeira delas é com o sistema tático. Luxemburgo tem estudado o time no 3-5-2 e também no 4-3-3 e 4-4-2.
A principal dúvida envolve Matías Rojas, que sofreu uma entorse no pé esquerdo no empate do Timão com o Bahia, pelo Brasileirão, com dores no pé esquerdo, tenta se recuperar a tempo de estar em condições de entrar em campo.
CURIOSIDADES
Tabu na arena
O São Paulo ainda não venceu o Corinthians na arena. Desde a inauguração da casa, foram 17 jogos, sendo 10 vitórias para eles, e sete empates. Sendo que os últimos quatro jogos em Itaquera, acabaram empatados.
Em 2023, as duas equipes já se enfrentaram 2 vezes. A primeira partida foi na primeira fase do Campeonato Paulista, no Morumbi, o Tricolor saiu derrotado por 2 a 1. O segundo jogo aconteceu no 1° turno do Campeonato Brasileiro, na na Neo Química Arena, terminou empatado em 1 a 1, com gols de Michel Araújo e Róger Guedes.
Confronto na competição?
Na Copa do Brasil, São Paulo e Corinthians se enfrentaram apenas uma vez. Nas semifinais da edição de 2002, quando o time de itaquera levou a melhor fazendo 3 a 2 no placar agregado. O time do Parque São Jorge venceu a ida por 2 a 0, enquanto o Tricolor triunfou na volta por 2 a 1, placar insuficiente para tirar a classificação do Corinthians, que acabou conquistando o título.

Polêmica de Arbitragem
No ano passado, o nome de Wilton Pereira Sampaio esteve envolvido em uma polêmica no clássico. O árbitro interpretou que não houve pênalti a favor do Tricolor em um lance onde Renato Augusto coloca as duas mãos na bola dentro da área. O São Paulo reclamou muito da arbitragem e, naquela ocasião, também em Itaquera, o clássico acabou empatado em 1 a 1.
PROVÁVEIS TIMES
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Caio Paulista; Alisson, Jhegson Méndez (Luan), Nestor e Wellington Rato; Luciano e Calleri.
Desfalques: Galoppo e Gabriel Neves, Alan Franco e Igor Vinicius (transição física).
Pendurados: Rodrigo Nestor, Rafinha, Wellington Rato e Luan.
Técnico: Dorival Júnior
Corinthians: Cássio; Fágner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera, Gabriel Moscardo, Renato Augusto e Matías Rojas; Róger Guedes e Yuri Alberto.
Desfalques: Gabriel Moscardo, Paulinho e Rafael Ramos.
Pendurados: Adson, Fábio Santos, Fagner, Moscardo, Bidu e Yuri Alberto
Técnico: Vanderlei Luxemburgo