
Com a 28ª rodada toda separada devido ao domingo de eleição, 7 de outubro, o clássico Choque Rei acontecerá neste sábado (6) e valerá a liderança do Brasileirão 2018.
Jogo: São Paulo x Palmeiras, válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: Sábado, 06 de outubro de 2018
Horário: 18h00 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio – GO (FIFA) – Detalhes sobre o árbitro que apitará o clássico
Assistentes: Kleber Lucio Gil – SC (FIFA) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa – RJ (FIFA)
Transmissão: Premiere
Partidas: 316
Vitórias do São Paulo: 108
Empates: 102
Derrotas: 106
Gols do São Paulo: 423
Gols do Palmeiras: 422
Primeiro jogo: São Paulo 2 x 2 Palestra Itália – Estádio da Floresta, Campeonato Paulista 1930
Último jogo: Palmeiras 3 x 1 São Paulo – Allianz Parque, Campeonato Brasileiro 2018
Maior vitória: São Paulo 6 x 0 Palmeiras – Estádio Rua da Mooca, Campeonato Paulista 1939
Maior derrota: Palmeiras 5 x 0 São Paulo – Pacaembu, Torneio Rio-São Paulo 1965
CONFIRA ⇒ O HISTÓRICO DO CONFRONTO SOMENTE NO BRASILEIRÃO
No primeiro turno, o São Paulo visitou o Palmeiras na Allianz Parque, abriu o placar com gol contra do Edu Dracena, e era melhor no jogo, mas no segundo tempo, Sidão falhou e o Palmeiras empatou, depois marcou dois gols em seguida, falhas da marcação, matando assim o clássico Choque Rei que ficou mesmo no 3 a 1.
O São Paulo não perde para o Palmeiras no Morumbi há 16 anos, são 24 jogos desde então, com 15 vitórias e 9 empates:
- 2002
São Paulo 1×1 Palmeiras – Rio-SP
São Paulo 2×2 Palmeiras – Rio-SP
- 2004
São Paulo 2×1 Palmeiras – Brasileirão
- 2005
São Paulo 3×0 Palmeiras – Paulistão
São Paulo 2×0 Palmeiras – Libertadores
São Paulo 3×3 Palmeiras – Brasileirão
- 2006
São Paulo 4×2 Palmeiras – Paulistão
São Paulo 2×1 Palmeiras – Libertadores
São Paulo 4×1 Palmeiras – Brasileirão
- 2007
São Paulo 3×1 Palmeiras – Paulistão
São Paulo 0x0 Palmeiras – Brasileirão
- 2008
São Paulo 2×1 Palmeiras – Paulistão
São Paulo 2×1 Palmeiras – Brasileirão
- 2009
São Paulo 1×0 Palmeiras – Paulistão
São Paulo 0x0 Palmeiras – Brasileirão
- 2010
São Paulo 1×0 Palmeiras – Brasileirão
- 2011
São Paulo 1×1 Palmeiras – Paulistão
São Paulo 1×1 Palmeiras – Brasileirão
- 2012
São Paulo 3×0 Palmeiras – Brasileirão
- 2013
São Paulo 0x0 Palmeiras – Paulistão
- 2014
São Paulo 2×0 Palmeiras – Brasileirão
- 2015
São Paulo 1×1 Palmeiras – Brasileirão
- 2016
São Paulo 1×0 Palmeiras – Brasileirão
- 2017
São Paulo 1×0 Palmeiras – Brasileirão
E nas duas passagens do Felipão pelo Palmeiras entre 97 e 2011, o técnico só venceu uma vez no Morumbi, foram dez partidas no Morumbi, uma vitória, quatro empates e cinco derrotas. A única vez que venceu foi em 1997, no primeiro encontro, 2 a 0, com gols de Zinho e Oséas.
O confronto direto contra o Palmeiras coloca o São Paulo com a possibilidade de recuperar a liderança do campeonato e junto voltar a moral da equipe, para isso Aguirre contará com elenco completo, retorno importante do atacante Éverton.
Brigando pela liderança da competição, o São Paulo que perdeu esse posto justamente para o rival, terá a chance de recuperar ao vencer o próprio, com isso a equipe são-paulina está com sangue nos olhos como ressaltou o lateral-direito Bruno Peres.
Essa semana até evitamos de falar (com amigos que jogam no Palmeiras), porque o sangue fica no olho de verdade. É um tijolo que separa um time do outro (os muros dos centros de treinamentos são vizinhos). Estou defendendo o meu. Para mim o mais importante hoje é o São Paulo. Sábado nós queremos ganhar de qualquer maneira. Para mim não interessa se o Palmeiras vive um momento bom, se o Palmeiras é isso, é aquilo ou deixa de ser. O mais importante é a vitória que vai nos consolidar e dar moral para a sequência do campeonato”.
O peso pelo resultado é muito grande, portanto ambas equipes entrarão buscando o resultado, e Bruno Peres deixou o favoritismo para o lado do rival, já que a própria imprensa pinta assim, pois explicou: “Vamos deixar o favoritismo para o lado deles. Todos estão badalando demais o time deles. Dizem que hoje é o melhor time do Brasil. Mas friso que o clássico é decidido em detalhes. O time que errar e se expor menos vai vencer. Estamos treinando detalhes cruciais para surpreender o adversário, impor o nosso ritmo e mostrar que sábado nós temos de vencer de qualquer jeito. Não interessa a maneira ou a circunstância: os três pontos vão ter de ficar no Morumbi, porque temos trabalhado e lutado para isso acontecer. Não sei o que vamos fazer ou como vamos fazer, mas tenho convicção de que o resultado positivo vai aparecer. E aí tudo aquilo que foi falado vai mudar.”
O fator Éverton é a esperança do São Paulo para a recuperação do futebol, o time vem de três empates seguidos e uma grande queda no rendimento, mas esse retorno dá um alento para a equipe que busca recuperar a liderança e embalar novamente em um momento crucial da competição.
Diferente do São Paulo, o Palmeiras entrou em campo no meio de semana, foi pela Libertadores e venceu o Colo Colo novamente nas quartas, 2 a 0 em casa, resultado que os colocou na semifinal da competição, porém poucos dias depois terão que virar a chave e defender a liderança do Brasileirão contra o rival são-paulino em pleno Morumbi.
VEJA TAMBÉM ⇒ Confira a análise detalhada do Palmeiras
Os palmeirenses apostam na boa fase que vivem na temporada para quebrarem um tabu de 16 anos sem vencer o rival São Paulo no Morumbi, o goleiro Weverton falou sobre: “(O tabu) Não nos incomoda. Nos preparamos a cada jogo para procurar vencer. A questão de tabu a gente não leva em consideração. Os números ficam mais para vocês, jornalistas, que é o trabalho de vocês analisar números, e o torcedor também que gosta de analisar isso. Nós, jogadores, encaramos como decisão como o jogo pede, independente de números. Quando passa muito tempo sem vencer a chance é de quebrar o tabu. Não ligamos muito para essas coisas, estamos focado na partida que vai nos exigir muita coisa de nós”.
Apesar da importância do clássico que define o primeiro colocado nesta 28ª rodada, vale muito pela moral que será adquirida ao vencedor, por isso ambos entrarão para buscarem o resultado.
O que vai acontecer sábado não vai definir nada na competição. Obvio que quem conseguir vencer vai dar um passo muito importante, mas não vai ser nada definido”, frisou o goleiro Weverton.
O Palmeiras não perde no Brasileirão desde a 15ª rodada, contra o Fluminense, fora de casa, mas no meio desta sequência excelente pelo Brasileirão, o time perdeu um jogo na Libertadores, e um na Copa do Brasil, este que eliminou eles da competição. Venceu as últimas duas partidas no Brasileirão, contra Sport, fora de casa, e Cruzeiro em casa.
Provável escalação do São Paulo: Sidão; Bruno Peres, Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Nenê; Rojas, Everton e Diego Souza; Técnico: Diego Aguirre
Desfalque: Araruna (contratura na coxa)
Pendurados: Tréllez, Bruno Peres, Hudson e Anderson Martins
Provável escalação do Palmeiras: Weverton (Fernando Prass); Mayke, Luan, Gomez e Victor Luis; Felipe Melo, Bruno Henrique (Thiago Santos) e Lucas Lima (Moisés); Willian, Dudu e Borja; Técnico: Felipão
Desfalques: Gustavo Scarpa (transição física) e Artur (fratura no braço)
Ingresso: São mais de 46 mil ingressos vendidos para o clássico no Morumbi, ainda tem ingressos para a partida!
Caso tenha alguma informação ou correção, escreva nos comentários ou entre em contato conosco!
Fábio Martins