Com o final da janela de transferências para a Europa e a chegada dos novos reforços, o São Paulo iniciou seu planejamento para o ano de 2022. Algumas fontes já especulam nomes que podem deixar o clube no próximo período. Dentre os burburinhos criados recentemente, os “Made in Cotia” Igor Gomes e Luan podem ser dois dos jogadores a deixar o Tricolor para a próxima temporada, como forma de fazer caixa.
Com a chegada do volante Gabriel Neves, o tricolor aparenta estar bem reforçado para o setor. O uruguaio deve compor com Luan, Lizieiro e Rodrigo Nestor, três crias da base do clube, as opções de volante.
A badalada contratação de Gabriel, cria uma dúvida no torcedor: Qual será a dupla de volantes titular? Fato é, que o treinador Hernán Crespo tem em suas mãos um leque de opções que há muito não se via no São Paulo e não é necessário nomear uma dupla fixa.
Por outro lado, é estranho perceber e analisar que, para muitos, Luan se tornou um volante descartável por conta da chegada de Gabriel Neves. Beira o absurdo pensar que o clube possa vender o jogador que dá mais estabilidade para o time, além de manter um padrão de atuações constantes e de alto nível.
CHEGADA AO PROFISSIONAL
Desde que chegou ao profissional, em 2018, Luan se destaca pela vontade e intensidade. Assim o volante foi lançado num Morumbi lotado com mais de 58 mil torcedores, em um Majestoso, quando o São Paulo derrotou o Corinthians por 3×1 e se transformou de vez em um dos candidatos a título daquele Brasileirão.
Dois jogos depois, com a suspensão de Hudson e a lesão de Jucilei, o jovem volante tricolor foi titular contra o Cruzeiro (naquele momento, o atual campeão da Copa do Brasil), no Mineirão. E foi ali que a dupla Luan e Lizeiro começou a dar seus primeiros passos no profissional.
Eles já haviam sido parceiros de elenco na base, é verdade. Mas, antes de subir para o time principal, Lizieiro atuava majoritariamente como lateral-esquerdo e Luan dividia o meio-campo com Cássio Júnior, hoje jogador do Leganés, da Espanha.
Não demorou muito para que os jovens roubassem o espaço dos veteranos Hudson e Jucilei. As constantes lesões de Igor Lizieiro, atrapalharam, e muito, a sequência da dupla. Em 2019, o jovem sofreu com muitas lesões, enquanto via seu companheiro da base ganhar ainda mais espaço e o carinho da torcida tricolor.
Em 2020, sob o comando de Fernando Diniz, Luan perdeu a posição e ficou muito tempo sem atuar, pois, no esquema adotado, o treinador acreditava que o volante não renderia. Após muita pressão da torcida, o técnico enfim cedeu e voltou o jogador para o time titular. E não deu outra: O São Paulo consolidou-se defensivamente no campeonato e brigou até o final pelo título da competição.
POSSÍVEL SAÍDA
No início conturbado da temporada de 2021, em março, especulou-se uma possível oferta do Milan, da Itália, pelo volante de 22 anos. Rumores diziam que a negociação poderia chegar na casa dos 4 milhões de euros. Luan, inclusive, chegou a ficar fora das rodadas iniciais do Campeonato Paulista, pois o clube acreditava na negociação.
Mesmo diante da procura dos italianos, Luan reforçou a vontade de ficar e ser campeão vestindo as cores do São Paulo. Ou seja, quis o destino que, poucos meses depois, Luan fizesse um dos gols na final do Campeonato Paulista 2021, levando o clube ao título e encerrando a longa e difícil seca que perdurou por quase 9 anos.
A ESTABILIDADE TRICOLOR
Nestes mais de 3 anos como profissional, Luan sempre se mostrou um torcedor dentro de campo. Com ele, os números da equipe são imensamente superiores e a solidez defensiva cresce cada vez mais. Não é errado dizer que há três temporadas, a cria de Cotia é um dos principais jogadores do São Paulo.
Não só por suas atuações dentro de campo, mas também por sua representatividade e amor ao clube. Ou seja, Luan tem tudo para se tornar um ídolo da torcida, da qual já recebe muito carinho.
Há outras formas de conseguir receita, outros jogadores para fazer caixa e outras maneiras de se cortar custos. Entretanto, talvez ainda não seja o momento de se despedir de um dos mais promissores e evoluídos jogadores que saíram de Cotia.