Em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo derrotou o Corinthians por 3 a 1, com gols de Lucas Moura Arboleda e André Silva.
O Tricolor precisava da vitória para se manter no G6 e complicar ainda mais a situação do rival, que segue na zona de rebaixamento.
Primeiro tempo
Os primeiros 20 minutos foram abaixo do esperado, com ambas as equipes desperdiçando chances em decorrência de passes errados. No entanto, o São Paulo conseguiu equilibrar o jogo com marcações mais fortes e ganhando duelos no campo de ataque.
O lateral Fagner, do Corinthians, teve uma atuação complicada. Após cometer falta em Lucas Moura, foi advertido com cartão amarelo.
Nos acréscimos, em jogada pela esquerda, Calleri cruzou para a área, mas o lance não gerou perigo inicialmente. Entretanto, o VAR chamou o árbitro Rafael Rodrigo Klein para revisar um pisão de Fagner em Calleri. Após a revisão, o árbitro marcou pênalti e expulsou o lateral corintiano. Lucas Moura cobrou e abriu o placar em Brasília.
Segundo tempo
O Corinthians voltou do intervalo com substituições para tentar reverter o placar e criou três boas chances de empatar a partida. Wellington Rato, pelo São Paulo, teve oportunidades de ampliar, mas não foi preciso nas finalizações.
Aos 15 minutos, André Ramalho, do Corinthians, acertou uma cotovelada em Luciano. O lance foi revisado pelo VAR, resultando na expulsão de Ramalho, deixando o Corinthians com apenas nove jogadores em campo.
Mesmo com vantagem numérica, o São Paulo teve dificuldades em ampliar o placar. No entanto, em cobrança de escanteio, Arboleda subiu mais alto que a defesa e marcou o segundo gol tricolor.
Mesmo com dois a menos, o Corinthians não desistiu e conseguiu diminuir com Yuri Alberto, em um chute cruzado. O São Paulo, apesar de estar em vantagem, tomou decisões erradas com a bola e não soube aproveitar o desgaste do adversário. Já nos acréscimos, o Corinthians quase empatou com Romero, mas Ferraresi serviu André Silva, que marcou o terceiro gol e decretou a vitória são-paulina.
Notas
Rafael: Fez boas defesas e não teve culpa no gol de Yuri Alberto. Nota: 7
Rafinha: Fez uma partida razoável, sem muita participação nas construções de jogadas. Nota: 5
Ferraresi: Entrou no segundo tempo para fechar a lateral direita e, nos acréscimos, fez um bom lançamento que resultou no gol de André Silva. Nota: 6
Arboleda: Cometeu algumas falhas no início, mas se recuperou e marcou o segundo gol do São Paulo. Nota: 7
Alan Franco: Fez mais uma partida confiante, ganhando a maioria dos duelos, especialmente após a entrada de Depay. Nota: 7,5
Wellington: Pouca presença em campo, especialmente nas marcações. Nota: 5
Jamal Lewis: Entrou no segundo tempo e deu um bom passe para Erick finalizar. Nota: 6
Borbadilha: Vem de atuações regulares e abaixo do esperado. Faltou mais vontade e volume ofensivo. Nota: 5
Liziero: Entrou no segundo tempo, sem cometer erros, mas teve pouca participação. Nota: 5
Luiz Gustavo: Teve um bom desempenho, com boas marcações e desarmes. Nota: 6
Wellington Rato: Perdeu um gol cara a cara com o goleiro corintiano, que não poderia ter desperdiçado. Nota: 4
André Silva: Entrou no segundo tempo e fez o time jogar melhor. Após passe de Ferraresi, marcou o terceiro gol do São Paulo. Nota: 7
Lucas Moura: Teve uma atuação um pouco melhor, com boas jogadas individuais, e abriu o placar com o pênalti. Nota: 7
Luciano: Não fez um bom jogo, perdeu a bola em um contra-ataque perigoso, mas conseguiu a expulsão de André Ramalho. Nota: 5
Erick: Não entrou bem, errou em vários lances, mas deu um chute perigoso defendido por Hugo. Nota: 4
Calleri: Perdeu algumas chances claras, mas sofreu o pênalti após um pisão de Fagner, que resultou na expulsão do lateral. Nota: 5
Luis Zubeldía: Sob pressão, conseguiu uma vitória importante sobre o rival, apesar do desempenho irregular do time, mesmo com vantagem numérica. A vitória sobre o Corinthians, que luta contra o rebaixamento, foi crucial. Nota: 6
Bola cheia
Alan Franco foi, sem dúvidas, o destaque do São Paulo na vitória contra o Corinthians. O zagueiro mostrou uma postura confiante durante todo o jogo, vencendo a maioria dos duelos, especialmente após a entrada de Depay.
Bola Murcha
Apesar da vitória, o São Paulo não fez uma grande partida, e Wellington Rato foi o ponto mais abaixo do time. Ele teve uma chance clara de gol cara a cara com o goleiro, que poderia ter dado mais tranquilidade à equipe, mas desperdiçou de forma inacreditável. Esse lance poderia ter complicado a situação tricolor, especialmente com o Corinthians pressionando no segundo tempo, mesmo com dois jogadores a menos.