Mirando mata-mata, FPF testa VAR ‘offline’ no Morumbi

(Foto: @FPF_Oficial)

Neste domingo (24), o duelo entre São Paulo e Red Bull teve uma ‘participação surpresa’, mas somente nos bastidores, o árbitro de vídeo foi testado nos corredores do Morumbi, só que sem comunicação na partida, portanto apenas um teste ‘offline’ sobre o sistema que será utilizado a partir das quartas de final do Paulistão 2019.

O VAR que já está incluso no futebol mundial e agora entra cada vez mais firme no futebol brasileiro, será utilizado nas fases de mata-mata do Paulistão 2019, enquanto durante o Brasileirão 2019 será utilizado em todas as partidas.

CONFIRA: VAR é a grande novidade do Brasileirão 2019

Mirando receber o VAR para a Copa América, o São Paulo já projetava a criação de uma sala dentro dos bastidores do Morumbi, o que ainda não está pronta, portanto foi adaptado um local para que o diretor da FPF, Mauro Silva, e o árbitro Thiago Duarte Peixoto acompanharam a partida.

A participação do São Paulo começou no sábado (23), quando a Federação Paulista de Futebol (FPF) através do Presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Ednilson Corona fez a homologação da utilização do árbitro de vídeo no Paulistão 2019, e aconteceu no amistoso entre as categorias de base do São Paulo, sub-17 e sub-19 duelaram, a avaliação do Corona foi a seguinte: “No meu entendimento foi muito bom, bastante proveitoso. Ontem fizemos a homologação e pudemos experimentar aquilo que era totalmente novo pra gente”.

Animado com a novidade, Corona ainda comentou: “Hoje viemos para o teste off-line e a integração com o operador antes da partida foi bem legal, alinhar com o supervisor de protocolo também e depois o funcionamento durante a partida foi excelente”.

Visando diminuir os erros de arbitragem, o árbitro de vídeo é novidade no Brasil e por isso está sendo aprimorado, como disse o presidente da Comissão de Arbitragem: “Fiz algumas anotações da partida e pude pontuar com eles”,  e ainda reforçou “Superaram aquela expectativa e ansiedade que tiveram ontem, hoje foi bem mais tranquilo”.

O trabalho continuará nas próximas semanas para chegar afiado na fase final do Paulistão, como relatou Ednilson Corona: “Trabalhamos e treinamos bastante nessas últimas semanas, já fechamos mais uma programação de treinos para que a gente esteja bastante preparados”.

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.