Dois líderes do grupo são-paulino, Luciano e Lucas Moura, saíram em defesa do técnico Thiago Carpini após derrota de 2a1 para o Talleres. Muito criticado pela torcida, mas a príncipio com respaldo da diretoria e do elenco, Carpini em primeiro momento permanece no Morumbi.
Com apenas dois jogos desde o dia 10 de fevereiro, onde foram nove partidas, incluindo eliminação para o Novorizontino nas quartas do Paulistão 2024. Carpini teve uma pausa para treinar e o time, ganhou voto de confiança.
No primeiro desafio após período de treino, o adversário mais encardido do grupo na Libertadores, o Talleres na Argentina. A equipe não começou bem, teve três lesões no primeiro tempo, e sofreu primeiro gol quando esteve com dez jogadores em campo por escolha do Carpini que esperou intervalo para tirar Welington Rato.
Inclusive, Carpini explicou em coletiva sua escolha: “Troquei seis minutos que restavam dos acréscimos por 45 mais acréscimos. Seis por 50. É tomada de decisão rápida, difícil. Jogar na casa deles com jogador a menos é correr risco, mas corria risco de ficar com um a menos no segundo, sabendo que tínhamos atletas que não suportariam os 90 minutos como o James. Acho que foi decisão acertada. Se nada tivesse acontecido nem teria o questionamento, futebol é assim. Ação e reação, consequências. Faria de novo. Os próprios atletas pediram para que não fizesse. Entrada do Galoppo e Luciano teve participação direta no gol”.
Mas líderes como Luciano, que entrou no segundo tempo e fez o gol que diminuiu placar. Além de Lucas Moura, que saiu durante o primeiro tempo após sentir lesão, defenderam Carpini.
🎙️ Luciano: “O treinador conseguiu treinar com aquilo que tinha a disposição. Bons treinamentos. Do sábado pra cá ele conseguiu ter todo mundo à disposição e botar o esquema de jogo. Mas infelizmente, hoje a gente controlou o jogo, a gente teve a posse de bola, mas no detalhe a… pic.twitter.com/K1TKuijJ2u
— Gabriel Sá (@OGabrielSa) April 5, 2024
🎙️ Lucas Moura: “O momento ruim é muito mais criado pela imprensa, pela parte externa, do que pela gente. A gente classificou em 1º no Paulista, caímos nos pênaltis para uma equipe muito bem montada, que se defendeu muito bem. Hoje uma estreia muito complicada, a gente perde três… pic.twitter.com/i9jQAQG3mv
— Gabriel Sá (@OGabrielSa) April 5, 2024
Fato é que a diretoria e elenco tem dado moral para Carpini. Mas a torcida pedeu a paciência, e tem cobrado em relação ao treinador.