Falando do Elenco

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Com a promoção do Rodrigo Nestor e reintegração do atacante Santiago Tréllez o São Paulo parece ter fechado seu elenco para o Campeonato Paulista e primeira fase da Libertadores. Antes desses dois acréscimos, tivemos o reforço nos cofres pela saída do volante Jucilei que fez acordo com o clube para rescindir o contrato.

Com isso, o tricolor passou por uma janela na qual gastou grana para manter os excelentes Tiago Volpi e Igor Vinicius. Também pesará os aumentos de Alexandre Pato e Daniel Alves. O elenco tricolor fechou com 34 jogadores:

Goleiros – Tiago Volpi, Lucas Perri, Thiago Couto e Júnior;

Laterais – Daniel Alves, Juanfran, Igor Vinicius, Reinaldo e Léo;

Zagueiros – Bruno Alves, Arboleda, Anderson Martins, Walce e Diego;

Volantes – Tchê Tchê, Luan, Liziero e Rodrigo Nestor;

Meio campistas – Igor Gomes, Vitor Bueno, Hernanes, Everton, Shaylon e Gabriel Sara;

Atacantes – Pablo, Antony, Alexandre Pato, Helinho, Toró, Brenner, Danilo Gomes, Fabinho, Santiago Tréllez e Joao Rojas.

O técnico Fernando Diniz deve ter como time titular o que terminou o campeonato brasileiro do ano passado: Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Antony, Pablo e Vitor Bueno. Porém, apesar de igual temos novidades esse ano.

Alexandre Pato parece estar querendo fazer uma temporada de retomada. Diniz encontrou um local onde o atacante parece render melhor – como um segundo homem de ataque reversando a função e centro avante com o Pablo. Com a volta do Antony da seleção olímpica, Pato deve ir para o banco, mas é uma boa arama para entrar durante os jogos. Espero que continue motivado.

Daniel Alves é outro que parece ter achado o local onde irá atuar. Com a bola ele articula o time na saída de bola e tem liberdade de atacar (graças à boa cobertura do Juanfran) tem atuado mais como um oito do que como o dez que ostenta nas costas. Reforço de peso para um time de garotos.

Hernanes melhorou significativamente seu estado físico que o atrapalhou ano passado. Vem demonstrando evolução nos jogos e ao lado do Daniel Alves vem sendo o homem da criação do meio campo. Se confirmada sua melhora física, temos um reforço de um craque. Deve ir para o banco com o retorno de Igor Gomes que também está na seleção olímpica.

Os Garotos de Cotia estão com tudo neste ano. Além de dois destaques e titulares absolutos (Antony e Igor Gomes) o elenco conta com mais dezesseis jovens oriundos da base tricolor, representando 52,9% do elenco de 2020. Garotos como Walce, Liziero, Rodrigo Nestor, Gabriel Sara e Diego Costa são apostas muito sérias para ídolos futuros do tricolor (ou, mais provável, reforçarem os cofres do clube com vendas). Neste momento, dois deles estão no departamento médico se recuperando de graves lesões: Sara e Walce. Diniz também pretende recuperar dois jovens que considera de grande talento, mas que estão sem confiança: Helinho e Brenner. Este último fez o gol de empate no jogo contra o Novorizontino. Helinho foi escalado de titular nos dois primeiros jogos do Paulista e está machucado.

Na minha ótica (e cada um tem direito a ter uma) acho um bom elenco. Acredito que o time titular é um dos melhores do país. E se confirmando a melhora física de Pablo, Hernanes, Pato e Everton (motorzinho de 2018) com o crescimento de alguns garotos, acredito que temos time para disputar todos os títulos que disputarmos este ano e sair dessa desagradável fila de jejum. Os complicadores existem, 2020 ser um ano eleitoral no tricolor é o maior deles, mas estou confiante. E vocês?

Alexandre Drumond

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.