Está difícil defender mesmo. Em mais uma partida limitada, São Paulo só empatou contra a Ferroviária, jogando em pleno Morumbi, terminando com vaias da torcida.
Dorival mudou a escalação, com Valdívia, Arboleda, Hudson e Edimar, nos lugares de Nenê, Bruno Alves, Jucilei e Reinaldo, respectivamente, entrando com um time mais leve e rápido, o que eu achei muito bom, estava na hora dele arriscar um time diferente e dentro do que ele acha o ideal. E isso surtiu efeito, São Paulo dominou o jogo no primeiro tempo, não fazendo gols graças à ótima exibição do goleiro Tadeu. Os únicos problemas do time foram técnicos, com jogadores errando no último passe ou na finalização, mas de uma maneira geral, dava a impressão que o time não teria problemas para vencer o jogo.
Segundo tempo o time voltou com a mesma formação, e com isso o time continuou com maior volume de jogo e pressionando o Ferroviária a todo instante, porém aí que entra o momento que nosso técnico errou, e fica realmente difícil defender nesse quesito: as substituições. A primeira ele tirou Diego Souza e colocou Tréllez, ou seja, tirou o “falso 9” e colocou um de ofício, e pra mim ele errou em tirar o Diego, que fazia bom jogo, saindo da área pra buscar o jogo, armando bem o jogo com Cueva, dando bons passes, e abrindo espaços para a entrada de outros jogadores como elemento surpresa, inclusive duas das chances de gol do time no primeiro tempo surgiram dos pés do Diego, em cobrança de falta defendida por Tadeu, e em lance que ele recebeu de Militão, tocou de cabeça para Marcos Guilherme, que desperdiçou, livre de marcação.
E quando parecia que ele não podia se complicar mais, ele vem e tira Valdívia, que fazia bom jogo, para colocar Nenê, deixando o time novamente mais pesado, porém, mesmo mexendo mal, o time continuou criando chances de gol, continuou dominando a partida, mas novamente, não foi objetivo e não conseguiu fazer o gol. De positivo mesmo foi a entrada de Paulinho, que mostrou grande disposição, criou bons lances, e tem que ser melhor aproveitado, assim como os outros meninos da base.
Mantenho meu posicionamento: trocar o técnico de NADA vai adiantar. Devem ter “torcedores” e conselheiros felizes com o empate, para quem sabe acontecer uma possível demissão do Dorival, mas não vai adiantar nada trocar o técnico, não vai ser o Luxemburgo que vai melhorar o time, pelo contrário, os que defendem por acaso têm acompanhado os últimos trabalhos dele? Ou não, deu amnésia e se esqueceram que ele fez o Sport brigar para não cair, inclusive, tendo problemas com Diego Souza (da onde tiraram que “ele sabe e conhece o Diego Souza, vai fazer ele render”)? Porém, eu tenho que ressaltar que Dorival não tem se ajudado, hoje em especial mexeu muito mal, tirando jogadores que estavam razoavelmente bem, e insistiu em Edimar até o fim da partida, sendo que este não era jogo para um lateral defensivo, ele devia ter dado uma chance ao Júnior Tavares, e fora o fato que ele esteve mal, errando passes e desperdiçando jogadas ofensivas, no entanto, NÃO, não sou a favor de mandar embora o técnico, e se isso acontecer, as chances de quem sabe ganhar um título caem, e muito!
Saudações
Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net