Estamos apenas em março de 2023 e o São Paulo viveu diversos problemas físicos em seu elenco com apenas uma competição, o Paulistão 2023. Dos 30 atletas utilizados e que permanecem no São Paulo, poucos não desfalcaram o time em uma partida por lesão.
Olhando os atletas que mais atuaram na temporada, o goleiro Rafael e o atacante Welington Rato, atuaram nos 13 jogos do time na temporada. Em seguida, Luciano e Rodrigo Nestor atuaram em 12 jogos. Mas no caso do atacante foi por suspensão e não jogou contra a Inter de Limeira. Já Nestor teve uma contratura no adutor esquerdo e não atuou contra o Santos.
Seguindo a lista, o trio gringo Galoppo, Alan Franco e Jhegson Méndez fizeram 11 jogos. Já o Galoppo, só não atuou mais por opção, entretanto sofreu grave lesão contra o Água Santa e pode perder a temporada. Alan Franco teve problema contra o Santos, mas atuou na partida seguinte, e ficou fora da estreia contra Ituano por conta do BID e contra o Palmeiras foi opção do Ceni, ou seja, não desfalcou. Enquanto Méndez foi poupado contra a Portuguesa e também não atuou na estreia contra o Ituano devido ao BID.
Dos titulares que não sofreram lesão: Rafael, Rato, Mendez, Luciano e Alan Franco. Outros que não sofreram nenhuma lesão, foi o lateral-direito Nathan que fez seis jogos, o meia Marcos Paulo, atacantes Juan e Alisson, o polivalente Caio Paulista e os volantes Luan e Pablo Maia. Além do Gabriel Neves, que não desfalcou, mas sofrendo com dores no tornozelo nesta última semana. Por fim em nossa pesquisa, ainda Belém e Patryck que pouco atuaram, e o Liziero que acabou saindo do clube, também não lesionaram.
Não foram considerados Rodriguinho, Jandrei, Felipe Alves e Young que não atuaram em nenhuma partida. Ou seja, no geral foram 30 atletas considerados no elenco de 40, e dos trinta, foram 13 lesionados, quase a metade.
Os que sofreram lesão e desfalcaram o time, em negrito as atuais:
- Galoppo (cirurgia no joelho)
- Ferraresi (cirurgia no joelho)
- Rafinha (entorse no tornozelo)
- Talles Costa (cirurgia no joelho)
- Calleri (lesão no tornozelo e risco de cirurgia)
- Igor Vinicius (pubalgia e fez cirurgia)
- Welington (cirurgia no tornozelo)
- Arboleda (tendinite)
- Beraldo (muscular)
- Orejuela (muscular)
- David (lesão muscular)
- Erison (lesão muscular)
- Nestor (contratura)
Não consideramos na lista dos machucados, Caio, Diego Costa, André Anderson e Moreira que não atuaram no ano, e estão em recuperação de lesão. E o volante Gabriel Neves que sentiu lesão nesta ‘intertemporada’, que já é mais um que sofreu lesão neste ano.