Em mais uma partida com dois tempos distintos, tricolor perde em Itu. Problema é técnico?

Boa noite.

Em outra partida marcada por 2 tempos distintos, São Paulo perde sua segunda partida seguida no Campeonato Paulista, aumentando ainda mais a pressão sobre o técnico Dorival Júnior.

Primeiro tempo foi muito ruim, com os jogadores errando passes básicos, e em falha da defesa tricolor, o Ituano terminou ganhando por 1×0. Dorival tentou mudar o esquema do time, mas não surtiu muito efeito, pois ficou muito claro que os jogadores sentiram fisicamente com a maratona de jogos, em especial Nenê, que já tem uma certa idade e é um dos jogadores que mais vão sentir essa sequência.

Na volta pro segundo tempo, Dorival fez duas alterações que mudaram o jogo: Valdívia e Tréllez nos lugares de Nenê e Diego Souza, e com isso o São Paulo passou a ter mais velocidade, com Valdívia dando uma maior dinâmica no meio-campo junto com Cueva e Marcos Guilherme, e com Tréllez o time passou a jogar com um centroavante de ofício, passando a ter mais jogadas de pivô, e com um jogador que incomoda mais os zagueiros adversários dentro da área, embora tecnicamente não tenha entregado muito bem.

2640_crop_galeria
(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Com as mudanças, o São Paulo melhorou, e em jogada que começou com Valdívia, Cueva empatou o jogo. E quando parecia que o time ia virar o jogo, pois passou a jogar melhor, o Ituano, em mais uma falha coletiva de bola área, fez 2×1, desestabilizando o São Paulo por um tempo no jogo. O time ainda criou boas chances, mas não foi o suficiente pra conseguir o empate, inclusive, ainda tivemos um pênalti perdido no último lance da partida por Cueva.

Não acho que Dorival teve culpa na derrota, aliás, tem uma frase dita por Muricy que sempre vou citar nesses casos: não há tática que compense falhas individuais. Ambos os gols foram em falhas individuais do setor defensivo, de Bruno Alves no primeiro gol e de todos o sistema no segundo, e faço aqui uma ressalva ao Sidão, que era algo que sempre falava do Dênis: goleiro bom tem que garantir pelo menos uma defesa, não dá pra tomar gol em todo chute com mais perigo que vá ao nosso gol, e ambos os gols do Ituano eu acho que o nosso goleiro podia ter pego pelo menos um. Se até o Vágner conseguiu fazer 3 defesas difíceis, porque não o Sidão? E digo isso porque vejo nas redes sociais as pessoas tratando esse cara como um Neuer da vida, e não galera, Vágner é um goleiro limitado, que fez história pelo Ituano no título paulista de 2014, mas que foi extremamente mal no Palmeiras em 2016, o que permitiu ao Cuca dar chances ao Jailson, que na época era terceiro reserva do time.

Vou me poupar de defender o Dorival, pois os que lêem o que escrevo sabe que sou contra a sua demissão, pois acho que continuidade é a coisa mais importante que tem no futebol, e os melhores trabalhos do São Paulo desde o nosso último título, foram 2014, quando fomos vice-campeões com Muricy de técnico, que já estava no comando desde 2013 e foi bancado no cargo mesmo sendo eliminado para Penapolense no Paulista e Bragantino na Copa do Brasil, e em 2016 com Bauza, que mesmo depois de perder clássicos e fazer campanha fraca no Paulista, e começando mal a Libertadores, perdendo em casa para o The Strongest, foi mantido no cargo e fez com que o time crescesse, chegando até as semi-finais, perdendo para o Atlético Nacional por causa do apito. E também sou contra a demissão, porque repito, galera, não temos grande nomes a disposição que podemos cravar que vão realmente fazer esse time jogar melhor do que está agora, muitos elogiam Zé Ricardo, por exemplo, e hoje o Vasco fez um tremendo papelão, quase perdendo uma classificação ganha para o Jorge Wilstermann, será mesmo que ele, no caso, faria tão melhor assim no São Paulo? Particularmente, não botaria minha mão no fogo apostando nisso.

Saudações e abraços!

Este post tem um comentário

  1. Claudinei Ferreira Alves

    Você só pode estar de brincadeira! Não tem condições uma coisa dessa, falar de continuidade com um cara como o Dorival… o cara vem a publico e fala que as contratações não foram as que ele pediu, depois fala que treinador não faz gol, depois fala que a torcida tem que ter paciência e que quem não ver evolução no time não ver por que não quer…. Também não sou a favor de ficar jogando a culpa ou demitir somente o treinador, é claro que todos nos sabemos que o principal culpado é a diretoria isso é fato, porém meu amigo o Dorival já vai para quase dois e as desculpas são as mesma … falta de tempo para trabalhar e tal, só um exemplo o Jair no Santos o cara chegou ontem, o Santos perdeu seus principais jogadores e não contratou ninguém e olha o Santos! Nosso elenco não é o melhor não mais na minha opinião hoje só perde para Palmeira Cruzeiro Flamengo e talvez para o Grêmio o resto o SPFC não está atrás não. Agora se o Dorival não e o problema, talvez eu seja!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.