Em coletiva, Leco e Raí anunciam trocas no comando técnico, e falam sobre futuro do clube

(Foto: Reprodução | Espn Brasil)

Nesta quinta-feira (14), o presidente Leco e o diretor de futebol Raí apareceram para fazer anúncios importantes sobre o futuro do São Paulo após eliminação na 2ª fase da Copa Libertadores 2019.

CONFIRA: Cuca foi anunciado novo técnico do São Paulo, mas só para abril…

Falas de Leco

Leco abriu o pronunciamento: “Estamos aqui em um momento triste e difícil da vida do São Paulo para externar nossa tristeza e lamentar profundamente a eliminação tão precoce da Libertadores que é tão cara ao nosso torcedor. O torcedor tenha a certeza que estamos muito sentidos e vivendo um momento especialmente adverso. Lamentavelmente, o planejamento e a formação escolhida, por fatores diversos, alguns fortuitos, geraram desapontamento e situação difícil que vivemos. Certamente houve da direção de futebol, totalmente amparada pela direção maior do São Paulo, todo interesse que nosso projeto de participação melhor e mais efetiva em 2019 se desenvolvesse desde o primeiro momento, ainda no começo do Paulista, e ainda temos Copa do Brasil e Brasileiro. Infelizmente, lamentamos muito. Não contávamos que esse momento que fosse existir”

Eliminação na Libertadores

“Uma eliminação tão precoce na Libertadores na história do São Paulo. Fizemos alguns movimentos, desde ontem até agora. Sobre isso, o Raí esclarecerá vocês e estamos à disposição para esclarecermos o que for perguntado”, diz Leco.

Precipitação ao efetivar Jardine?

“Não temos sentimento de que foi precipitado. Jardine teve trabalho importante e vitorioso na base do São Paulo. Jardine passou um ano no principal, na Barra Funda, com a chance de desenvolver conhecimentos e experiência. Entendemos naquele momento que estava certamente qualificado para assumir o principal. Continuamos entendendo, é um excelente profissional, grande caráter. Reúne conhecimentos para desenvolver a carreira de técnico. Infelizmente, não deu certo e nos aconselhou a tomar essa iniciativa de buscar um treinador reconhecidamente experiente e vitorioso, como o Cuca. Ele recebeu nosso interesse de uma forma muito feliz e animada e desejada. Posso afirmar com segurança: só tem de fazer restante de tratamento médico que levará, segundo ele, mais dois meses”

Prazo do Cuca

“Ele estabeleceu prazo de 15 de abril para se efetivar, perto da final do Paulista. Por indicação dele, Mancini será o responsável pela condução técnica do São Paulo, como seu principal elemento. Sem prejuízo da presença efetiva e constante. Ele será visto aqui nesses próximos dias por todos nós. Pode ter sido precipitada diante do ângulo do fato, mas não imaginávamos que fosse. Hoje temos humildade de reconhecer que não deu certo. Responsabilidade de assumir, rever e restabelecer a condição do São Paulo”

Gestão Leco com 8 técnicos

“Não tenho precisão sobre número de oito técnicos. Mas ainda que não tenha isso muito certo. Não importa. Importa o conceito. Alguns deles não saíram por não se ajustaram e por não ter resultados. Um deles assumiu a seleção Argentina, o Bauza. Outros tiveram período menor. Outros maiores, com confiança e credibilidade. Mas infelizmente é um dado que compõe o processo, porque no futebol o resultado é o que conta, é o que determina as coisas. É inegável, todos conhecem. Se não tivéssemos perdido em Córdoba e nem empatado ontem, sendo eliminado, mas fosse ao contrário, a situação estaria diferente. Infelizmente a circunstâncias determinaram dessa forma. Gostaria de ter um técnico de outubro de 2015 até aqui. Mas para isso teríamos de ter conquistado. Não é só culpa dos técnicos, é uma responsabilidade de todos”

Garantia do Cuca recuperado

“A garantia vem dele próprio, do entusiasmo e forma positiva e interessada como recebeu nosso convite, a nossa consulta. Aderiu imediatamente. Está fazendo tratamento. Nem significa 15 de abril final do Paulista, que, se não, me engano acontece dia 28 de abril. Não temos garantia absoluta, mas temos de reconhecer o ânimo e interesse dele nisso tudo. A forma como ele e seu procurador se posicionaram nisso. Temos aqui integrando a equipe do São Paulo um homem que conviveu com ele em quatro clubes diferentes, com longa história de convivência, com ótimo relacionamento (Carlinhos Neves) que deu indicação. Se ele se animou em dar esperança, a segurança de que virá, é porque deve sentir isso. Parece que o problema dele exige controle, mas não tem agudez ou gravidade que impeça de continuar”

E ainda completou falando: “Espero que tenha boa saúda e possa emprestar ao São Paulo com a mesma qualidade que o fez no início dos anos 2000”

Falas de Raí:

Primeiras palavras do Raí

“Lamento profundamente. Me coloco na posição do torcedor. Nós sentimos muito. Não esperávamos e nem desejávamos, mas temos de assumir as responsabilidades. Viemos anunciar decisões tomadas, analisando diversas situações. Algo que foi traçado com crença numa estratégia e numa filosofia de jogo. Chegamos a conclusão que temos uma mudança de rumo. André deixa o comando técnico do São Paulo hoje”.

Conversa com Jardine

“Conversei com ele hoje e ontem. Essa crença é tamanha no trabalho dele, no potencial e talento dele, em tudo que fez e vai fazer, o Jardine vai continuar ligado ao clube. Continua sendo um profissional do São Paulo. Claro que vamos dar um tempo a ele para aliviar a cabeça, dar uma tranquilizada com alguns dias de descanso. Trabalhou bastante no fim do ano passado e nesse ano. Passando esse período, em conversas com Jardine vamos definir em qual situação se sinta bem e seja bom para o clube também. Logo que tomamos essa decisão, de pronto ele aceitou continuar no clube. Quer fazer ainda e se sente orgulhoso de fazer parte do São Paulo”

O motivo da saída

“Não só os resultados, mas a maneira, o jogo não estava acontecendo, reconhecidamente. Ele assume a responsabilidade, mas a maior responsabilidade maior é minha, nossa. Foi algo que a gente acreditou, que nesse momento não funcionou e que tenho certeza que, o Jardine, ainda terá muito êxito aqui e em qualquer clube que vai passar”

Cuca anunciado por Raí

” É uma pessoa sensacional e especial. Nós lamentamos, mas todos reconhecemos essa necessidade de mudança de rumo. E nessa mudança de rumo, conversamos bastantes sobre os nomes para substituir e foi unânime que o melhor nome é do Cuca. Ele vai ser o novo treinador do São Paulo. Conversamos com ele”.

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Este post tem um comentário

  1. Hilton Carlos Cunha

    Bom dia!! Hj com 69 anos e com 62 anos de amor ao SPFC permita q lhe diga meu pensamento: Faz tempo q o time não se entrosa por total falta de padrão de jogo e gana pra vencer!!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.