Antes da estreia oficial em 2019, o técnico André Jardine conversou com a imprensa e falou sobre diversos assuntos neste começo de ano como a chance que está tendo como técnico profissional do São Paulo, casos Nene e Diego Souza, saída do Lucas Perri, não inscrição do Lucas Kal na lista inicial do Paulistão, pré-temporada 2019, elenco continuar aberto e muito mais…
Pré-temporada
Jardine falou sobre a pré-temporada curta que o clube fez nos Estados Unidos: “O treinador para realmente conseguir mudar a conduta precisa de treinamento. O jogador precisa sentir e só sente quando treina, pratica. A gente conseguiu ter mais tempo, ainda longe do ideal. Foram 15 dias de treinamento, incluindo dois jogos. Já consegui proporcionar as ideias e os conceitos e tenho a expectativa de ver alguma coisa dentro de campo. Especialmente buscando o protagonismo e com marcação colocando dificuldade. Esse vai ser o caminho que a gente inicia e vamos evoluir até determinado período”.
Chance na carreira
Multicampeão na base, Jardine foi efetivado como técnico do profissional do São Paulo e falou sobre a chance: “Sem dúvida. Sou muito grato ao São Paulo, ao Leco, ao Raí… que estão confiando a mim um cargo tão importante, que representa um clube gigante. Sem dúvida que é a maior oportunidade da minha vida. É bem fácil de imaginar o que representa para mim. Volto a falar que me sinto preparado. Trabalhei bastante para merecer essa confiança e espero a partir de amanhã corresponder à altura do que todo mundo espera para a temporada. A expectativa está grande”.
Elenco
“Eu acho que o elenco das grandes equipes do Brasil nunca estão fechados. Vai depender da equipe ter bom desempenho, que nos possibilite enxergar a equipe lutando por títulos. ENquanto não enxergarmos em campo essa condição vamos estar buscando. Mas logicamente fico satisfeito com os reforços. Não só em quantidade, mas em qualidade”, disse Jardine.
Diego Souza e Nene
Experientes começaram o ano na reserva, Jardine falou sobre os casos: “Sobre o Diego Souza e o Nenê é uma circunstância inicial. Não cravo um titular e um reserva. A partir de amanhã os jogos que vão escalar. Mas isso não nos preocupa. E os jogadores não têm de ter essa preocupação. Todos vão ter chances pelo calendário duro”.
Lucas Perri
O jovem goleiro tinha expectativa de ter chance em 2019, mas com a chegada de Volpi, voltou para terceiro goleiro e decidiu sair, Jardine falou sobre o arqueiro que ele comandou na base: “O Lucas (Perri) a gente conversa bastante. Tenho um carinho especial. Todos acreditamos muito no potencial dele. Apareceu essa grande chance. Ficou motivado. Nos passou o desejo de jogar uma Premier League. Aqui ele poderia lutar por uma chance, mas a oportunidade mexeu com ele. E acabou ficando bom para todos”.
CONFIRA ⇒ Perri seguiu para o Crystal Palace, cinco meses de empréstimo
Ainda falou sobre a disputa em outras posições: “O que vale para o gol vale para todas as posições. Ninguém vai ser titular pelo nome, porque chegou agora ou pelo salário. No início preciso fazer escolhas no que vejo do treino. Pode ser que seja só uma sensação. O Volpi e o Jean são de altíssimo nível e vai ser uma disputa saudável”.
Rodízio?
“Vamos entrar muito atentos a partir de amanhã. Temos algumas opções. Usar as partidas para preparar até lá. Isso seria lógico. Mas não sabemos como vai ser o desgaste. Por isso talvez a gente tenha que fazer trocas. Temos de pensar nisso. Fundamental que a gente não percar ninguém machucado. Vai ser uma junção dessas duas situações. Queremos dar minutagem para jogadores que podem ser titulares. Temos de pensar todos os dias para não errar a mão”.
Lado direito
Com o São Paulo aparentemente buscando um lateral-direito, e Bruno Peres irregular, Jardine falou sobre o lado direito da defesa: “Para mim foi uma coincidência os gols por ali. O treinador tem que analisar a equipe como um todo. A gente teve desempenhos distintos. Contra o Ajax não sofremos gol no time titular. Ali houve uma evolução na parte defensiva. Foi um teste bastante duro. Acho precoce avaliar a equipe que jogou o segundo tempo. Era uma equipe com muitas mudanças. Tinha muitos meninos em campo. Enfim, eu não abri mão de oportunizar. Mas a gente sabia do risco pelo nível do adversário e pelo interesse. O Ajax levou muito a sério o jogo contra nós. Eles nos passaram que era realmente a preparação que estavam achando ideal para o duelo contra o Real Madrid. A gente lamentou o resultado, mas não quero julgar jogador por erros, porque realmente é injusto fazer isso”.
Favorito contra o Mirassol?
“Agora não tem saída. Contra qualquer adversário tem que propor o jogo, dar o ritmo. O adversário talvez tenha mais perna, mas enquanto tiver perna temos de nos impor. Tenho bastante esperança que a gente já consiga mostrar um futebol que julgo ideal”.
Volpi titular
Contra o Ajax, Tiago Volpi começou na reserva e Jean titular, mas no jogo oficial, Jardine confirmou Volpi titular: “Volpi começa o campeonato como titular. E imagino que consiga encontrar nos primeiros jogos oportunidades para o Jean. Difícil mensurar quem está melhor. A gente pode dizer que os dois estão em alto nível. Tem sido uma briga linda de ver”.
Mercado da bola em 2019
Com os clubes se reforçando bastante, o técnico são-paulino analisou o vai e vem: “É um fenômeno acontecendo. Os clubes estão conseguindo se organizar, capital de investimento. Espetáculo melhor, jogadores mais capazes. Fico muito satisfeito com isso, de ver as equipe grandes com qualidade”.
Foco na Libertadores?
“Isso está no coração de todo mundo. Existe a expectativa. Não podemos ser incoerentes. Temos de pensar no próximo jogo, na próxima atividade e tentar deixar essa ansiedade. Porque precisamos respeitar o passo a passo, o campeonato Paulista, fazer uma boa arrancada. Nos últimos anos não largou bem. É um discurso que está todo mundo de acordo aqui. Temos de priorizar a próxima competição. Com certeza quando chegar a libertadores vai ser forte. O desafio é ter motivação em todos os jogos”.
Lucas Kal fora da lista inicial
Na lista inicial dos inscritos, Lucas Kal não apareceu e Jardine explicou: “A gente vai estudando também rodada a rodada. Importante a gente não queimar todas as inscrições. Vamos estar sempre de olho no mercado. Aparecendo um jogador de alto nível, viável, vamos estar de olho. O Kal a gente conta bastante. Mas como temos três zagueiros em bom momento. Tanto para o Kal e para o Rodrigo, que com o Walce está inscrito na base. E o Kal, que já não tem mais idade de base, se precisar vamos inscrever”, também falou do caso do Edimar que ficará de ‘stand-by’ pelo fato do time ter dois laterais inscritos: Reinaldo e Léo Pelé.
Sobre caso Nene
“Conversamos. Tanto eu quanto a direção, o Vagner. Procuramos deixar claro a importância dele. É um jogador que está se empenhando muito para trazer alegria. A gente percebe esse foco. Tranquilizar que ele largou como reserva na pré-temporada, mas é muito cedo para se cravar as situações entre reservas e titulares. Ele tem nível para ser titular. Pode jogar junto do Hernanes”.
Em seguida confirmou o camisa 10 titular no lugar de Nene: “O Nenê vai ter muita utilidade. A gente percebe ele muito motivado. Joga amanhã”.