São Paulo busca vencer mais uma para permanecer na elite do NBB
Neste sábado (14), o São Paulo enfrenta o Paulistano, no Ginásio Antônio Prado Junior, às 12h45 (horário de Brasília). O tricolor vem de uma importante vitória na prorrogação sobre o Franca e, com isso, permanece entre os três melhores times do NBB.
O duelo entre São Paulo e Paulistano tem laços familiares. Isso porque o Clube Paulistano foi um dos fundadores do tricolor do Morumbi. De acordo com o site da Liga Brasileira de Basquete, o clube do Jardim das Américas foi um dos responsáveis pela criação da equipe tricolor junto com a antiga Associação Atlética das Palmeiras.
O Club Athletico Paulistano foi fundado em 30 de novembro de 1900 afim de valorizar e incentivar a prática da educação física entre os brasileiros. Com o passar dos anos, a criação se firmou, conquistando 11 títulos estaduais. Apesar do sucesso, após algumas divergências dentro e fora do clube, o Paulistano desistiu do futebol e alguns atletas e sócios firmaram uma fusão com membros da Associação Athlética das Palmeiras para formar um novo clube de futebol. E, disso nasceu o São Paulo Futebol Clube.
Por essa identificação, muitos (torcedores ou imprensa) viram no São Paulo a continuação do Paulistano. Não em termos de conquistas, que nunca foram passadas de um para o outro, mas no sentido de ‘se você torcia para o Paulistano, você torce agora para o São Paulo’. Como algo natural”, conta Michael Serra, historiador do São Paulo FC.
ÚLTIMA PARTIDA:
Na última terça-feira (10), o São Paulo enfrentou o poderoso Franca e conquistou mais uma vitória por 88 x 87 fora de casa. O tricolor segue invicto fora de seus domínios e mais uma vez teve o armador Georginho como destaque da partida, tendo liderado a equipe nos principais fundamentos (23 pontos, 11 rebotes e seis assistências).
O ADVERSÁRIO:
O Paulistano é um dos grandes destaques da década no basquete brasileiro, mas vive momento atípico. A equipe vem de uma derrota para o Rio Claro, por 90 x 87 e, como isso, ocupa a sexta posição no NBB ainda lutando por uma vaga na disputa do Super 8. Porém, se há um destaque positivo na temporada é o armador Solano. Até o momento, suas médias são de 13 pontos, 5.1 rebotes e 5.6 assistências.
A partida diante do Paulistano marca o reencontro de Georginho de Paula, Léo Meindl e Renan Lenz com a ex-equipe. Os três jogadores disputaram a última temporada do NBB pelo CAP, mas não obtiveram muito sucesso na campanha. Renan Lenz, em entrevista exclusiva ao SPFC 24 Horas, falou sobre como é o sentimento de voltar a jogar no Ginásio Antônio Prado Júnior.
Voltar ao ginásio do Paulistano é uma emoção um pouco diferente. Tive bons e maus momentos lá, mas me sinto em casa, isso é muito bom”, disse Renan.
O São Paulo faz ótima campanha no NBB e já contabiliza nove vitórias em 12 jogos. O ala-pivô também comentou sobre o momento são-paulino no torneio.
Acho que temos chances reais de brigar por título. Estamos crescendo como um time a cada jogo. Vamos continuar focados para termos boas chances”, comenta Lenz.
Renan finalizou falando sobre a proximidade que tem com Georginho e Léo Meindl e o que influencia eles já terem jogado juntos na última temporada. Ele comenta que é eles estão dando continuidade a um trabalho que começou no ano passado. Além disso, a amizade dentro e fora de quadra traz conforto tanto nos momentos bons quanto nos ruins.
FICHA TÉCNICA:
Jogo: Paulistano x São Paulo
Local: Ginásio Antônio Prado Júnior, Jardim Paulista (SP).
Data e horário: 14 de dezembro, 12h45 (horário de Brasília)
Transmissão: BAND
PROVÁVEIS TITULARES:
São Paulo: Georginho, Léo Meindl, Shamell, Renan Lenz e Jefferson. Técnico: Cláudio Mortari.
Paulistano: Solano, Kevin Foster, Vitão, Yago e Eddy. Técnico: Régis Marrelli.
–
Vitória Corrêa – twitter.com/tlsvick