A torcida do São Paulo foi surpreendida no início da noite da última terça (16) com a notícia da contratação do Ítalo-brasileiro Éder, que estava no Jiangsu Suning, da China. O jogador chega para buscar a solução de um problema que ocorre no Morumbi há alguns anos: as dificuldades ofensivas.
Hernán Crespo entendeu que Luciano precisa de ajuda, e a oportunidade de contratar o antigo jogador da Nazionale Italiana pode significar um benefício importante para o estilo de jogo que o treinador quer implementar.
Éder e Luciano são jogadores bastante móveis. Buscam movimentação no campo de ataque de maneira intensa, sem ser aquele estilo de atacante “poste”, que só fica próximo do gol aguardando a bola chegar. É uma característica que Crespo gosta bastante.
Está começando a se desenhar o mesmo estilo de jogo que Crespo adotava no Defensa y Justicia, seu último clube antes de vir ao Brasil. No clube argentino, ele gostava de promover um “revezamento” de centroavantes durante o jogo, com um jogando mais à frente, na posição do 9, e o outro mais recuado. Em outros momentos da partida, os jogadores trocavam de posição.
Foi este estilo de jogo que colocou o atual campeão da Conmebol Sul-Americana em evidência em 2020/21, tanto que Crespo e seus jogadores viraram ídolos e mudaram o patamar da modesta agremiação da Região Metropolitana de Buenos Aires.
Éder ainda não teve sua contratação anunciada, mas já é dado como reforço garantido, com contrato até o final de 2022.
Caio Felix
caiofelixjornalista@outlook.com