O meio-campista, Joelinton, defende as cores do Newcastle e foi um dos destaques na última Premier League. Comentou sobre Jamal Lewis, reforço do São Paulo, e sobre carinho pelo Tricolor Paulista.
Revelado pelo Sport Recife, inclusive chegou a marcar gol contra o São Paulo. Logo foi negociado com o futebol alemão, passou pela Áustria, até que chegou em 2019-20 no Newcastle, e cresceu demais, chegou a ser convocado para a seleção brasileira.
Em conversa com o André Hernan na UOL foi questionado sobre o Jamal Lewis, lateral da Irlanda do Norte que pertence ao Newcastle. Atuaram juntos por três temporadas, a começar por 2020-21.
Pegou todo mundo de surpresa. Moleque gente boa, muita qualidade, mas não esperava. Eu vi na imprensa também, ele não falou nada, não comentou. Desejo toda a sorte do mundo para ele. Espero que ele aproveite o nosso futebol, aprenda muitas coisas que com certeza vai ser bom para a carreira dele”, disse Joelinton.
Complementou analisando o estilo de jogo do britânico: “Acho que (torcida do São Paulo) pode esperar um jogador muito forte fisicamente, que vai dar o melhor dele para a equipe, para o time novo ainda, que tem muita qualidade. Espero que a torcida de São Paulo abrace ele, dê o carinho a ele e que ele vai responder. Acredito que vai dar muito certo com a torcida de São Paulo. Ele é mais ofensivo, muito forte fisicamente. Ele vai e volta o tempo todo, mas ele é bem ofensivo mesmo”.
Sobre o futuro no futebol brasileiro, começou falando sobre vontade de encerrar carreira no clube de formação, o Sport Recife: “Se Deus quiser, um dia espero voltar, espero encerrar no Sport, clube eu iniciei. Também tenho desejo de jogar para outro clube no Brasil…”
Mas acabou revelando vontade de atuar em outros clubes, um em especial: “O time do São Paulo foi um clube que eu acompanhei também, acho que é um time muito grande no nosso futebol. Gosto muito do Palmeiras também, tenho um amigo que é fã do Palmeiras e ele fala que eu vou jogar lá ainda. Os dois clubes eu tenho uma admiração muito grande. Quem sabe um dia poder jogar um dos dois”.
Mesmo tentando despistar, Joellinton relevou vontade de defender o São Paulo em um futuro.