O árbitro FIFA, Wilton Pereira Sampaio apitará a partida entre São Paulo e América Mineiro na 26ª rodada do Brasileirão 2018, os assistentes serão Fabricio Vilarinho da Silva e Cleriston Clay Barreto Rios.
Nesta temporada, o goiano apitou 6 jogos da Série A, aplicou 30 cartões amarelos, não expulsou ninguém e também não marcou penalidades.
Wilton apita a primeira divisão desde 2007, o primeiro jogo que apitou do São Paulo foi em 2009, empate contra o Atlético-PR, 2 a 2, no Morumbi.
Naquele ano ainda apitou a derrota para o Flamengo no Maracanã, 10 amarelos aplicados, e um pênalti discutível para o Flamengo, que empatou a partida naquela altura.
Depois ficou 2010 e 2011 sem apitar jogos são-paulinos, retornando em 2012, pois apitou as duas derrotas do São Paulo para os gaúchos, ambos fora de casa, primeiro para o Inter, 1 a 0, e 6 amarelos na partida, depois para o Grêmio, 2 a 1, 8 amarelos e um pênalti para o São Paulo. Ainda apitou a eliminação do São Paulo contra o Coritiba na semifinal da Copa do Brasil, 2 a 0 no Couto Pereira,
Em 2014 apitou logo quatro jogos do São Paulo, na primeira rodada, vitória do Tricolor, 3 a 0 sobre o Botafogo, e 3 amarelos distribuídos, depois a vitória sobre o Grêmio 1 a 0, foram 6 cartões amarelos aplicados. O empate em 1 a 1 com o Figueirense em Santa Catarina, 3 amarelos, uma expulsão que foi o Michel Bastos, do São Paulo, e um pênalti marcado para o São Paulo. Ainda apitou a vitória do São Paulo sobre o Vitória na Bahia, 1 a 0, e apenas 3 cartões amarelos no jogo.
No ano seguinte apitou duas vitórias do São Paulo, contra a Chapecoense em Chapecó, 1 a 0, com 6 cartões amarelos, e a vitória sobre o Inter no Morumbi, 1 a 0, sem cartão assinalado, caso raro no futebol atual.
Por fim em 2017 apitou a vitória do São Paulo sobre o Cruzeiro no Mineirão, em jogo válido pela quarta fase da Copa do Brasil daquele ano, 2 a 1, mas o time são-paulino acabou eliminado e depois ‘comandou’ o empate entre São Paulo e Botafogo no Pacaembu, 0 a 0, 5 amarelos aplicados.
O árbitro da partida entre Independiente e River Plate, 0 a 0, neste meio de semana, Wilton Pereira Sampaio está com moral.
Wilton Pereira em jogos do São Paulo |
13 jogos |
6 vitórias |
3 empates |
4 derrotas |
58 cartões amarelos |
2 expulsões (uma do SPFC) |
3 pênaltis (2 a favor e 1 contra) |
No geral no Campeonato Brasileiro foram 151 partidas, 802 cartões amarelos aplicados, média de 5 por partida, expulsou 33 jogadores pelo segundo amarelo e apenas 9 de maneira direta, enquanto marcou 43 penalidades.
Outros responsáveis, quarto árbitro Fabricio Porfirio de Moura, árbitro assistente adicional 1 Lucas Paulo Torezin, e Fabio Filipus que será o adicional 2.
Fábio Martins