De olho no apito – Árbitro FIFA, Ricardo Marques Ribeiro apitará SanSão válido pela 25ª rodada do Brasileirão

Árbitro ‘vibrou’ no empate entre SP e Grêmio em 2017. (Foto: Divulgação)

O árbitro FIFA, Ricardo Marques Ribeiro apitará o jogo entre Santos e São Paulo na Vila Belmiro, partida válida pela 25ª rodada do Brasileirão 2018, seus assistentes são Guilherme Dias Camilo (FIFA) e Sidmar dos Santos Meurer.

Experiente árbitro, Ricardo Marques apita jogo da Série A desde 2007, inclusive um dos primeiros jogos dele na primeira divisão foi o empate entre Fluminense e São Paulo no Maracanã, 1 a 1, expulsou Aloísio Chulapa naquele jogo e marcou um pênalti para o Fluminense.

Polêmico, o árbitro mineiro manteve sua média de expulsões são-paulinas nos jogos de 2009, São Paulo e Flamengo, 10ª rodada, 2 a 2 no Morumbi, expulsou Renato Silva pelo segundo amarelo e marcou dois pênaltis, um para cada lado. Foram 10 amarelos aplicados, maioria para os flamenguista, inclusive para Éverton que hoje atua pelo São Paulo. O outro jogo que apitou foi o empate São Paulo e Corinthians, 1 a 1, expulsou Washington no fim da partida, aplicou 5 amarelos.

Em 2010 manteve o padrão, na vitória do Grêmio sobre o São Paulo, 4 a 2, deu 8 cartões amarelo e expulsou Alex Silva pelo segundo amarelo, marcou um pênalti para cada lado.

Na temporada seguinte, 2011, não expulsou ninguém, mas foram dois empates, com o Atlético-PR em 2 a 2 no Morumbi, 3 amarelos aplicados, e 0 a 0 com o Vasco, fora de casa, cinco amarelos. Veio 2012 e novamente empate, 1 a 1 com o Inter no Morumbi, seis amarelos aplicados, e expulsou D’Alessandro da equipe gaúcha pelo segundo amarelo. Também apitou a semifinal entre São Paulo e Coritiba, jogo de ida no Morumbi, vitória do Tricolor por 1 a 0, golaço de Lucas Moura no fim do jogo.

No ano de 2013 apitou um SanSão, a vitória do Santos por 3 a 0, na Vila Belmiro, expulsou o volante Alison, do Santos, naquele jogo, e foram 5 cartões amarelo. Antes tinha apitado outro empate do São Paulo, 0 a 0 com o Flamengo no Maracanã, deu um pênalti para o Tricolor, Jadson perdeu. Naquele ano ainda apitou o jogo de ida da Recopa, São Paulo perdeu em casa para o Corinthians, 2 a 1, foram 8 amarelos.

Já em 2014 apitou quatro jogos do Tricolor, a vitória de 2 a 0 sobre o Flamengo no Maracanã, o empate com o Criciúma em 1 a 1 no Morumbi e a derrota de 3 a 1 para o Fluminense no Morumbi, foram 2 amarelos nos dois primeiros jogos, e cinco no último, ainda naquele ano apitou São Paulo e Criciúma na Sul-Americana, 2 a 0 para time são-paulino. Em 2015 comandou apenas um jogo, a vitória de 1 a 0 do São Paulo sobre o Goiás em Goiânia, jogo que levou o time para a Libertadores de 2016, aplicou 5 cartões amarelo.

Em 2016 comandou o clássico entre São Paulo e Palmeiras no Morumbi, vitória são-paulina por 1 a 0, e 7 amarelos aplicados, depois na Copa do Brasil foi responsável pela arbitragem de Juventude e São Paulo em Caxias, vitória do Tricolor, 1 a 0 e cinco amarelos. Por fim foram 2 jogos em 2017, a derrota de 3 a 2 para o Corinthians no Majestoso em Itaquera, com 2 amarelos aplicados e um pênalti para os mandantes, depois o empate com o Grêmio no Morumbi, 1 a 1, com 4 cartões amarelo.

Ao todo foram 171 jogos apitados pelo árbitro que costuma ser cheio de gestos e ‘conversador’, aplicou 729 amarelos, média de 4 por jogo, expulsou 18 atletas pelo segundo amarelo e 26 de forma direta, ainda assinalou 20 penalidades.

Ricardo Marques em jogos do São Paulo
20 jogos
6 vitórias
9 empates
5 derrotas
74 cartões amarelos
6 expulsões (4 do São Paulo)
7 pênaltis (3 a favor e 4 contra)

Outros responsáveis, quarto árbitro Evandro de Melo Lima, árbitro assistente adicional 1 Thiago Luis Scarascati, e Salim Fende Chavez que será o adicional 2.

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.