Cuca comemora vitória e diz: “Fiz três trocas para trás, não tenho vergonha de falar. Valorizei o jogo”

(Foto: @eroliveira_)

Após a vitória de 1 a 0 sobre o Athlético Paranaense em jogo atrasado da 13ª rodada do Brasileirão 2019, o técnico Cuca analisou como foi o duelo na Arena da Baixada.

Análise da partida

“Transfiro diretamente para os jogadores o elogio. A gente tem as ideias, mas quem executa são eles. Nós treinamos, ainda que tenhamos jogado domingo. Eu tinha três volantes no meio com saída boa. Liziero, Tchê Tchê e Daniel, volantes entre aspas. E o Vitor estava sobrecarregado. Ele não estava bem ali. Entendemos que poderíamos ter uma força maior com a marcação do Liziero e uma força maior ofensiva com uma dupla de atacantes. Surtiu efeito, acabaram fazendo o gol. Um jogador que estava há muito tempo sem ter um jogo de tantos minutos. Está de parabéns, não só ele, como toda a equipe. Vencer o Athletico aqui é difícil, demora um tempo para se adaptar ao campo e a tudo. Administramos bem no segundo tempo. Foi um time muito cascudo. O Athletico teve oportunidades em cruzamentos, já que tiramos a velocidade fazendo duplas nas laterais.”

Estratégia do jogo

“São características do jogo. Não tínhamos uma equipe com velocidade de contra-ataque, tínhamos uma equipe rápida com a bola. Não tínhamos a velocidade do Toró, Pato ou Everton. Se temos um desses para por na segunda etapa, temos chances maiores de matar o jogo no contra-ataque. Então fomos mais cadenciados. Todos estão de parabéns, fizemos uma grande partida. É difícil ter todos as disposição, mas quanto mais melhor. Temos que valorizar muito os jogadores que guerrearam aqui.”

Willian Farias

“Tem uma série de coisas que envolvem. O jogador é daqui, habituado a jogar clássico com o Athletico. É um marcador nato, eu tinha que utilizar ele neste jogo. Acho que ele entrou muito bem.”

Ideia do jogo

“Eu não costumo ter a melhor defesa. Acho que em 2016 com o Palmeiras teve o melhor ataque e melhor defesa, mas geralmente priorizo mais o ataque. Temos sofridos poucos gols porque o ataque ajuda também. Hoje fiz três trocas para trás, não tenho vergonha de falar. Valorizei o jogo. Coloquei o Willian Farias e dobrei a marcação com Léo e Reinaldo de um lado e Juanfran e Igor Vinícius de outro. Se acontecesse um gol estaria respondendo que chamei o Athletico, mas é o risco que corremos. Vamos ver se a gente consegue fazer mais gols, demos uma melhorada boa. Estamos contentes com o desempenho da equipe, principalmente após a Copa América.”

Elenco completo, como será?

“Ter a mescla para que você possa jogar com a bola e passar a linha, defender, sem a bola. Perguntaram se o Athletico foi para cima porque fomos para trás… É automático, quem está perdendo se joga no ataque e quem está ganhando valoriza o resultado. No final, o Raniel era um defensor. Um jogo que teve quatorze minutos de acréscimo, não acabava mais. Nós soubemos passar o momento ruim no jogo que eles se posicionaram no ataque. Se eu tenho as peças do contra-ataque, em uma delas eu ajo diferente. Mas hoje entendemos que era necessário valorizar o jogo, mesmo correndo risco. Graças a Deus deu certo.”

Dupla de volantes

“O Tchê Tchê e Liziero marcam e jogam. Mais jogam do que marcam, mas sabem marcar. O Tchê Tchê está debilitado, um probleminha que ele tem, gastrite, indisposição. Tem jogado parece que até melhor. O Liziero tinha três meses que não jogava. É um jogador versátil, conseguimos mudar algumas coisas taticamente porque se adaptam. Eu gosto de utilizar a versatilidade do jogador.”

Vestiário

“Eu converso muito com eles. Eu adoro quando jogador dá a vida, como fizeram hoje. Não tem um lá dentro sem uma dor aqui. Eles correm em média 10 quilômetros por jogo. Aí você pode pensar: “Ah os caras correm isso também”. Mas na rua você corre sem ter um cara dando cotovelada, lutando por espaço, são 10 quilômetros jogados diferentes, mudando ritmo, de costas, é muita intensidade. O Juanfran está de boca aberta, ele disse que achava que aqui no Brasil não se corria tanto. Se corre muito mais do que lá, lá é mais cadenciado, tático, posicionado. Estamos de parabéns. Em termo de correria nosso futebol tem sido muito bom, tecnicamente também. Um campeonato que tem seis, sete, oito equipes brigando pelo título.”

Daniel Alves

“Hoje aguentou até o final. Eu diria que é um jogador extraordinário, fora de série, muito inteligente, se posiciona bem e tem um toque refinado. Uma pena não ter entrado aquela bola do Reinaldo. Estamos muito contentes com ele.”

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.