Com escudo, não se mexe!

Enquanto a bola não rola, o que podemos comentar é o tal do uniforme de treino, que deu assunto.

Camiseta toda vermelha – ok, APROVADO (mesmo sendo igual da marca anterior e não trazer novidade)

Camiseta toda preta – (som de buzina), REPROVADO! Uniforme preto e branco, deixem isso pro rival.

Agora, o debate esquentou no escudo dourado. Tão bizarro quanto o escala de cinza da Under Armour, a Adidas, recém-chegada, entrou na sala com o pé esquerdo; e sujo de barro.

A expectativa perante a marca das três listras era gigantesca. Parece até inacreditável, mas, a marca das 3 listras não aproveitou o gancho que somos um time de 3 cores. Enquanto esperamos o uniforme de jogo, cabe a nós já posicionarmos o que fará ser sucesso ou não a parceria. Porém, fica meu repúdio também a quem, dentro do São Paulo, autoriza essas sandices de mudar cor de escudo.

A propósito, pesquisei times que mudaram cores de escudo e uniforme.

O Cardiff City era azul, mudou para vermelho e, por pressão da torcida, voltou à cor original

O Tigres do Brasil (RJ) também deixou o verde após parceria com o nosso rival Corinthians. E adotou o preto.
Não estou sendo radical a ponto de cogitar que há interesse em se mudar a cor oficial do escudo do São Paulo, mas, nosso grito, nosso lema é SER TRICOLOR, não ‘ser escala de cinza’, não ‘ser dourado’. Outro argumento que li de torcedores é: é só um uniforme de treino, não pode variar um pouquinho? Por mim, a resposta é NÃO! Com o escudo não se mexe. Ao longo do tempo, modernizamos a fonte do SPFC, fizemos adequações sutis e no limite do aceitável. Porém, se o que estamos reivindicando para o São Paulo é reforçar sua raiz histórica de campeão, a primeira coisa a ser preservada são nossas cores e escudo.

O vermelho é o que nos diferencia dos rivais paulistas. É exatamente nisso que devemos focar. O vermelho do nosso sangue tricolor, do nosso Morumbi, da bandeira japonesa onde conquistamos 3 vezes nossa glória.

Há quem pode julgar bobagem dispensar toda essa coluna sobre isso, mas, reforço: com NOSSO ESCUDO NÃO SE MEXE.

COPA DO MUNDO

Acabando a Copa, poderemos voltar às temáticas futebolísticas propriamente ditas. Li que João Rojas já pode estrear contra o Flamengo. Sobre laterais, ainda sem novidades de reforços. Leco, que deixou a votação sobre o árbitro de vídeo, na ocasião, deve assistir às correções feitas pela tecnologia durante a Copa e pensar: não é que esse tal de VAR é bacana? Não devia ter saído da reunião… lembremos que por maior que seja o roubo que soframos no apito, por conta deste senhor, jamais poderemos reclamar.

Quem gosta de falar sobre o Tricolor, siga no twitter: @diegolocutor

Diego Machado

Locutor, jornalista, mestre de cerimônias. Autor do livro 'Nem Tudo é Poesia. Ou é?'. Sambista/ cavaquinhista (horas vagas)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.