Existe uma movimentação dos clubes sobre a paralisação do Brasileiro devido a tragédia no Rio Grande do Sul. O São Paulo tem feito muitas ações para arrecadar doações a todo estado gaúcho.
Pois em meio a evento de arrecadação histórica no MorumBis, o presidente Julio Casares falou sobre a pausa do futebol, mais precisamente do Brasileirão, em entrevista para a ESPN Brasil.
Parar o campeonato por duas rodadas ajuda em que? Ou isso é um simbolismo? Se for só simbolismo, o simbolismo está aqui (nas doações). O futebol pode continuar, e garantindo aos clubes do Rio Grande do Sul toda a condição de equiparação esportiva, que eles tenham um calendário adequado, que o campeonato se estenda, que eles se preparem mais… Hoje eu vi notícia de que os clubes gaúchos talvez já treinem em campos alternativos, e nós temos que lutar para que eles tenham. Quem sabe a CBF comece a trabalhar um grande fundo para ajudar na recuperação desses clubes?”
O presidente são-paulino seguiu relatando qual o caminho que acredita ser o ideal para esse momento de crise no Rio Grande do Sul.
O grande jogo que não deve parar é o da solidariedade. Esse é o gol de placa. A indústria do futebol é muito importante. Claro que estamos doloridos. Estamos fazendo isso porque existe uma dor mundial pelo que está acontecendo com o Rio Grande do Sul. Quando eu vejo o caminhão com a bandeira do Rio Grande do Sul ao lado da bandeira do São Paulo, eu digo: ‘o futebol prevalece nesse momento’. Aquela frase ‘não é só futebol’ é verdadeira”.
O São Paulo arrecadou fundos para o Rio Grande do Sul, como o próprio Julio Casares repostou de uma página de são-paulinos.
Ver essa foto no Instagram
Ou seja, cerca de 320 toneladas de mantimentos, um valor de 747,6 mil arrecadado em leilão dos letreiros do Morumbis, ainda anunciou o pix de doação na manga da camisa e disponibilizou suas estruturas para os times gaúcho.
Muitos voluntários no carregamento das carretas que vão levar doações para Canoas, no Rio Grande do Sul, aqui no MorumBis . Foram arrecadadas até agora 320 toneladas de mantimentos , roupas, água, ração para pets. #ESPN #SPFC pic.twitter.com/6kvaWcSQkH
— Eduardo Affonso (@eduaffonsoespn) May 15, 2024
Em outro momento, Casares ressaltou: “E o futebol pode continuar, garantindo aos times do Sul, Juventude, Grêmio e Internacional, toda condição de equiparação esportiva. Que eles tenham calendário adequado, que o campeonato se estenda, que eles se preparem mais”.
Treze clubes daLiga Forte União (Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco) anunciaram que defendem a pausa do campeonato. Junto com eles, Atlético-MG, Red Bull Bragantino, Grêmio e Corinthians também estão a favor pela paralisação do Brasileirão. Bahia e Vitória estavam contra paralisação e mudaram postura. Enquanto, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, que são da LIBRA, não se mostraram a favor da paralisação.
De acordo com o nosso presidente?
Solidariedade com o Rio Grande do Sul!
O São Paulo FC enviou nesta quarta-feira (15) as doações arrecadadas em virtude das enchentes no RS. Foram 320 toneladas enviadas, entre mantimentos, água potável, roupas e calçados, cobertores, itens de higiene e materiais de limpeza;… pic.twitter.com/RrRL3IJBjb
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) May 15, 2024