O São Paulo sofria ao jogar na Arena da Baixada, hoje Ligga Arena, e tinha uma sequência negativa de resultados. Nunca havia vencido no local, e existia rivalidade devido a final da Libertadores de 2005.
Mas a equipe quebrou o tabu em 2018 com vitória de 1a0, e desde então, tem tido bons resultados no estádio do Athletico Paranaense. Foram sete partidas, todas pelo Brasileirão, e venceu quatro delas, empatou duas e perdeu somente uma.
Vale lembrar que a vitória em 2018 foi da equipe comandada por Diego Aguirre com gol de pênalti do Nenê.
A única derrota foi em 2022, quando o time comandado por Rogério Ceni sofreu a lei do ex com Vitor Bueno, de pênalti e saiu derrotado do estádio.
No mais foram resultados positivos, como neste último jogo, vitória de 2a1, com gols de Ferreirinha e Calleri no primeiro turno do Brasileirão 2024.
CALDEIRÃO? QUE CALDEIRÃO?!
São Paulo desde que quebrou tabu na Arena da Baixada, atual Ligga Arena, em 2018, engatou quatro vitórias, dois empates e uma derrota.
Detalhe que na imagem colocamos os anos do Brasileiros. Pois o jogo do Brasileirão de 2020 foi realizado em janeiro… pic.twitter.com/gqnRtqfT53
— SPFC 24 HORAS 🇾🇪 (@SPFC24Horas_) July 4, 2024
Na final da Libertadores de 2005, o Athletico não jogou em seu estádio na ida, devido a capacidade da Arena da Baixada. Entretanto, culparam o São Paulo de ‘fugir’ do estádio, sendo que o regulamento da Conmebol determina um mínimo de capacidade para jogos de sua competição e aumenta isso nas fases finais.
Na ida, o Athletico mandou partida para o Beira-Rio, empate de 1a1, e na volta, goleada de 4a0. Mas desde então, a torcida e diretoria do Athletico provocam o São Paulo sobre aquele episódio.
Porém depois da quebra do tabu que durou 36 anos, contando os jogos do São Paulo como visitante contra o Athletico, em Curitiba. A Arena da Baixada foi inaugurada em 1999, e foram 18 jogos até o São Paulo quebrar o tabu.