O primeiro reforço da temporada foi Marcio Rafael Ferreira de Souza, conhecido como Rafinha. O jogador de 36 anos foi contratado após jogar pelo Grêmio e com um contrato de um ano, opção de renovar por mais um ano.
Carreira
Nascido em Londrina-PR, foi revelado pelo Coritiba junto com Miranda, logo cedo foi para a Europa, chegando no Schalke 04, aonde se destacou sendo titular por 5 anos. Mas logo após acabou indo para o Genoa aonde ficou apenas uma temporada, mas que permitiu ser contratado pelo Bayern de Munique aonde acabou ficando 8 anos no clube e ganhando inúmeros títulos pelo clube alemão
Em 2019 acabou voltando ao Brasil para jogar no Flamengo, aonde conquistou a Libertadores e Brasileiro o que lhe rendeu uma volta para a Europa e assim jogar no Olympiacos da Grécia. Entretanto, em 2021, após a novela referente a sua volta para o Flamengo, acabou se acertando com o Grêmio.
Estilo de jogo
Apesar da temporada trágica para o Grêmio, Rafinha conseguiu jogar com uma certa regularidade e ainda tendo uma participação alta em gols do time do Grêmio.
Ponto positivo
Rafinha é um lateral direito com boa leitura de jogo, tanto ofensiva como defensiva. Pois que equilibra sua falta de vigor físico para ir à linha de fundo com sua alta precisão em bolas longas.
Por outro lado, o jogador pode não funcionar muito bem executando o papel de ala no sistema com 3 zagueiros. Ou seja, visto que não costuma atacar bem a linha de fundo como Rogério Ceni gosta de trabalhar.
Ponto negativo
Rafinha tem algumas deficiências defensivas. Como é um jogador que sobe muito ao ataque, deixa espaços nas costas. Mas é preciso treinar o sistema defensivo para suprir este espaço. Também é um lateral que pode jogar improvisado no lado esquerdo.
Veja também: Análise do Nikão