
O técnico Diego Aguirre conversou com a imprensa após a vitória contra a Chapecoense no Morumbi, resultado que garantiu o São Paulo na liderança do primeiro turno do Brasileirão 2018.
Escolha por time misto e jogo
“Foi um jogo difícil. E nós tentamos fazer um planejamento, que não é de agora, sabíamos que teríamos uma sequência de jogos grande. Planejamos entre a comissão técnica, mas também falamos com os fisiologistas, e tentamo tomar uma decisão em conjunto. Eu acredito que é melhor fazermos umas trocas em alguns momentos, porque tem o risco de machucar, e o rendimento pode cair também. Às vezes são riscos que não dão certo, mas eu tento fazer. A vitória dá a razão, e uma derrota teria sido criticada, futebol é assim. Foi uma vitória merecida, não fizemos um bom jogo, mas conseguimos a vitória.”
Título do primeiro turno
Na maioria das vezes que o time é campeão do primeiro turno acaba campeão do Brasileiro, Aguirre falou sobre: “É simplesmente um dado significativo, porque fala que estamos fazendo as coisas bem, estamos em uma posição que talvez muitos não acreditariam que estaríamos na liderança. Futebol é assim, maravilhoso, dá esses momentos. Mas isso está começando, falta muito. Assim como tivemos uma sequência muito boa, não podemos confiar, têm muitos times. Agora temos que pensar no próximo jogo, não falar de outra coisa, de liderança, são consequências de ganhar cada jogo. Agora vamos para Curitiba. Tem muito para frente. Dezenove jogos, qualquer coisa pode acontecer. Então temos que manter a calma e humildade.”
Posse de bola
Tricolor teve menos posse que a Chapecoense dentro do Morumbi, mas venceu, e Aguirre falou novamente sobre o assunto: “Está dando certo (dar a bola para o adversário). Se temos 41 pontos significa que está dando certo. Para mim, contra o Sport, fizemos um jogo de proposta, dominando, na Argentina também. Depende das características do rival. Hoje estávamos cansados, e isso faz com que o time não esteja em seu melhor momento. Faz parte, os jogos que temos que ganhar temos que jogar muito bem. É assim. Para mim o time está cada vez melhor. Talvez hoje não fizemos o melhor jogo, mas sinto que estamos pegando muita confiança. Vamos com postura de time grande, um time que ter e tem que ganhar, e isso eu valorizo muito.”
Time visado
Com o time na liderança, o São Paulo acaba mais visado, e Aguirre disse que é preciso achar variações: “Temos que melhorar o que estamos fazendo, e buscar outras alternativas. Temos que trabalhar isso para termos mais opções, para surpreender com alguma coisa diferente. Acho que podemos fazer, é parte do planejamento que tentamos fazer. O São Paulo está melhorando, está mudando. São Paulo está jogando melhor, com muita confiança defensivamente.”
Zagueiros
“A solidez defensiva é uma de nossas armas. Arboleda jogou muito bem, Bruno Alves jogou muito bem, Anderson tem jogado muito bem, temos um nível de zagueiros excelentes, também tem o Rodrigo Caio que joga muito bem. Trocamos os zagueiros e ninguém percebe, faz parte do planejamento. Quando se tem um nível bom de jogadores, quando posso trocar e eles estão sempre ao máximo.”
Seleção uruguaia
Um jornalista argentino lembrou o Bauza e perguntou para o uruguaio sobre ele trocar o São Paulo pela seleção: “Essa possibilidade não existe. Eu já falei que vinha ao São Paulo para cumprir o contrato. Não há nada que não seja estar no São Paulo durante o contrato, estou muito feliz. Essa possibilidade não existe no momento.”
A entrevista do Aguirre: