Antes de enfrentar o Botafogo nas quartas da Copa Libertadores de 2024, o São Paulo tinha um retrospecto empatado contra brasileiros em mata-mata de Copa Libertadores, estava 8 a 8.
Entretanto com a eliminação diante do Botafogo, o número mudou. Agora o Tricolor Paulista saiu com a classificação em oito ocasiões e acabou eliminado em nove oportunidades. O quadro antes do duelo era esse:
Mostra que nos anos 90, o São Paulo sobrava contra os brasileiros em mata-mata de Libertadores. E também em 2005 e 2006. Mas depois da derrota para o Inter na decisão em 2006, embalou sequência ruim que chegou até 2023. Apenas em duas ocasiões, o São Paulo saiu vencedor contra um brasileiro.
Em onze duelos da final do Inter em 2006 até a eliminação para o Botafogo, o São Paulo só saiu classificado em dois jogos. Foi contra o Cruzeiro nas quartas de 2010, mas depois parou no Inter. E em 2016, contra o Atlético Mineiro, caiu nas quartas para o Atlético Nacional.
Contra gringos, o São Paulo só acabou eliminado justamente em 2016 contra o Atlético Nacional, e antes disso foi em 2004 contra o Once Caldas na semifinal. Dez anos antes, foi na decisão de 1994 contra o Velez Sarsfield. Ou seja, apenas três vezes contra estrangeiros desde 1992.
Isso sem considerar a eliminação para o Talleres, que foi na Pré-Libertadores em 2019. Ou seja, o principal algoz são-paulino em Libertadores tem sido mesmo os clubes brasileiros.