A divulgação do VAR, com muita demora, fez a diretoria do São Paulo refletir sobre a possibilidade de pedir anulação da derrota de 2 a 0 para o Fluminense no Maracanã.
No primeiro momento, a diretoria tinha definido que não pediria anulação. Mas a demora para divulgação da conversa do VAR com árbitro e as imagens divulgadas do lance que gerou o primeiro gol do Fluminense, fez a diretoria reconsiderar.
A possibilidade de anular jogo é bem improvável e nunca aconteceu em relação a esses casos. Mas o artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) permite solicitar a anulação de um jogo caso o árbitro deixe de cumprir algum regra do futebol. Entretanto vale para o Tricolor Paulista de certa forma pressionar a Confederação Brasileira de Futebol após erro grave.
Segue o lance divulgado e analisado pelo VAR:
Ver essa foto no Instagram
Não é a primeira vez que o árbitro Paulo Cesar Zanovelli tem decisões bem questionáveis em um jogo do São Paulo. Ele se contradiz junto ao VAR Igor Junio Benevenuto, tentando explicar o lance: “Ia dar a vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dou sinal de falta. Vamos seguir. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol legal, tá, Igor (Junio Benevenuto, VAR)?”
A nota oficial do São Paulo:
O São Paulo Futebol Clube lamenta profundamente a forma como foi conduzida a arbitragem na partida contra o Fluminense, no último domingo, no Maracanã, e os seus desdobramentos.
O áudio do VAR demorou cinco dias para ser liberado, sendo que a publicação ocorreu somente depois de dois ofícios protocolados pelo Clube.
Diante do conteúdo absurdo do áudio, o São Paulo Futebol Clube estuda junto ao seu corpo jurídico quais medidas serão tomadas daqui em diante.