O São Paulo tem dificuldades em revelar goleiros na sua história. Rogério Ceni foi um dos maiores, e teve passagem na base, mas antes disso chegou a atuar no profissional do Sinop, portanto não era tanto um juvenil… Lucas Perri tem sido destaque no Botafogo, mas o foco é em Young que tem contrato até 31/08/2023.
Cotia é um dos centros de referência, e que geram muito dinheiro para o São Paulo. Mas uma posição que o Tricolor sofre é na de goleiro. Várias joias deixaram o clube, e tiveram destaque pelo mundo, o Everson no Atlético Mineiro, Ederson no Manchester City. Pois temos Lucas Perri no Náutico e Botafogo.
O passado não tem como mudar, assim como destaques de Cotia, não tiveram o mesmo destaque. Casos de inúmeros goleiros como o Léo Vieira, Richard, que atuam entre Série A e B, mas não voaram na carreira. Outros como Fabiano que tem tido uma carreira solida na Europa, mas em países menores.
Fato é que Lucas Perri entrou em alguns jogos, teve falhas realmente, e a torcida não tinha paciência naquele período. Porém teve um erro de avaliação após destacar-se no Náutico, podia ter retornado e disputado posição no elenco são-paulino que procurava um goleiro. Mas foi negociado com o Botafogo, em definitivo e sem grande compensação financeira.
Se o passado não tem como mudar, o futuro sim, e o goleiro Young também teve destaque na base. Mas está de saída, sem renovar seu vinculo, afinal está sem espaço com Rafael, Felipe Alves e Jandrei. É apenas o quarto goleiro, e aos 21 anos não teve experiência profissional.
Vale mencionar que o peso de substituir Rogério Ceni não foi fácil nem mesmo para goleiros experientes… Quem dirá para jovens goleiros da base, que pouco tiveram espaço na história do clube.
Além de Perri, outros jovens que foram revelados no gol acabaram saindo como Thiago Couto, Denis Junior, Rokenedy, Arthur Gazze e Lucas Paes foram alguns nomes recentes. Todos buscam seu espaço na carreira, são jovens ainda.
Cada caso é um caso!
Claro que cada caso é diferente, Lucas Perri era uma joia, constantemente em seleção de base, e requisitado no futebol europeu. Chegou a ser emprestado para o Crystal Palace, mas não estourou, e também na seleção de base teve períodos com falhas.
Realmente é fácil ser engenheiro de obra pronta, ao mesmo tempo precisa ter uma análise para ir observando crescimento das joias para não perder evolução. O caso Young precisa ser observado, afinal já tem 21 anos e contrato próximo do fim. Pouco tem espaço por ser o quarto goleiro, e talvez nem tenha interesse em permanecer neste molde, mas vale atentar-se.
E aí, vale renovar com Young ou não?