É a terceira vez que o São Paulo não tem um convocado para o Sul Americano Sub 17; Relembre casos

Seleção campeã de 2017 com Arthur Gazze, Weverson, Nestor e Brenner. (Foto: CBF)

Em 2023, a seleção brasileira Sub 17 disputará o Sul Americano da categoria, visando se classificar para o Mundial da categoria.

Entretanto, ao olharmos a convocação do técnico Phelipe Leal, não se encontra nenhum jogador da base do Tricolor. Porém não é a primeira vez, que a convocação não contém jogadores que vem de Cotia.

Sul Americano Sub 17 – 1997

Neste ano, a equipe Sub 17 da Seleção Brasileira conseguiu vencer o campeonato de forma invicta. Na primeira fase, a canarinho teve a campanha de 2 vitórias e 2 empates, pois com isso terminou a fase inicial invicta.

Entretanto, no quadrangular final, a equipe sobrou mais ainda, pois conseguiu 100% de aproveitamento, pois com isso, conquistou o título e a classificação para o Mundial Sub 17 (1997).

Campanha
Primeira Fase

Chile 1 x 1 Brasil

Bolívia 0 x 4 Brasil

Colômbia 1 x 1 Brasil

Uruguai 1 x 2 Brasil

Quadrangular Final

Paraguai 0 x 5 Brasil

Brasil 5 x 3 Chile

Argentina 1 x 2 Brasil

Jogadores Destaques

Fábio – Um dos grandes expoentes na geração, na época atuava no União Bandeirante (PR). Entretanto, após isso construiu grande carreira, pois foi ídolo do Cruzeiro e atualmente se encontra no Fluminense.

Sandro Hiroshi – O jogador teve passagem pelo Tricolor, porém ficou mais conhecido pelo caso ocorrido em 99, pois o Tricolor perdeu pontos por sua escalação irregular.

Ronaldinho – O grande expoente da geração campeã Sul Americana e que viria ser campeã mundial sub 17. O jogador que na época estava no Grêmio, teve grande passagens por Milan e Barcelona.

Matusalém – Jogador na época, jogava pelo Vitória (Bahia) entretanto ficou conhecido no futebol europeu, pois é considerado ídolo na Lazio (Itália).

Giovanni – Na época jogava pelo Cruzeiro, onde é considerado grande ídolo, entretanto teve passagens por grandes europeus, como Barcelona e Benfica.

Sul Americano Sub 17 – 2001

Em nova edição sem jogadores provenientes da base Tricolor, novamente a seleção brasileira Sub 17 se sagrou campeã do sul americano da categoria.

Nesta edição, a equipe assim como em 97, teve a campanha de 2 vitórias e 2 empates, assim garantindo a classificação ao quadrangular final. Porém apesar de não ter 100% na fase final, a seleção garantiu o título da competição.

Campanha
Primeira Fase

Colômbia 0 x 4 Brasil

Chile 3 x 3 Brasil

Paraguai 2 x 2 Brasil

Bolívia 0 x 4 Brasil

Quadrangular Final

Venezuela 0 x 3 Brasil

Brasil 0 x 0 Paraguai

Brasil 2 x 0 Argentina

Jogadores Destaques

Diego – Atuou pelo rival Santos, e pelo Flamengo, pois foi onde ajudou na reconstrução do clube carioca. Entretanto tem polêmica com o Tricolor por conta de gol no Morumbi em 2002.

Jogadores Campeões do Sul Americano Sub 17 com a camisa Tricolor
1995

Fabio Aurelio – O jogador teve seu início de carreira no Tricolor, porém ficou mais conhecido pelo desempenho no Liverpool, pois é ídolo no clube inglês.

No São Paulo, foi campeão paulista em 1998 e 2000, pois após o segundo título, se transferiu ao Valência.

Marco Antônio – Teve passagem curta pelo Tricolor, pois  pouco atuou nos anos em que esteve no clube.

1999

Henrique – Não atuou pela equipe profissional e pouco se tem registro sobre os clubes que atuou.

Leandro Alves – Atacante que pouco atuou de 2000 até 2003, fez apenas 11 jogos pelo Tricolor. Entretanto após isso, rodou por muitos clubes do Brasil.

2005

Denilson – Um ano após a conquista, foi alçado ao time profissional. Entretanto foi vendido ao Arsenal, clube inglês, onde é considerado ídolo. Após isso retornou ao São Paulo e jogou por mais 4 anos no clube.

2007

Leonardo – Após a conquista, ficou muitos anos no clube, entretanto nunca chegou a atuar pela equipe principal do Tricolor. Atualmente atua na Inter de Limeira.

2009

Mauricio – Não permaneceu no Tricolor após passar pelas categorias de base. Entretanto, atualmente joga pelo Al Betim, clube saudita.

Casemiro Apesar da sua saída do clube, de muitas críticas, é um dos criados em Cotia que mais deram certo. Atualmente joga no Manchester United.

2011

Allan – Apesar de ter tido vínculo com o Tricolor em 2018, nunca chegou a atuar pela equipe principal, pois foi emprestado a muitos clubes.

Lucas Piazon – Surgiu com muita expectativa na base do Tricolor, entretanto nunca correspondeu às expectativas. Atualmente defende outro clube brasileiro, o Botafogo.

2015

Caique – Teve vínculo com o Tricolor até o ano de 2021, entretanto pela equipe principal, o atleta fez apenas 8 partidas. Atualmente, o jogador veste a camisa do Maringá.

2017

Weverson – Esteve no Tricolor até 2020, quando foi emprestado ao Red Bull Bragantino, que posteriormente comprou o jogador. Atualmente defende o Arouca, clube português.

Brenner – O jogador após a conquista teve altos e baixos, pois foi emprestado ao Fluminense. Quando retornou, foi peça importante no Brasileirão de 2020. Atualmente está no FC Cincinnati, clube da MLS.

Rodrigo Nestor – É atualmente, o jogador que veio de Cotia, que permanece no Tricolor desde a conquista do torneio.

Arthur Gazze – Após a competição, perdeu espaço nas categorias de base, pois logo saiu do Tricolor para o Guarani. Atualmente está no Botafogo-PB.

Quem poderia ser chamado para a lista em 2023 do Tricolor

Guilherme Batista 

O jogador vinha sendo presença constante na lista de amistosos de Phelipe Leal. Entretanto não foi convocado na lista final para a competição.

Lucas Ferreira

O meia apareceu na última lista de amistosos preparatórios para o torneio, entretanto é mais um que ficou de fora da convocação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.