Caso Endrick: Vídeo vazado do atacante atuando pelo São Paulo gera investigação por motivos de saída

O nome a ser falado no futebol brasileiro no momento é do jovem de 16 anos, Endrick, que atua pelo Palmeiras. Pois o atacante teve passagem pela base do São Paulo, e com vídeo vazado dele com a camisa do clube e fazendo grandes jogadas, gerou questionamentos.

Endrick foi negociado pelo Palmeiras por cerca de R$ 400 milhões, uma das maiores vendas da história do futebol. Pois no período da negociação, surgiram esses vídeos do garoto detonando com a camisa do São Paulo, ainda bem jovem…

O menino tinha apenas entre 9 e 10 anos, mas o São Paulo analisou que a saída do jovem acarretou em prejuízos “técnicos, financeiros e até de imagem”. Afinal, virou um caso repercutido em todos os lugares.

Vira e mexe surgem matérias de atletas como ‘Dispensado pelo São Paulo’. Tem todo um processo nas categorias de base, a diretoria tenta minimizar erros, e ter um padrão financeiro no clube para não quebrar algum teto financeiro. Entretanto, certas dispensas como a do Endrick, geram polêmica… Inclusive, o próprio jovem jogador chegou a cutucar o São Paulo dizendo nas redes sociais: “Não conseguimos arcar com a moradia e emprego para os seus pais. Você está liberado!”.

O São Paulo tem um dos melhores centro de treinamentos para categorias de base do futebol brasileiro. Um local específico para formação de jovens, e contém regras respeitadas inclusive por clubes europeus, que visam constantemente nomes do clube para levar a Europa. Ou seja, mesmo com a atuação fase ruim no profissional e defasagem em quesitos estruturais, ainda tem esse adendo positivo, e é procurado pelos atletas no início da carreira.

Outros casos que até estão na seleção brasileira atualmente são do goleiro Ederson e do zagueiro Bremer, disputaram a Copa pelo Brasil em 2022. Ambos tiveram passagem pela base do São Paulo, mas acabaram dispensados. Claro que não é possível prever todos, mas é sempre importante diminuir o máximo de erros como foi no caso do Endrick.

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.