Saudações Nação Tricolor! O Mais Querido recebeu o Botafogo no Pacaembu pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após uma boa sequência de vitórias, o Tricolor perdeu rendimento e tinha na partida dessa tarde uma nova oportunidade de encerrar matematicamente as chances de rebaixamento. Com os desfalques de Arboleda e Hernanes, Dorival Júnior ainda teve que lidar horas antes da partida com o atraso de Cueva. O jogador que deveria se apresentar na sexta-feira só apareceu na madrugada deste domingo, mesmo assim foi relacionado para o jogo. O treinador escalou assim os onze: Sidão; Éder Militão, Bruno Alves, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Petros, Shaylon e Lucas Fernandes; Marcos Guilherme e Lucas Pratto. Dorival mudou o time, mas, manteve o 4-5-1 como esquema tático.
O JOGO
A bola rolou e o Botafogo foi para o ataque. Antes mesmo do cronometro chegar a um minuto, o time carioca tentou acuar o Tricolor no campo de defesa. Apesar da tentativa de pressão, o São Paulo tentava trocar passes perto da própria área sem parecer sentir um perigo real. Em uma dessa jogadas, Bruno Alves errou o domínio da bola e Pimpão roubou a bola. Sidão fez grande defesa e evitou o gol do Botafogo. O Mais Querido foi conseguindo colocar a bola no chão e com o passar dos primeiros minutos conseguiu sair para o ataque. O jogo que era de muita velocidade foi diminuindo de intensidade com ambas equipes trabalhando mais as jogadas no meio campo. O Tricolor melhorou muito e foi conseguindo passes rápidos na intermediária ofensiva, com os espaços aparecendo Shaylon quase fez o placar sair do zero. O São Paulo fez ótima jogada e a bola chegou ao jovem são-paulino. Shaylon arriscou de longe, o chute saiu forte a bola não morreu no fundo do gol graças a Gatito que fez uma excelente defesa, buscando a bola quase no ângulo. O lance foi praticamente o melhor momento do Mais Querido no primeiro tempo. O Botafogo já não arriscava atacar, nem fazer a marcação alta e passou a esperar o São Paulo a partir do meio campo. Com menos espaços, o Tricolor começou a buscar as jogadas laterais, porém, Edimar e Militão não conseguia bons cruzamentos em direção a grande área. A primeira etapa ia chegando ao fim e os dois times eram lentos, o São Paulo ficava muito mais com a posse de bola, mas apenas trocando passes de um lado ao outro. Com o fim da primeira parte a impressão era de que o empate satisfazia as equipes.
Sem alterações, as equipes voltaram para o tempo derradeiro. O Botafogo voltou mais ligado e quase conseguiu o primeiro gol. Aos 2′ Valencia teve muita liberdade e cruzou, Pimpão ajeitou a bola e Rodrigo Lindoso finalizou. Bruno Alves tirou a bola antes que ela chegasse até Sidão. O São Paulo responde logo em seguida, Lucas Fernandes deu boa arrancada pelo meio, mas foi fominha e não passou para Marcos Guilherme. No arremate já sem forças, a bola foi sem força nenhuma para fácil defesa de Gatito. As jogadas mais agudas que faltaram no primeiro tempo começaram a acontecer, o Botafogo teve outra grande chance com ajuda involuntária da arbitragem. Sidão tentou repor a bola rápido, o árbitro Wilton Pereira Sampaio apareceu no meio do caminho e interceptou a pelota. Rodrigo Lindoso ficou com a sobra e tentou por cobertura surpreender Sidão, que estava esperto e conseguiu fazer a defesa. Petros ainda recebeu o terceiro amarelo que o tirou do próximo jogo por reclamar do posicionamento do assoprador de apito. Dorival fez a primeira mudança aos 14′ quando tirou Lucas Fernandes para entrada de Cueva. No minuto seguinte o São Paulo desperdiçou uma ótima oportunidade, Edimar achou Lucas Pratto na ponta da área e passou com qualidade. O camisa 9 dominou, entrou na área, mas na hora de finalizar escolheu o canto de Gatito. A bola foi na trave esquerda e saiu pela linha de fundo. Dorival mexeu novamente aos 22′, dessa vez Shaylon saiu com dores para entrada de Júnior Tavares. A partida ficou mais aberta e o Botafogo deu trabalho para Sidão em um bom chute de Valencia, no rebote a defesa conseguiu afastar para longe. Aos 32′ Pratto saiu para entrada de Gilberto e o São Paulo passou a ficar com a bola no campo de ataque. apesar da boa troca de passes o time são-paulino pecava em não finalizar nenhuma das jogadas. Aos 44′ Cueva escapou bem pela direita e rolou para trás, Gilberto chegou finalizando de primeira, mas a bola bateu na zaga do Botafogo e foi para longe na última boa jogada de gol da partida. Aos 48:43 o árbitro trilou o apito decretando o empate em zero da sofrível partida no Pacaembu.
ENCERRO
O São Paulo fez outro jogo muito fraco hoje no Pacaembu. É obvio que não podemos esquecer que esse time passou toda competição na parte de baixo da tabela e a salvação do Z4 foi a única coisa que nos restou no ano. A questão é que depois das três vitórias o elenco deu uma grande desligada da competição, como se a obrigação fosse cumprida e lutar para não cair nunca pode ser o objetivo de um time com a camisa e as tradições do São Paulo. Antes do jogo o assunto mais debatido era o do caso de indisciplina de Cueva que não apareceu no dia marcado. O jogador foi para o Pacaembu e entrou no segundo tempo, foi muito melhor que Lucas Fernandes nos minutos em que atuou, só que isso não pode apagar a falta de comprometimento do atleta que deve ser multado. Cueva não é craque, mas sem ele o time pena muito mais e o jogador tem que entender sua importância dentro do elenco. Dorival tem usado todas alterações possíveis nos jogos, mas a nova onda do treinador tem incomodado demais esse que vos escreve. Júnior Tavares tem sido o “eleito” para ocupar espaço no meio campo, jogadores da posição simplesmente esquentam banco em detrimento de outro que perdeu a vaga na própria posição. Será que nenhuma das opções agrade o treinador? Com o empate, as chances de rebaixamento acabaram, uma vez que Ponte Preta e Vitória terão confronto direto na próxima rodada. Apenas um dos dois pode ultrapassar o Mais Querido na tabela e Atlético-GO, Avaí e Sport não tem mais essa condição. Com o empate o São Paulo ocupa provisoriamente a 12ª colocação com 46 pontos, a próxima partida será longe de casa. Domingo (26) o Mais Querido vai até Curitiba enfrentar o desesperado Coxa pela penúltima rodada. Que enfim o time jogue bola e encerre o ano pífio de uma melhor forma.
Pro São Paulo FC Fiant Eximia
Concorda? Não? Deixe Seu comentário de forma educada.
Adriano Carvalho – Twitter @AdrianoC80