Saudações Nação Tricolor! Em um domingo de frio e garoa na capital paulista o Mais Querido teve pela frente uma verdadeira batalha na tentativa de dar UM PASSO A MAIS na luta contra o descenso. Jogando dentro do Pacaembu contra o Flamengo pela trigésima rodada do Campeonato Brasileiro, cabia a equipe Tricolor demonstrar bem mais futebol após atuar bovinamente na derrota no meio de semana para o Fluminense. Dorival Júnior promoveu algumas alterações na equipe titular, Lucas Fernandes e Júnior Tavares foram sacados. Maicosuel que poderia começar a partida sentiu nova lesão e acabou cortado com dores musculares. A equipe foi a campo assim: Sidão, Militão, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei; Petros, Hernanes, Cueva e Marcos Guilherme; Lucas Pratto. O treinador optou pela formação 4-5-1.
A PARTIDA
A partida começou fria como a temperatura do Pacaembu. O São Paulo era cauteloso e trocava passes na defesa sem ser acoçado pelo Flamengo. A equipe cariocar permitia ao Mais Querido apenas toques no meio campo, sem jogadas agudas, nenhuma chance de gol aconteceu nos primeiros minutos. No primeiro bom lance Lucas Pratto trocou passes com Marcos Guilherme na esquerda, no cruzamento a zaga do Flamengo afastou para escanteio. Aos 13′ Hernanes foi para a cobrança de escanteio e mandou a bola na primeira trave. Edimar desviou para trás de cabeça e Réver chegou atrasado para afastar. A bola bateu na barriga e depois resvalou no antebraço de Lucas Pratto e foi para dentro da meta para tirar o zero do placar. O Flamengo sofreu o tento mas não mudou de postura. O visitante não conseguia articular jogadas de perigo e só ameaçava o gol de Sidão em cruzamentos para a área. Aos 23′ a equipe carioca conseguiu sua primeira boa jogada. Trauco deu bom passe para Everton Ribeiro, que deixou com o homônimo de ataque. O atacante em posição de impedimento chutou forte para a boa defesa de Sidão. Aos 28′ o São Paulo criou ótima oportunidade de ampliar a vantagem com Lucas Pratto. Cueva recebeu e viu bem a passagem do atacante pela direita, Pratto chutou cruzado para boa defesa de Diego Alves. Bem postado em campo o Mais Querido conseguiu puxar outro bom contra-ataque aos 39′ e fez o segundo gol. Sidão bateu rápido o tiro de meta e pegou a defesa flamenguista voltando, Militão subiu mais que o marcador e tocou de cabeça para Cueva na direita. O peruano foi a linha de fundo e descolou bom cruzamento para área, Hernanes apareceu e deu uma cabeçada como reza a cartilha, sem chances para Diego Alves. A primeira etapa terminou com uma boa impressão do torcedor, mas a equipe precisaria não relaxar para garantir os três pontos.
Os melhores momentos da partida
No volta do intervalo o Flamengo veio determinado a mudar o andamento da partida. Logo nos primeiros minutos os visitantes tentaram abafar o São Paulo na defesa. Aos 3′ Pará escapou com liberdade e serviu Berrío dentro da área. O colombiano finalizou no canto de Sidão. A bola passou rente ao pé do arqueiro Tricolor, tocou na trave, voltou no corpo de Sidão e antes que o rebote fosse aproveitado Arboleda afastou definitivamente o perigo. O São Paulo que fez um bom primeiro tempo, passou a recuar demais e a rifar a bola em todas as jogadas, dando espaços para o adversário que alugou o campo de ataque. Somente aos 21′ o Tricolor conseguiu puxar um contra golpe e chegar com algum perigo a meta flamenguista. Na finalização Pratto cabeceou por cima do gol. Coma mais posse de bola o Flamengo virava as jogadas de um flanco ao outro, mas não conseguia uma finalização com perigo. Dorival fez a primeira alteração aos 36′ tirando Cueva para entrada de Jonatan Gomez. Perto do fim, o Mais Querido passou a “cozinhar” a partida e administrar a vantagem conseguida na primeira etapa. O Flamengo continuava martelando a defesa são-paulina, só não conseguia achar o último passe. Dorival foi para mais uma alteração e Marcos Guilherme deu lugar a Denílson. Aos 46′ o Flamengo quase chegou ao seu primeiro tento. Diego cobrou escanteio e Rhodolfo ganhou da zaga para cabecear firme. A bola foi no canto esquerdo de Sidão que se esticou e fez um milagre para evitar o gol. Antes do jogo terminar Dorival fez a última alteração, Éder Militão esgotado saiu para entrada de Aderlan. Só que não havia tempo para mais nada e ao trilar do apito o São Paulo conseguiu uma grande vitória diante de sua torcida.
O CRONISTA
Para o torcedor do Mais Querido tem sido muito difícil acompanhar as partidas da equipe. O São Paulo é uma verdadeira incógnita nessa temporada. Após duas partidas muito ruins fora de casa, onde o time foi facilmente batido pelos adversários, o São Paulo fez um grande primeiro tempo contra o Flamengo. Com muita paciência na troca de passes, o Mais Querido não afobou as jogadas e conseguiu construir o placar ainda no primeiro tempo. Com Jucilei e Petros a defesa poucas vezes ficou exposta e a equipe conseguiu terminar a partida sem sofrer gols. O time teve uma mobilidade muito melhor e Lucas Pratto não ficou tão isolado como nos jogos anteriores. Como fator negativo o time recuou demais na segunda etapa e abriu mão de jogar. Nem o contra ataque foi explorado, algo que pode fazer a diferença também nas partidas fora de casa. Apesar dos pedidos do treinador para que a equipe fosse mais a frente, os atletas não conseguiram trocar passes nem armar boas jogadas. Com a vitória o Tricolor foi a 37 pontos e ocupa a 14 colocação, ainda precisando (segundo os matemáticos) de 8 pontos para afastar definitivamente as chances de terminar a competição no Z4. No próximo sábado (28) o Tricolor recebe o Santos no Pacaembu para o derradeiro San-São do ano, onde uma vitória tem importância fundamental tanto na tabela como no aspecto emocional. Nossa angustia pode estar chegando ao fim e vamos seguir torcendo para que o sofrimento acabe o quanto antes.
Pro São Paulo FC Fiant Eximia
Concorda? Não? Deixe Seu comentário de forma educada.
Adriano Carvalho – Twitter @AdrianoC80