São Paulo poderá enfrentar o River Plate na Pré-Libertadores em 2020

River Plate foi derrotado pelo Rosario Central neste domingo (10), pela Superliga Argentina. (Imagem: Club Atlético River Plate)

Com a derrota deste domingo (10), por 1×0 para o Athletico Paranaense, o São Paulo se complicou na busca por uma vaga direta na próxima Conmebol Libertadores, levando em consideração a vitória do Grêmio (que se consolidou a quarta colocação) sobre a Chapecoense. A partir de agora, o tricolor vai precisar contar com alguns outros resultados, além de procurar fazer sua parte nas rodadas finais do Brasileirão.

No próximo dia 23 de novembro, acontecerá em Lima a final da edição 2019 da Conmebol Libertadores, entre o River Plate e o Flamengo, e os acontecimentos desta partida podem influenciar no destino do clube do Morumbi em 2020, já que a última temporada dos Millonarios na Superliga Argentina não foi das melhores.

Se ocorrer uma conquista da equipe brasileira na capital peruana, o São Paulo precisaria apenas terminar o Brasileirão no quinto lugar para ter o acesso a fase de grupos do torneio continental de forma direta. Já em caso de triunfo argentino, a situação fica mais complicada.

Na edição 2019 da Superliga Argentina, o River Plate ficou apenas com a quarta colocação (atrás do campeão Racing, Defensa y Justicia, e do Boca Juniors), o que lhe dá apenas uma vaga na Pré-Libertadores de 2020. Assim, caso o River Plate não vença a competição deste ano e o São Paulo termine o Brasileirão em sexto lugar (não considerando um provável sexto lugar do Athletico Paranaense que já está garantido na fase de grupos pela conquista da Copa do Brasil), ambos estarão juntos na Fase 2 da Libertadores de 2020, a chamada “Pré-Libertadores”.

De acordo com os critérios da Conmebol, brasileiros e argentinos entram na Libertadores na Fase 2 (a Fase 1 reúne as equipes classificadas dos países com colocações inferiores no ranking da Conmebol), e podem se enfrentar. Um exemplo foi o confronto na Fase 2 deste ano, entre São Paulo e o Talleres de Córdoba. Depois da Fase 2, entra a Fase 3 que é a última antes da fase de grupos, e reúne confrontos mais equilibrados.

Restam seis rodadas do Brasileirão para o São Paulo definir seu futuro continental em 2020. Inclusive, existe até mesmo a possibilidade de qualificação apenas para a Conmebol Sul-Americana, o que seria considerado mais um vexame no Morumbi.

Caio Felix

Jornalista. Redator do Futebol Profissional no SPFC 24 Horas. Também estou no Twitter através de @OCaioFelix

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.