O Futebol Brasileiro precisa evoluir MUITO!

Peço desculpas antecipadas ao pessoal que acompanha a SPFC 24 Horas para temas relacionados logicamente ao SPFC, por começar esse texto elogiando outros times, mas, numa semana onda Champions League nos proporcionou momentos que só o futebol pode mostrar, mas, o futebol Brasileiro vem proporcionando cada vez menos, temos que falar sobre isso, pois, sim amamos o SPFC, mas, muitos aqui sei que amam também o FUTEBOL como um todo!

Além dos jogos e viradas incríveis feitas pelo Liverpool e Tottenham, o tema também se faz possível aqui na SPFC 24 Horas, pois, um dos protagonistas é mais um “Made In Cotia”. Nosso menino Lucas deu um verdadeiro show e marcou os 03 Gols da histórica virada do Tottenham sobre o Ajax, que também tem um Made In Cotia se destacando, mas, se machucou na final da Copa da Holanda. Lucas, o grande jogador que ainda não tinha mostrado seu futebol na Europa, pois foi covardemente boicotado no PSG e depois descartado para pagaram Milhões Mensais para o mimadinho da mídia que, agora arrependido, está forçando a barra pra sair para o Real Madrid.

E o que a Semifinal da Champions tem haver com o SPFC e como diz o título com o Futebol Brasileiro? Eu respondo: TUDO. A demonstração do que é o verdadeiro futebol JOGADO foi vista muito longe do chamado “País do Futebol”. A tática, a técnica, a raça, o “coração na ponta da chuteira”, foi visto como há muitos e muitos anos não se vê por aqui.

No Brasil, o que tem se destacado, o que tem comemorado títulos, o que tem sido vencedor nos últimos 10 anos, é o “Futebol de Resultado”. O time faz 1×0 e se tranca inteiro esperando a chamada “bola do jogo”. Ou, o time se arma totalmente defensivamente e como dizem os especialistas “dá a bola pro adversário” e se “souber sofrer”, ganha o jogo numa bola espirrada, num escanteio ou até mesmo vai levando para os pênaltis e vê no que dá.

Se um time Brasileiro, como fez o Ajax por exemplo, ganha o 1º jogo de um mata mata fora de casa, no 2º jogo, o atacante vira volante. Coloca-se 01 jogador de velocidade pra puxar contra ataque e espera os 90 minutos. O Ajax, mesmo tendo vencido o 1º jogo fora de casa, ao final do 1º tempo do jogo em casa estava ganhando de 2×0. Voltou para o 2º tempo com a mesma formação e indo pra cima. Ao tomar o 2º gol, aí sim começou a se defender um pouco mais. Porém, em nenhum momento se viu, por exemplo, cenas como a que o Flamengo fez desde o 1º minuto do 2º tempo quando ganhava de 1×0 do SPFC na 3ª rodada de um campeonato de pontos corridos.

O goleiro do Ajax foi fazer cera forte mesmo, já depois dos 40 do 2º tempo.

Peguemos os jogos dos mata mata do Paulistão desse ano! O SCCP fez 1×0 no SFC no 1º jogo e fez um dos jogos mais medíocres da história do futebol. Tomou um gol e ganhou nos pênaltis. O SPFC, por mais que tenhamos comemorado a “maturidade” do time nos 2 jogos contra o SEP, fez 2 jogos também pra não tomar gols.

No 1º jogo da final, tentou propor o jogo, mas, o adversário utilizando da tática que vem utilizando há mais de 10 anos, só se defendeu. Atacantes não passavam do meio campo. E, no 2º jogo, ambos tiveram mais medo de perder do que vontade de ganhar. Cada um fez o seu gol em bolas pouco trabalhadas, e no final a chamada “bola do jogo” apareceu, mas, ambos os times estavam totalmente conformados em decidir nos pênaltis, onde quem perdesse teria a famosa desculpa da “loteria” ou sorte do goleiro adversário.

E tudo isso que estou falando passa pelos Técnicos. Pois, com a nossa cultura de “resultados” se perder 3 jogos seguidos, mídia e torcida já começam a pressão pela demissão e os dirigentes pra tirar o seu da reta, derrubam treinadores aos montes ano após ano. Poucos são os trabalhos em sequência, pouquíssimos são os pensamentos de médio e longo prazo.Tanto é que lá se vão 20 ANOS da conquista da nossa última Copa e até mesmo lá se vão 20 anos, que vimos um time jogar bola com a camisa do Brasil.

Fábio Wink
Torcedor Fanático do SPFC desde 1983
Textos Publicados na SPFC 24 Horas Todas às TerçaseSextas
Twitter: @fabiaowink

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.