Teremos o clássico Majestoso pela 33ª rodada do Brasileirão 2018, Corinthians contra São Paulo, equipes que vivem má fase na temporada, mas brigam por situações distintas na temporada. Os alvinegros querem acabar com o pesadelo do rebaixamento, enquanto os são-paulinos querem confirmar vaga na Libertadores de 2019.
Jogo: Corinthians x São Paulo, válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Local: Arena Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: Sábado, 10 de novembro de 2018
Horário: 17h00 (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR) – O jovem árbitro FIFA já apitou outro clássico do São Paulo em 2018, relembre
Assistentes:Bruno Boschilia (FIFA) e Victor Hugo Imazu dos Santos, ambos do PR
Transmissão: Premiere e Premiere HD
Partidas: 338
Vitórias do São Paulo: 104
Empates: 107
Derrotas: 127
Gols do São Paulo: 462
Gols do Corinthians: 489
Primeiro jogo: Corinthians 2 x 1 São Paulo – Parque São Jorge, Campeonato Paulista 1930
Último jogo: São Paulo 3 x 1 Corinthians – Morumbi, Campeonato Brasileiro 2018
Maior vitória:São Paulo 6 x 1 Corinthians – Chácara da Floresta, Torneio Rio-São Paulo 1933
Maior derrota: Corinthians 6 x 1 São Paulo – Itaquera, Campeonato Brasileiro 2015
O último clássico que ocorreu entre São Paulo e Corinthians foi no primeiro turno do Brasileirão 2018, e melhor para os são-paulinos que fizeram três gols no segundo tempo, dois deles com Reinaldo, atuando na ponta-esquerda, e o que abriu o placar foi de Anderson Martins, após cobrança de escanteio do Nene, o jogo foi com domínio são-paulino, no fim os corintianos descontaram com gol irregular de Jonathas, ficando assim no 3 a 1. Vale lembrar que Rodriguinho ainda estava na equipe adversário, foi a sua despedida do clube.
O São Paulo ainda não conseguiu vencer o rival em Itaquera, foram 8 jogos, 6 derrotas e 2 empates:
- Corinthians 3 x 2 São Paulo (Campeonato Brasileiro 2014)
- Corinthians 2 x 0 São Paulo (Libertadores 2015)
- Corinthians 6 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro 2015)
- Corinthians 2 x 0 São Paulo (Campeonato Paulista 2016)
- Corinthians 1 x 1 São Paulo (Campeonato Brasileiro 2016)
- Corinthians 1 x 1 São Paulo (Campeonato Paulista 2017, semifinal)
- Corinthians 3 x 2 São Paulo (Campeonato Brasileiro 2017)
- Corinthians 1 x 0 São Paulo (Campeonato Paulista 2018, nos pênaltis: 5 x 4)
Outra curiosidade é que neste final de semana teremos outros quatro duelos entre São Paulo e Corinthians, serão nas categorias de base, o sub-20 joga neste sábado (10) às 10 horas, o sub-13, sub-15 e sub-17 no domingo (11), às 10h30, 9h e 11h respectivamente, todos jogos válidos pela volta da semifinal do Paulistão, as partidas terão transmissão da FPFTV, e apenas no sub-13 não será com mando do São Paulo em Cotia.
Em má fase no Brasileirão, o Corinthians venceu apenas uma partida nas últimas cinco rodadas, foi a vitória no sufoco contra o Bahia na 31ª rodada, e contando o período que ocorreu os jogos da final da Copa do Brasil, são oito jogos com apenas uma vitória.
VEJA TAMBÉM ⇒ Confira a análise detalhada do Corinthians
O retrospecto corintiano é preocupante, mesmo que tenha uma distância de 5 pontos do Z-4, perdeu posições na classificação, e o que era um sonho de vaga no G-6, viu a distância de lá subir para 7 pontos, enquanto a zona da degola virou possibilidade…
A fase não é boa, até mesmo nos bastidores o Corinthians vive imbróglios como na última quinta-feira (8) a justiça determinou a penhora da taça do Mundial de 2012, e o presidente Andrés Sanchez deu uma coletiva de imprensa falando sobre o momento do clube, projetou o futuro e não garantiu o técnico Jair Ventura no comando em 2019.
O São Paulo é favorito, estamos jogando mal nos últimos jogos. Mas time por time, estamos devendo para dois ou três no Brasil. Sem citar nomes. Estamos jogando fortemente. Temos média de 23 anos, tem que ter maturação. Está em momento ruim? Está. Mas ano que vem todos verão”, Andrés Sanchez como de costume falando que o rival é favorito.
O técnico Jair Ventura também falou sobre a expectativa para o clássico: “É clássico. Se você ver a tabela, o São Paulo está na parte de cima, nós estamos na parte intermediária. Mas é clássico, teremos casa cheia, 35 mil ingressos vendidos, torcida vai nos empurrar. Espero que a gente esteja atento aos detalhes, que têm nos custado caro nos últimos jogos. Hoje eu só treinei bola parada. Foram 46 treinos desde que cheguei aqui e em toda véspera de jogo eu treinei bola parada. Não é falta de treinamento, mas de concentração”.
Para tentar reagir no campeonato, Jair Ventura fará mudanças no time, o lateral-esquerdo Danilo Avelar perde a posição para o jovem Carlos Augusto, no meio retorna Jadson que desfalcou nas últimas duas rodadas e de centroavante deve jogar Danilo que foi decisivo no jogo contra o Bahia. Já de volante existe uma dúvida, o volante Douglas sentiu incomodo e Araos pode começar o clássico.
Do lado são-paulino o momento também não é dos melhores, pressão para a manutenção do G-4, já que viu o Grêmio encostar na última rodada, mas ao mesmo tempo o time vem de três jogos sem perder, empatou com o Atlético Paranaense, venceu o Vitória e empatou com o Flamengo, estabilizando um pouco a equipe que vive má fase na competição.
CONFIRA ⇒ Relacionados para o Majestoso na 33ª rodada
O provável São Paulo é um mistério, o técnico pode optar por começar o clássico como foi contra o Flamengo, onde escalou três zagueiros e três volantes, com Bruno Peres e Reinaldo nas alas, reforçando assim o meio de campo da equipe. Por outro lado o técnico conta com o retorno do atacante Éverton, mas ainda é dúvida se começa ou não a partida, caso comece, Anderson Martins deixa o time e assim muda o esquema do 3-5-2 para o 4-4-2, já que deve optar pela manutenção de Carneiro e Diego Souza no comando de ataque.
Reinaldo foi decisivo no último clássico Majestoso, mas projetou um duelo diferente daquele do primeiro turno no Morumbi: “O jogo em si já é uma motivação. Fui muito feliz no último clássico. Consegui fazer dois gols e ajudei o São Paulo a vencer. Agora é outro jogo, completamente diferente. Na casa deles. Estamos muito concentrados em vencer. Independentemente de quem faça o gol, o importante é o São Paulo vencer e ficar em cima na tabela”, e também falou sobre o tabu em Itaquera.
Não incomoda (o tabu), porque a próxima partida é a mais importante. Tenho certeza que a nossa equipe está focada. Tem essa tabu aí, mas vamos lutar para fazer uma grande partida e quebrar esse tabu”, disse o lateral que ainda relembrou a goleada sofrida em 2015, na qual ele ainda se diz engasgado.
O discurso são-paulino é de confiança, a equipe só depende dela mesmo para entrar com vantagem no confronto direto contra o Grêmio na próxima rodada, e o clássico será crucial para isso, além do aspecto moral do time.
Provável escalação do Corinthians: Cássio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Carlos Augusto; Ralf e Araos (Douglas); Romero, Jadson e Pedrinho; Danilo; Técnico: Dorival Jr
Desfalques: Renê Júnior (lesão no joelho esquerdo) e Sergio Díaz (dores no joelho direito)
Provável escalação do São Paulo: Jean; Arboleda, Bruno Alves e Anderson Martins (Everton); Bruno Peres, Jucilei, Hudson, Liziero e Reinaldo; Gonzalo Carneiro e Diego Souza; Técnico: Diego Aguirre
Desfalques: Luan (entorse no tornozelo direito) e Rojas (cirurgia no joelho direito)
Pendurados: Anderson Martins, Carneiro, Edimar, Rojas, Liziero e Tréllez
❗Informações adicionais |
Entrada: Clássico é com torcida única, e já foram vendidos 34 mil ingressos, a Arena Itaquera terá casa cheia!
Caso tenha alguma informação ou correção, escreva nos comentários ou entre em contato conosco!
Fábio Martins