Há exatos 25 anos, o maior goleiro artilheiro de toda historia do futebol, registrava seu primeiro gol. Aconteceu no Estádio Doutor Hermínio Ometto em Araras, interior de São Paulo. O jogo empatava em 0x0 contra o União São João, válido pelo Campeonato Paulista, o mesmo ano que fomos vice-campeão contra o time de Itaquera.
Ceni já vinha se destacando no CT da Barra Funda em cobranças de falta e chamava bastante atenção de Muricy Ramalho por sempre estar dedicado em treinar faltas. Segundo o portal oficial do São Paulo, eram mais de 15 mil tentativas acumuladas pelo goleiro em seus treinamentos.
Com gols importantes, nos seus 131 gols na carreira, Rogério coleciona gols em todos os campeonatos que já disputou: Libertadores, Mundial de Clubes, Paulista, Copa do Brasil, Brasileirão, Sul-Americana… Também possui gol contra todos os rivais do Tricolor.
Alguns gols
Destaque para um que não se fala tanto: Rogério marcou na final do paulista em 2000 contra o Santos, logo após de passar pelo Corinthians que havia sido campeão mundial contra o Vasco no Rio de Janeiro. Um belíssimo gol de falta do M1T0 empatou o jogo em 1×1.
A partida em questão terminou em 2×2 com o São Paulo se consagrando Campeão pela 20ª vez, em casa (placar agregado: São Paulo 3 x 2 Santos).
Outro gol pouco valorizado foi contra o Palmeiras no ano de 2002. Rogério pegou a bola e cobrou por de baixo da barreira, estilo de cobrança que logo se popularizou.
Competições internacionais
Rogério Ceni teve a oportunidade de marcar um Hat-Trick pelo Tricolor no ano de 2005. Nesta partida, vencemos o Tigres por 4×0 no Morumbi. Ceni anotou dois gols para conta e desperdiçou um pênalti, mas isso não foi capaz de ofuscar o brilho do goleiro nesse dia. 2005 também o ano que ganhamos o Mundial de Clubes e o M1T0 se tornou o único goleiro na historia que marcou um gol na competição. Em 2012, ano que fomos coroados como Campeões Sul-Americanos, após voltar de lesão e ter ficado seis meses afastado dos campos, em sua primeira chance, o goleiro fez uma pintura contra o Bahia dentro da Arena Fonte Nova.
100ª Gol
Sábado, dia 27 de março as 16h – Arena Barueri.
Jogo aconteceu em 2011, valido pelo Campeonato Paulista. São Paulo não vencia o Corinthians a quatro anos, mas naquele jogo a história seria diferente. Aos 39’ minutos do primeiro tempo, Dagoberto registra uma pintura. Um chute forte de fora da área, no canto direito de Julio Cesar.
Mas ainda no primeiro tempo, Fernandinho sofre uma falta bem próxima a área, do jeito que o Rogério era acostumado a cobrar. Rogério vai para a bola e… GOL. Rogério corre em direção a torcida comemorando como poucas vezes em sua trajetória. Tira a camisa e vibra junto com os companheiros de equipe e a torcida presente… 100ª Gol de Rogério… Encima de um rival… Não poderia ser melhor.
Último gol
Marcado na Copa do Brasil, foi o ultimo gol do maior goleiro artilheiro da historia do futebol. Era um jogo tenso para o São Paulo. Oitavas de final da Copa do Brasil, jogo de volta. Primeiro jogo aconteceu no Cícero Pompeu de Toledo, onde o Tricolor perdeu de 2×1 para o Ceará. Jogo de volta na Arena Castelão e Rogério abre o placar nos acréscimos, gol de pênalti.
Pois o jogo acabou 3×0, nos classificando para a próxima fase da competição, um dia de grandes emoções para o torcedor são paulino.
Rogério está eternizado no clube não somente pelos títulos conquistados, mas também por toda garra e vontade de vestir a camiseta Tricolor. Entrou na historia do time, por toda dedicação e amor pela instituição. Entretanto, tudo que todo são paulino deseja (ou ao menos, deveria) é que Ceni tenha a mesma historia vitoriosa conosco estando no comando da equipe.
Até mais, meus tricolores.