Neste sábado (21), o São Paulo entra em campo pela decisão do Brasileirão Sub 17, em clássico Choque Rei, que será na Arena Barueri. Ao longo do torneio, o Tricolor Paulista manteve uma boa regularidade na competição, uma vez que teve a melhor campanha da primeira fase.
Campanha – Primeira Fase
São Paulo 5 x 1 Goiás
Na estreia da competição, mesmo não jogando em casa (Cotia), a equipe são-paulina goleou o Goiás, em grande atuação de Ryan Francisco, autor de um hat trick em 36 minutos da primeira etapa. Com isso, o Tricolor construiu com facilidade a goleada e sacramentou com gols de Lucas Ferreira e Karlos.
Grêmio 0 x 3 São Paulo
Jogando fora de casa, o São Paulo enfrentou o Grêmio, atual vice campeão brasileiro Sub 17, e, apesar da dificuldade inicial, se impôs no jogo e saiu com a vitória. Os destaques foram Ryan Francisco, desta vez com dois gols, decidindo mais uma vez e Lucca. A equipe venceu e se manteve invicta na competição.
Bahia 2 x 4 São Paulo
Jogando em Cotia, o São Paulo teve mais dificuldade contra o rival baiano e, mesmo com vantagem no placar por duas vezes (gols de Lucas Ferreira e Ryan Francisco), o adversário foi buscar o empate. Porém, a equipe são-paulina foi persistente e novamente com Ryan e com Henrique, decretou a terceira vitória seguida.
Athletico PR 0 x 1 São Paulo
Em duelo duríssimo em Cotia, valido pela liderança do Grupo B, o Tricolor enfrentou o rival paranaense e mais uma vez saiu vitorioso. Com gol de Igor, o São Paulo manteve o 100% na competição.
Cruzeiro 2 x 1 São Paulo
Em jogo fora de casa, a equipe juvenil sofreu sua única derrota na competição até aqui, o que fez com que o Tricolor perdesse a liderança do Grupo B. O gol do São Paulo, foi marcado pelo jogador do adversário contra o próprio patrimônio.
Santos 0 x 3 São Paulo – A melhor atuação
Em uma grande atuação coletiva, o São Paulo, com facilidade, venceu o Santos em Cotia. O placar foi construido desde os primeiros minutos com Osorio e a goleada finalizou com Bernardo e Henrique.
Atlético-GO 0 x 1 São Paulo
Essa partida não teve transmissão, o que dificulta uma análise mais correta. O tricolor venceu o adversário goiano com uma vitória simples, em gol marcado pelo centroavante Ryan Francisco.
Fortaleza 3 x 4 São Paulo
Na partida contra o Fortaleza, o São Paulo teve muitas dificuldades. O adversário saiu na frente e, mesmo com o São Paulo empatando o jogo em seguida, conseguiu ampliar a vantagem para 3×1 na segunda etapa de 3 a 1. O São Paulo foi valente e, em grande atuação de William Gomes (autor de 2 assistências e 1 gol), empatou e depois virou o duelo para 4 a 3, saindo vitorioso da partida duríssima.
Palmeiras 3 x 3 São Paulo
Em jogo fantástico de William Gomes, o Tricolor empatou o choque-rei, válido pela última rodada da fase de grupos. O atacante do São Paulo fez um hat-trick no confronto, porém nos minutos finais a defesa vacilou e levou o empate. Apesar dos três gols sofridos, outro grande destaque do duelo foi o goleiro são-paulino João Pedro, que fez importantíssimas defesas que evitaram a derrota. Apesar do empate, a equipe palmeirense ainda ficou com a melhor campanha da primeira fase no Grupo B.
Mata-Mata
Internacional 1 x 1 São Paulo (Quartas de finais – Ida)
Em jogo muito disputado, o São Paulo empatou fora de casa com o rival gaúcho por 1 a 1, no jogo de ida das quartas de finais. Apesar de sair atrás do placar, o tricolor buscou o empate com gol de Ryan Francisco e levou um bom resultado para Cotia. Por mais uma vez, a participação do goleiro João Pedro se fez fundamental e o jogador se destacou fazendo boas defesas e evitando o triunfo do rival.
Internacional 1 x 4 São Paulo (Quartas de finais – Volta)
Em Cotia, o Tricolor conseguiu se impor desde os primeiros minutos, abriu o placar bem cedo com Ryan Francisco e, com isso, teve tranquilidade para aumentar a goleada com Igor, Felipe e Vitor Torezan, sacramentando a classificação as semifinais do torneio.
Flamengo 1 x 3 São Paulo (Semifinal – Ida)
Em recital de Ryan Francisco, o São Paulo venceu o Flamengo pelo placar de 3 a 1, fora de casa, construindo boa vantagem para buscar a classificação para a final da competição. Destaque para William Gomes, muito importante pelo lado esquerdo, Henrique, autor do outro gol do Tricolor, além de João Pedro, mais uma vez sendo decisivo.
São Paulo 2 x 2 Flamengo (Semifinal – Volta)
Em grande partida de William Gomes (autor de dois gols), o Tricolor garantiu a vaga para a final da competição nacional. Vale destacar também as contribuições de William, Kaue e Lucas Ferreira, que também foram importantíssimos para que a equipe conquistasse a vaga para a decisão.
Destaques
Quarteto Ofensivo
Sem dúvidas, o grande destaque do Tricolor Sub 17, são Ryan, William, Henrique e Lucas Ferreira. Os dois primeiros, estiveram presentes até mesmo em convocação da Seleção Brasileira Sub 17.
Já Ryan, vive um grande 2023, sendo o principal artilheiro do São Paulo no ano, com 24 gols no Paulistão Sub 17 e 14 gols no Brasileirão Sub 17, carregando também a marca de artilheiro máximo das duas competições.
Já Henrique, é um ponta direita, com muita qualidade com a bola no pé e que tem como principais qualidades o corte para dentro e finalização, além da grande facilidade no 1×1. Por fim, Lucas Ferreira, um meia que possui muita qualidade no passe, boas chegadas ofensivas e boa finalização de longa distância, algo que pode inclusive beneficiar o Tricolor na final.
Paredão
Outro grande destaque do São Paulo Sub 17 neste ano é o goleiro João Pedro, que chegou ao clube nesta temporada. Após grande destaque no Ska Brasil em 2022, sendo inclusive um dos responsáveis pela eliminação do próprio São Paulo na semifinal do Paulista Sub 17.
No São Paulo, o arqueiro vem mostrando a razão de ter sido contratado. O jovem goleiro apresenta ótimo reflexo e boa elasticidade, foi muito importante nas quartas e semifinais com defesas fantásticas, contribuindo para confirmar triunfos do Tricolor e evitando gols adversários nas eliminatórias.