Nesta quarta-feira (5) começa mais uma participação do São Paulo na Copa São Paulo de Jr. Ou seja, um torneio de alto valor das categorias de base do futebol brasileiro, e vamos para a história do São Paulo na Copinha!
Nesse meio tempo, apesar das constantes reclamações sobre inchaço de times e estruturas aquém das melhores, a Copinha segue sendo um grande evento. Pois em 2021, não tivemos a competição devido a pandemia do coronavirus, então a volta é triunfal…
A história do São Paulo na competição
O São Paulo vai para a 50ª participação em Copinha. Sendo campeão em quatro ocasiões: 1993, 2000,2010 e 2019. Entretanto podia ser muito mais, são sete vices na história…
Os times campeões
Com nomes importantes como Ceni, Catê, Jamelli, Júlio Baptista, Casemiro Lucas Moura e Antony, o São Paulo conquistou quatro títulos na Copinha. Pois sendo três com ex-jogadores no comando, Pita, Márcio Araújo e Sérgio Baresi.
Sem participar e eliminação precoce
Nas duas primeiras edições, em 69 e 70, o São Paulo não participou. Ou seja, somente em 71 esteve presente já com a Copinha sendo disputada nacionalmente, e caiu para o campeão Fluminense.
Sobre eliminação precoces, aconteceu em sete ocasiões, a última em 2012 com derrota para o Grêmio Barueri e empate com o Sergipe. Pouco antes na estreia venceu de 10×0 contra o Palmas e parecia que ia…
Artilheiros e ex-jogadores no comando
Logo o São Paulo teve Zé Sérgio e Pita como técnicos, ídolos do time, sendo o Pita campeão. Além deles, Baresi e Marcio Araújo já citados na matéria, comandaram time e foram campeões.
Sobre os artilheiros Jamelli, Dodô, Lucas Gaúcho, Toró e Gabriel Novaes conseguiram os feitos pelo clube.
Revelações e duelo de pentacampeões do mundo
Assim as revelações são-paulinas no torneio foram várias. Ou seja, só deu para citar alguns nomes de tantos que surgiram no torneio, apesar de Kaká por exemplo ter sido reserva da equipe, do craque Harison.
Em 1993, Ceni surgiu com destaque no time campeão, pelo caminho enfrentou Marcos (Palmeiras) e Dida (Vitória), anos mais tarde seriam os três goleiros do pentacampeonato mundial de 2002.
Duelos contra gringos
Anteriormente, em sua história na Copinha, o São Paulo enfrentou quatro times estrangeiros e tem bom retrospecto. Assim como venceu Cerro Porteño e seleção chinesa sub-20, mas empatou com Kashiwa e perdeu para o Universidad de Guadalajara.
➤ Duelos contra gringos
O São Paulo enfrentou clubes estrangeiros na Copinha:
1988: SPFC 0x1 Universidad de Guadalajara
1994: SPFC 4×0 Cerro Porteño
1997: SPFC 1×0 Seleção da China sub-20
2014: SPFC 1×1 Kashiwa ReysolRetrospecto é favorável nos quatro jogos. pic.twitter.com/hLl2tsbFtH
— SPFC24HORAS.COM.BR 🇾🇪 (@SPFC24Horas_) January 4, 2022
Revelações dentro do time atual
Bem como o elenco são-paulino é formado por muitos jogadores criados em Cotia, e que atuaram na Copa São Paulo de Junior.
➤ Elenco atual é Made in Copinha
Muitos #MadeInCotia do elenco atual jogaram a Copinha pelo clube são-paulino.
Entre eles Diego Costa, Welington, Luan, Liziero, Igor Gomes, Sara, Nestor e outros nomes que estão a surgir…. pic.twitter.com/IEFc1EwqP6
— SPFC24HORAS.COM.BR 🇾🇪 (@SPFC24Horas_) January 4, 2022
A versão 2021
Com atletas inscritos, mas desfalque de Talles Costa que fará pré-temporada com profissional, Alex é a esperança no trabalho.
Mas, isso é apenas um pouco sobre a história do São Paulo na Copinha…