Em 2023, as categorias de base do São Paulo tiveram uma grande evolução comparada ao ano de 2022, pois ao todo foram 5 finais disputadas. O Tricolor chegou nas finais do Paulistão (Sub 13, Sub 14, Sub 17 e Sub 20), além da final no Brasileirão Sub 17. Entretanto ficou um gosto amargo para o soberano, pois nos estaduais e brasileiro, o clube não venceu nenhum titulo na base.
Sub 15
Na categoria Sub 15, o São Paulo teve como principal torneio em disputa o campeonato paulista sub 15. Entretanto, apesar de um inicio promissor com Allan Barcelos, que depois subiu ao Sub 17, quando houve a chegada de Mario Ramalho, o time decaiu de produção. Com isto, o Tricolor Paulista sucumbiu ao rival Palmeiras e terminou o torneio nas quartas de finais. Além do Paulistão, o Tricolor esteve envolvido na Copa Nike, onde também parou nas quartas de finais da competição, pois perdeu pelo placar de 1 a 0 para o rival Corinthians.
Sub 17
Apesar de não conquistar nenhum titulo, foi a categoria que houve mais visibilidade do São Paulo em 2023. No Brasileirão, a equipe teve uma grande primeira fase, pois terminou com a melhor campanha geral, com 7 vitorias, 1 empate e apenas 1 derrota. Entretanto, após passar no mata mata por Internacional (Quartas de final) e Flamengo (Semifinal), o Tricolor sucumbiu ao rival Palmeiras e terminou com o vice campeonato do torneio.
No Paulista Sub 17, apesar de maior dificuldade na fase de grupos, o Tricolor avançou também ao mata mata da competição. Na fase final do torneio, o Tricolor primeiramente eliminou a Ferroviária, em confronto duríssimo pelas quartas de finais. Na sequencia, em revanche da final do Brasileirão Sub 17, o São Paulo voltou a enfrentar o rival Palmeiras. Entretanto, desta vez com grande atuação de João Pedro, pois defendeu 3 pênaltis, o São Paulo se credenciou para a decisão. Apesar de chegar em mais uma decisão, o Tricolor terminou com o vice campeonato, pois foi superado pelo rival Corinthians nas penalidades.
Sub 20
Para a Copinha em 2023, o Tricolor apostou em Belleti como o novo técnico para a categoria Sub 20, que entretanto não deu certo. Após uma primeira fase com 100% de aproveitamento (vitorias sobre Porto Velho, Marilia e CSP) o São Paulo ainda passou do Retro na segunda fase do torneio. Entretanto após uma partida apática e muito abaixo, a equipe perdeu de 3 a 1 para o América MG e se despediu na terceira fase do torneio.
A eliminação refletiu ainda na campanha do São Paulo no Brasileirão Sub 20, que fez uma péssima campanha, sendo o terceiro pior na classificação geral, vencendo apenas 2 partidas e perdendo 6 jogos no torneio. Com isto, sobrou ao Tricolor, a disputa do Paulistão Sub 20, onde apesar das desconfianças o São Paulo chegou a final.
Após uma fase de grupos tranquila, onde o Tricolor passou pelos rivais no torneio sem realizar um grande esforço, nas quartas, o São Paulo teve grande dificuldade contra o Ibrachina. Mas graças a Leandro Mathias, que fez grandes defesas, o Tricolor segurou o ímpeto do rival e se credenciou para enfrentar a Ferroviária. Em mais duas atuações de gala, Leandro Mathias fez grandes defesas, brilhando também nos pênaltis e levando o soberano a final do torneio. Apesar disso, o São Paulo foi superado pelo rival Palmeiras em ambos jogos da final e ficou com o vice campeonato da competição.
Destaques
Sub 15
Augusto Baima
Apesar de uma temporada abaixo da categoria Sub 15, o jovem atacante teve uma grande temporada em numeros individuais. No Paulistão Sub 15, o atacante Tricolor fez 16 gols em 19 jogos, ficando um gol atrás do artilheiro da competição. Além dos gols no Paulistão, o jogador foi muito importante na MGF Cup, que fez 6 gols em 4 jogos disputados.
O grandalhão Augusto Baima fez 22 gols em 31 partidas nessa temporada, sendo vice-artilheiro do Campeonato Paulista sub-15 (16 em 19 jogos, com um a menos que o artilheiro Felipe Quinelli). Também entrou na conta os 6 gols em 4 confrontos pela MGF Cup sub-16. pic.twitter.com/F9zT03sNDk
— AspirantesTricolores (@aspirantesSPFC) December 22, 2023
Sub 17
William Gomes
O jovem de apenas 17 anos, entre os jogadores que jogam pelas categorias de base, foi quem teve o maior destaque. Pois o jogador teve uma grande temporada, contribuindo com 13 gols e 25 assistências em 2023, além de passar pelas categorias Sub 17, Sub 20 e fazer jogos no profissional. A ver como será o inicio de William em 2024, uma vez que está inscrito na Copinha, mas Dorival Jr deseja contar com o jogador.
Ryan Francisco
O jovem centroavante é outro que o torcedor são paulino pode esperar que seja observado pelo técnico Dorival Jr, pois fez grande 2023. O atacante foi o artilheiro máximo das categorias de base, com 45 gols marcado em 43 jogos disputados (Media de mais de 1 gol por jogo), além de ser artilheiro do Paulistão Sub 17 e do Brasileirão Sub 17.
Foram tantos gols em 2023 que Ryan Francisco chamou atenção até da comissão técnica do profissional. No total: 45 em 43 partidas. Artilheiro do Campeonato Brasileiro sub-17 (14 gols em 14 jogos) e do Campeonato Paulista sub-17 (28 em 20 partidas). pic.twitter.com/jvAi1nanTE
— AspirantesTricolores (@aspirantesSPFC) December 22, 2023
João Pedro
O arqueiro é outro que merece um destaque pelo seu bom desempenho em 2023 e ser observado para os próximos anos e que vai estar na Copinha. Pois, apesar de chegar ao São Paulo em 2023, chegando do Ska Brasil, o jovem se firmou na meta são paulina, sendo fundamental com seu ótimo reflexo e elasticidade, ajudando o Tricolor a chegar longe nas competições com o Sub 17.
Sem dúvidas, para 2023, a grande novidade foi a chegada do goleiro João Pedro.
O jovem que veio do Ska Brasil, após eliminar o São Paulo do Paulistão Sub 17 em 2022, vem sendo outra grande peça da equipe juvenil. O arqueiro vem sendo muito importante, pois tem ótimo reflexo,… pic.twitter.com/n4aJzLHg3W
— SPFC 24 HORAS 🇾🇪 (@SPFC24Horas_) October 11, 2023
Sub 20
Leandro Mathias
Já a alguns anos, vem sendo o grande nome da categoria Sub 20 do São Paulo, pelas suas grandes defesas. Em 2023, o jogador foi mais uma vez importante, sendo fundamental nas quartas de finais e semifinais, levando o Tricolor a decisão do torneio. É visto com muita capacidade, pois assim como João Pedro, tem um reflexo e elasticidade como grandes vantagens.
Talles Wander
Foi o artilheiro da categoria Sub 20, contribuindo com gols importantes na Copinha, pois apesar de uma campanha abaixo, o jogador encerrou a competição como vice artilheiro (5 gols em 4 jogos). Além disso, encerrou o Paulistão Sub 20 como artilheiro, com 16 gols em 27 jogos. Com o limite de idade, Talles vai iniciar 2024 com o elenco profissional, podendo ser uma possibilidade para Dorival Jr.
Talles Wander fez o “T” 23 vezes em 2023. Foi vice-artilheiro da Copinha (5 gols em 4 jogos) e artilheiro do Campeonato Paulista sub-20 (16 gols em 27 partidas). pic.twitter.com/5RcxAqA1IJ
— AspirantesTricolores (@aspirantesSPFC) December 22, 2023
Outro destaque
Nicolas Francisco
Sem duvidas, não poderíamos terminar 2023, sem falar do ano espetacular de Nicolas, artilheiro máximo no Sub 13. Além de ser o artilheiro da competição, ele terminou com uma media fantástica (32 gols em 23 jogos), quebrando recorde de mais gols feitos em uma só edição do Paulistão Sub 13.
Nicolas Francisco entrou para a história do Campeonato Paulista sub-13 após marcar 32 gols em 23 jogos, superando o recorde de Marcos Leonardo (25 gols em 2016) e ultrapassando outros jogadores: Endrick (16 em 2018), Kaio Jorge (16 em 2015) e Rodrygo (19 em 2014). pic.twitter.com/VUJFR5KBJs
— AspirantesTricolores (@aspirantesSPFC) December 22, 2023