Esse tal de futebol… haja coração para o torcedor do São Paulo. Mais do que um clássico entre as oitavas da Libertadores, um jogo importante neste domingo. Quis o destino que os dois clássicos da 23ª rodada do envolvessem quatro dos postulantes ao título, no mesmo dia. Neste domingo (18) Palmeiras e São Paulo entram em campo no Allianz Parque, no horário sagrado do futebol (16h), buscando 3 pontos e um fôlego importantíssimo na luta pelo título brasileiro.
Em questão de futebol, o 0 x 0 contra o Nacional na última quinta-feira não foi nem um pouco bonito, e bem sofrido. Porém, manteve a confiança em dia no torneio continental, e até certo ponto, trouxe uma ligeira vantagem ao São Paulo para o clássico; falaremos dela a seguir. Desde a derrota para o Fortaleza em 27 de Julho, são cinco jogos de invencibilidade para os comandados de Zubeldia, que estará suspenso. Maxi Cuberas comanda o time.
A lista de desfalques segue quase a mesma: além de Alisson (fratura no tornozelo) e Pablo Maia (lesão no tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda), Erick deve ser baixa por conta de dores.
Classificação do Brasileirão 2024, com os jogos do sábado à noite
(Reprodução: GE)
FICHA TÉCNICA:
Jogo: Palmeiras x São Paulo
Local: Allianz Parque
Data: 18 de Agosto (domingo), 16h
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Raphael Claus (FIFA – SP)
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Assistente 2: Daniel Paulo Ziolli (SP)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR)
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 347
Vitórias do São Paulo: 116
Vitórias do Palmeiras: 116
Empates: 115
Primeira partida: São Paulo 2 x 2 Palestra Itália – Paulistão 1930
Última partida: São Paulo 0 x 0 Palmeiras – Brasileirão 2024
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
Separados por um muro, mas bem distantes em momento. Se o São Paulo vem em boa fase para o clássico, o Palmeiras virou um trem desgovernado, vindo de derrota para o Botafogo nas oitavas de Libertadores, e com apenas 3 vitórias nos últimos 10 jogos. Nesse meio tempo, o time alviverde caiu na Copa do Brasil e ve ameaçadas as chances de títulos no ano – além do Paulistão.
A pontuação, igual a do São Paulo, com vantagem nos critérios de desempate, não retrata com exatidão as duas equipes antes do jogo.
CURIOSIDADES:
Essa curiosidade eu garanto que você, leitor do SPFC24Horas, não imaginava: desde a adoção dos pontos corridos com 20 clubes, em 2006, já se foram 18 edições. E em jogos pela 23ª rodada, tão decisiva neste 2024, o São Paulo tem dois retrospectos abaixo.
Nessa rodada, já enfrentou rivais em sete oportunidades, vencendo apenas uma vez; por ironia, justamente o Palmeiras, por 2 x 0 em 2010, e como “visitante” no Pacaembu. No total contra rivais, são também 3 empates e 3 derrotas.
Em números totais, contra todos os times, são 6 vitórias, 5 empates e 7 derrotas. O mais expressivo dos triunfos, sem dúvidas, foi o 6 x 0 diante do Paraná Clube em 2007. Porém, desde os 3 x 1 sobre o Bahia em 2020, o São Paulo não vence jogos pela 23ª rodada, com 1 empate e 2 derrotas.
Palmeiras 0 x 2 São Paulo, Brasileirão 2010; única vitória do São Paulo contra rivais pela 23ª rodada, com 20 clubes
(Reprodução: Morumbiteca/YouTube)
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:
Palmeiras: Weverton; Giay (Marcos Rocha), Naves, Vitor Reis e Vanderlan; Fabinho, Richard Ríos e Maurício; Felipe Anderson, Lázaro e Rony.
Técnico: Abel Ferreira
São Paulo: Jandrei, Igor Vinícius, Sabino, Ferraresi e Patryck; Liziero, Marcos Antônio e Nestor; Michel Araújo, Wellington Rato e André Silva.
Técnico: Maxi Cuberas
João Silvino
@JPSilvino_2004 (Twitter e Instagram) / João Silvino (YouTube)
Um pequeno desabafo: nunca um assalto ou uma dupla de bandidos desocupados e mal amados será capaz de silenciar esta voz.
Seguimos, de cabeça erguida no sonho.
(Em razão do ocorrido comigo nesta madrugada)