Mal saímos de um clássico e de uma semana bastante movimentada nos bastidores, e cá estamos diante de outro rival. Neste sábado, às 20h30, o São Paulo entra em campo pela 6ª rodada do campeonato paulista, encarando o clássico San-São na Vila Belmiro. O duelo terá transmissão na TNT em TV Fechada, e no streaming Max.
Em 4 jogos oficiais na temporada, o São Paulo não sabe o que é perder, vindo de três vitórias consecutivas, a última diante da Portuguesa no apagar das luzes. Embalado, o tricolor contou ainda com resultados favoráveis na rodada anterior, e com 1 jogo a menos, já abriu quatro pontos de vantagem em relação a Novorizontino e Noroeste no Grupo C, podendo encaminhar uma classificação tranquila. Apesar das polêmicas e dores de cabeça envolvendo a gestão, com as vendas de William Gomes e Moreira, e a chegada de Cédric, o momento é positivo, trazendo ótimas expectativas.
Os desfalques para o clássico são o volante Luiz Gustavo, afastado após fraturar o dedo do pé na Pré-Temporada, diante do Cruzeiro e Alan Franco, de última hora, que sentiu uma sobrecarga na coxa esquerda.
FICHA TÉCNICA:
Jogo: Santos x São Paulo
Local: Vila Belmiro
Data: 1º de Fevereiro (sábado), 20h30
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistente 1: Alex Ang Ribeiro
Assistente 2: Raphael de Albuquerque Lima
Quarto árbitro: Fagson Júnior dos Santos Silva
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Luiz Flávio de Oliveira, árbitro do clássico neste sábado.
(Reprodução: NETLUSA)
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 323
Vitórias do São Paulo: 139
Triunfos do Santos: 108
Empates: 76
Primeira partida: Santos 2 x 2 São Paulo – Paulistão 1930
Última partida: São Paulo 0 x 1 Santos – Paulistão 2024
Último clássico San-São, pelo Paulistão 2024.
(Reprodução: UOL)
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
Apesar da empolgação pelo retorno de Neymar, o momento do Santos, mais uma vez, está longe de ser positivo. O Peixe vem de 4 partidas sem vitória no Paulistão, com três derrotas consecutivas. Em caso de mais uma derrota, os comandados do português Pedro Caixinha podem até terminar a rodada na zona de rebaixamento.
Santos vem de 3 derrotas consecutivas, a última diante do São Bernardo.
(Reprodução: Paulistão)
CURIOSIDADES:
O São Paulo vem de dois jogos sem vencer o clássico San-São, com um 0 x 0 no Brasileirão 2023, e a derrota por 1 x 0 no Paulistão de 2024. Caso não triunfe novamente, será a maior seca no clássico em 9 anos: entre setembro de 2015 e outubro de 2016, foram 6 partidas sem conhecer o gosto da vitória diante do rival da Baixada, com 5 derrotas.
Há outra curiosidade a favor dos santistas, que o São Paulo tem a chance de evitar: o Peixe entra em campo buscando o gol 13.000 de sua história, faltando apenas um para atingir a marca.
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:
Santos: Gabriel Brazão; JP Chermont, Lucan Peres (João Basso), Zé Ivaldo e Souza; João Schmidt, Diego Pituca (Tomás Rincón) e Soteldo; Léo Godoy (Miguelito), Guilherme e Tiquinho Soares.
Técnico: Pedro Caixinha
São Paulo: Rafael; Igor Vinicius, Arboleda, Sabino e Enzo Díaz (Patryck); Alisson, Pablo Maia, Lucas e Oscar; Luciano e Calleri (André Silva).
Técnico: Luis Zubeldia