Depois de uma semana de “folga”, por conta da interrupção no Brasileirão, o São Paulo volta a campo na noite desta quinta-feira, pela Copa do Brasil. Em mais um horário indigesto para o torcedor, 21h30, o objetivo é garantir a encaminhada classificação na Copa do Brasil, contra o Águia de Marabá. No jogo de ida, em Belém, vitória por 3a1, porém, o susto contra o Sport no ano passado precisa servir como aprendizado. Transmissão do Amazon Prime Video, e em áudio no YouTube da SPFC24Horas.
O empate da última quinta-feira, diante do Barcelona de Guayaquil pela Libertadores, jogou água na champanhe do torcedor, com a pior atuação da Era Zubeldia. Com uma semana livre caindo de paraquedas no calendário, a primeira expectativa é de imposição, buscando a classificação mais tranquila possível frente a 30 mil torcedores, segundo a última parcial divulgada pelo clube.
Os desfalques para esta noite são: Calleri (lesão na panturrilha direita), Pablo Maia (cirurgia para reinserção do tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda), Rafinha (fratura na fíbula esquerda) e Wellington Rato (Sindesmose no tornozelo esquerdo e entorse).
FICHA TÉCNICA
Jogo: São Paulo x Águia de Marabá
Local: Morumbis
Data: 23 de Maio (quinta-feira), 21h30
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistente 1: Naílton Júnior de Sousa Oliveira (CE – Fifa)
Assistente 2: Fernanda Kruger (MT – Fifa)
Quarto árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Árbitro de vídeo: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
DADOS HISTÓRICOS
Jogos: 1
Vitórias do São Paulo: 1
Vitórias do Águia de Marabá: 0
Empates: 0
Gols do São Paulo: 3
Gols do Águia de Marabá: 1
Primeira partida: Águia de Marabá 1 x 3 São Paulo – Copa do Brasil 2024
DE OLHO NO ADVERSÁRIO
O momento do Águia de Marabá já era ruim no jogo de ida, e de lá pra cá, piorou. O técnico Mathaus Sodré foi demitido no último dia 12, com Glauber Ramos, ex-Goiás, assumindo o cargo. Em quatro jogos na Série D, a equipe marabaense ainda não venceu, levando 4 x 0 do Maranhão no último sábado, pela quarta rodada da “Dezinha”.
CURIOSIDADES
Além de tentar manter a invencibilidade com Zubeldia, o São Paulo joga para quebrar um razoável tabu, que poucos fazem ideia: considerando o primeiro confronto de dois jogos em cada Copa do Brasil, o tricolor não sai com duas vitórias desde 2018, quando eliminou o CRB na terceira fase; vitórias de 2 x 0 na ida, e 3 x 0 na volta.
- 2019: o primeiro confronto de dois jogos foi nas oitavas, diante do Bahia; perdeu ambos por 1 x 0.
- 2020: o primeiro confronto de dois jogos foi nas oitavas, diante do Fortaleza; empatou na ida por 3 x 3, e na volta por 2 x 2 (nos pênaltis, triunfou por 10 x 9)
- 2021: o primeiro confronto de dois jogos foi na 3ª fase, contra o 4 de Julho; perdeu na ida por 3 x 2, venceu a volta por 9 x 1.
- 2022: depois de eliminar Campinense e Manaus, o primeiro confronto de dois jogos foi na 3ª fase, contra o Juventude; empatou na ida por 2 x 2, venceu na volta por 2 x 0.
- 2023: o primeiro confronto de dois jogos foi na 3ª fase, contra o Ituano; empatou na ida por 0 x 0, venceu na volta por 1 x 0.
Para reforçar e deixar claro: em 2022, ano que não jogamos a Libertadores, a estreia foi na primeira fase, em jogo único. Aqui, estou falando dos primeiros duelos em que tivemos jogos de ida e volta.
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS
São Paulo: Rafael; Igor Vinicius, Arboleda, Alan Franco, Patryck; Alisson, Bobadilla, Galoppo; Ferreira, Luciano e André Silva; Técnico: Luis Zubeldía.
Águia de Marabá: Axel Lopes; Bruno Limão, David Cruz, Betão, Alan Maia, Wender, Junior Dindê, Mariano, Hitalo, Braga e João Guilherme; Técnico: Glauber Ramos.
João Silvino
@JPSilvino_2004 (Twitter e Instagram) / João Silvino (YouTube)