Opinião: O que acontece em Cotia ? Erros na gestão vão sendo cruciais para dificuldades, porém tem uma boa notícia.

De 2021 para até o presente momento, o Tricolor mudou a diretoria, e com o presidente Julio Casares, alguns setores do clube tiveram algumas mudanças. Um dos setores foram as categorias de base, pois Milton Cruz e Marcos Biasotto foram selecionados para serem gestores da base. Entretanto, até o momento, na gestão da dupla, o Tricolor não teve títulos em competições.

Pois, abaixo listaremos problemas existentes, que atualmente estão prejudicando a base atualmente e podem ser um problema mais a frente, pois são problemas graves que já vem de anos no clube.

Gestão

Com toda certeza, aquilo que vem mais prejudicando não somente as categorias de base, mas tudo que envolve o São Paulo no momento. Entretanto, nas categorias de base esse problema é mais evidente ainda, pois colocou profissionais sem capacitação para trabalhar com isto.

Na gestão Casares, o presidente designou Biasotto como responsável, que trabalhou em clubes como Athlético-PR e Palmeiras, entretanto não fez grande trabalho. Porém, também até o momento vem fazendo um trabalho muito duvidoso dentro do Tricolor.

Comando técnico

Apesar de ser um quesito que diz muito sobre a diretoria, este quesito vem sendo muito questionado, por quem acompanha Cotia. Pois desde que veio Alex, em 2021, o Tricolor apostou em profissionais, com pouca ou quase nenhuma experiência para o cargo, entretanto sendo selecionados por terem amizade com a diretoria.
Entretanto, com os dois técnicos, o que funcionou foi apenas o primeiro ano com Alex, pois no segundo, contou com muitos desfalques, principalmente com subidas de jogadores do Sub 20 ao profissional.

Porém no final de 2022, Alex saiu e para seu lugar foi contratado Belleti, pois o mesmo já havia tido passagem pelo São Paulo, desta vez como jogador. Entretanto, apesar de ter conhecimento da estrutura, o técnico vem com desempenho abaixo. Pois apesar de ser um trabalho recente, a equipe não apresentou resultados, sendo eliminado da Copinha na 3 fase. Além disto, o clube teve desempenho aquém no Brasileirão Sub 20, pois foi eliminado, antes de encerrar a fase de grupos.

Captação ao invés de formação

O meu principal questionamento a diretoria, chega neste ponto, pois o clube vem fazendo o processo totalmente errado para as categorias de base. Pois quando o clube deveria apostar em formação dos jogadores já presentes, preferem fazer a captação de jogadores no mercado.

Mas qual o problema disso ?
Quando se aposta em formação de jogadores, o clube busca crescer as categorias de base desde o período de formação do jogador, quando ainda está nas categorias Sub 11, 13. Com isto, se desenvolve melhor o jogador, fazer a formação completa, pois com isso o atleta tem mais potencial de qualidade no futuro.
Entretanto, quando se aposta na captação de jogadores, acaba se tornando muito difícil, o clube ter avanço nas categorias de base. Pois na captação, busca se muitos jogadores, para ter um elenco mais cheio, entretanto visualizando ter apenas de 4 a 5 destaques no conjunto.

Ponto positivo da captação de jogadores atualmente

Entretanto, apesar de estar no método de captação, a gestão Casares-Biazotto tem um ponto positivo. Pois apesar do grande volume de jogadores chegando a Cotia, o Tricolor conseguiu ampliar a visão de mercado para fora do Brasil.
Pois na gestão atual o clube conseguiu trazer Azeez, Juan Macias, Clauvis Etienne, Iba Ly e King Faisal, pois este último foi quem teve maior destaque no Tricolor até o momento.

(Foto: Ana Luiza | @saopaulofc)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.