Para 2023, um importante campeonato voltou a tona, para a seleção brasileira de base, após 4 anos fora: o Mundial Sub 20. Pois, em 2019, na última edição, a seleção não esteve presente afinal, fez um sul americano ruim, assim ficando de fora do Mundial, realizado na Polônia. Entretanto, em 2023, o Sub 20 fez grande trabalho vencendo o torneio antecedente ao Mundial invicto. Portanto, com isto, além da vaga no Mundial, garantiu a participação nos Jogos Pan Americanos de 2023.
Jogadores do São Paulo Campeões Mundiais Sub 20
1983
Edson Bonifácio “Boni”
Foi um zagueiro que defendeu a camisa do São Paulo, nos anos de 1982 a 1984, que entretanto não teve muitas chances na equipe. Com o Tricolor, teve 33 partidas com a camisa tricolor (14 vitórias, nove empates e 10 derrotas) e nenhum gol marcado.
Sidney José Tobias
Foi um ponta esquerdo muito rápido e habilidoso, que foi lançado ao time profissional, logo após a conquista do Mundial Sub 20. Entretanto, o atacante teve grande destaque no time que ficou conhecido como os Menudos do Morumbi.
Sob o comando do técnico Cilinho, e tendo companheiros como Careca, Muller e Silas, o ponta-esquerda brilhou ajudando o Tricolor a ser campeão paulista de 1985. Na final daquele estadual, contra a Portuguesa, Sidney marcou um dos gols da vitória do São Paulo.
1985
Paulo Silas do Prado Pereira
Mais conhecido como Silas, o ex jogador, assim como Sidney, teve seu começo de passagem no Tricolor, na época dos Menudos do Morumbi. Pois com isso, estava junto de Muller, Careca e companhia, que levaram o Tricolor a conquistar o Paulistão de 1985 e 1987, além do Brasileirão de 1987.
Em 1988, foi transferido para o Sporting (Portugal), onde teve exito pelo time português, porém permanecendo por apenas dois anos no clube, pois teve rodagem por outros países. Voltou ao Tricolor em 1997, para uma segunda passagem pela equipe, porém não teve o mesmo sucesso conquistado anteriormente. No torneio Mundial Sub 20, o atleta teve participação em 6 partidas, contribuindo com um gol para a seleção brasileira, sendo eleito o melhor jogador da competição.
Luiz Antônio Correia da Costa “Muller”
Um dos grandes da historia Tricolor, o atacante foi mais um que surgiu vitoriosa época dos Menudos do Morumbi e que teve duas grandes passagens pelo São Paulo. Na primeira, o jogador chegou em 1984, após vir do Operário (MS), e foi grande destaque no Paulistão de 85 e 87, além do Brasileirão de 1986. Com isto, foi vendido ao Torino (Itália), porém no velho continente, o jogador esteve longe de repetir o futebol apresentado no Tricolor.
Porém quando retornou em 1991, o atleta se tornou ainda mais importante na equipe de Tele Santana, campeão Brasileiro e Paulista daquele mesmo ano. Entretanto, foi nos anos seguintes, onde o jogador teve o seu auge no clube, pois fez parte do elenco que foi campeão em 1992 e 1993, da Libertadores da América e Mundial de Clubes. O jogador foi mais importante ainda, pois fez o terceiro gol do São Paulo na vitória contra o Milan, por 3 a 2, no segundo titulo mundial Tricolor.
2003
Kléber Giacomace de Souza Freitas
Apesar de seu destaque em clube rival, o inicio de sua passagem no futebol foi pelo Tricolor em 2003, onde pela equipe teve 46 jogos, contribuindo com 10 gols e 7 assistências. Entretanto, em 2004, saiu do Tricolor, pois foi vendido ao Dínamo de Kyiv, clube ucraniano. No torneio mundial, fez 7 jogos com a camisa da seleção brasileira, marcando um gol na competição.
2011
Bruno Uvini
O atleta estreou no anterior no time principal Tricolor, porém não teve muitas oportunidades na equipe principal, pois logo começou a sua rodagem, no futebol, onde está atualmente no Gremio. Na competição, o atleta fez 7 partidas contribuindo para a conquista da seleção brasileira.
Carlos Henrique Casimiro
Dentre os jogadores que estiveram com a camisa da seleção brasileira e foram campeões do Mundial Sub 20, o volante é quem tem atualmente o maior destaque. No Mundial, o atleta participou de 7 jogos com a seleção, sendo fundamental para a conquista do titulo.
Já pelo Tricolor, o atleta fez 111 partidas, no período de 2010 a 2013, contribuindo com 11 gols em todo a passagem com a camisa são-paulina. Em 2013, atraiu olhares do Real Madrid, e teve sua transferência confirmada pelo clube espanhol. Atualmente está no Manchester United (Inglaterra).
Henrique Almeida
O jogador, que foi eleito o melhor jogador da competição, teve grande participação na conquista da seleção brasileira, com 5 gols em 7 jogos, sendo artilheiro do torneio. Entretanto, pelo Tricolor, o atacante nunca teve o sucesso e êxito quando defendeu a seleção brasileira Sub 20.
Em 2009, o atleta foi artilheiro do Tricolor na Copinha, mas quando chegou aos profissionais, não teve o mesmo desempenho. Na sua passagem pela equipe principal, o atleta fez 30 jogos, com 3 gols marcados. Após isso, o atleta teve passagens por inúmeros clubes brasileiros e atualmente está no América MG.
Quem poderia ter ido ?
Lucas Beraldo
O jovem zagueiro, que vem sendo um grande destaque, poderia facilmente estar na lista do técnico Ramon Menezes. Pois, com sua maturidade e sua qualidade, que vem sendo mostrada no São Paulo, ele era presença constante nos amistosos da seleção. Entretanto, devido a sua sequencia com o time principal, teve sua liberação concedida pelo técnico.
Patryck
O jogador poderia estar presente, porém a sequência no time principal foi peça chave para sua liberação. Pois, sua presença era constante, principalmente nos amistosos da Seleção Sub 20. Além disto, o jogador foi peça fundamental para o titulo Mundial Sub 17, em 2019. Entretanto, é mais um Tricolor que fica fora da disputa da competição.