Desde sempre, grandes clubes do futebol mundial usaram seus estádios como vantagem sobre seus adversários para conquistar vitorias, títulos e viradas improváveis em placares agregados, como vimos no Morumbi na última quinta-feira (8).
Exemplos de equipes que tem sua casa como seu maior trunfo são inúmeras: o Boca Juniors, e a temida La Bombonera; o River Plate no Monumental de Nuñez; e até mesmo o Athletico Paranaense, que fez da Arena da Baixada um verdadeiro alçapão no primeiro do jogo da semifinal da Libertadores contra o Palmeiras.
Quando um time sabe a vantagem de jogar em seus domínios, grandes feitos são possíveis, e o São Paulo é um dos melhores times do Brasil que sabe aproveitar esse fator.
A conexão que existe entre São Paulo, torcida e Morumbi é algo que nem o mais fanático torcedor consegue explicar. Mesmo com a equipe não vivendo um grande momento na temporada, e com um resultado de 3×1 contra si depois da partida em Goiânia, o cenário mais provável seria o caos e mais uma eliminação no ano.
Mas o que vimos foram mais de 54 mil pessoas empurrando o time até o último minuto da partida, e logo de cara, aos três minutos, o Tricolor fez o primeiro, com Patrick, e diminuiu a vantagem do Atlético.
Depois de tanto martelar, em jogada de Alisson pela esquerda, o meia cruzou e encontrou mais uma vez o camisa 3, que se antecipou ao lateral e completou para o fundo das redes, explodindo as arquibancadas e levando a decisão aos pênaltis.
O resto? Galoppo converteu a última cobrança, e levou os comandados de Rogério Ceni a mais uma final internacional, e revertendo um resultado que parecia inalcançável. A explicação mais lógica para isso chama: El Morumbi Te Mata!
Essa força do São Paulo dentro do seu estádio é transmitida nos números em competições de mata-mata. Ao todo, a equipe soma 21 gols marcados e apenas oito sofridos, com 9 vitórias e apenas uma derrota, obtida na semifinal da Copa do Brasil para o Flamengo, onde o time teve mais oportunidades e talvez merecia sair com um resultado melhor ao fim da partida.
Com a prioridade dada as copas, o fator mando de casa virou a carta na manga do São Paulo, que conseguiu chegar longe em todas as competições que disputou (exceto o Brasileirão) obtendo 90,9% de aproveitamento dentro de casa nesse período.
O espetáculo feito nas arquibancadas mesmo com os altos valores nos ingressos e a desconfiança de muitos só mostra o que a torcida Tricolor é capaz de fazer, e mostrou a todos que pode sim, carregar um time dessa grandeza de volta ao lugar que ele nunca deveria ter saído: a sua 18° final Internacional da sua história, com uma virada e o Morumbi lotado. Esse sentimento pelo São Paulo jamais se acabará e nós sempre iremos te apoiar!
Um grande clube necessita de um grande estádio que possa tremer os adversários e levar a equipe ao resultado desejado. Nós temos isso, e estamos sabendo usar muito bem. Jamais faltará apoio das arquibancadas. Os gritos, as bandeiras, as faixas e o apoio sempre estarão lá, e sempre vamos empurrar o time a mais uma vitória.
Não duvidem do São Paulo, não duvidem do Morumbi, nunca mais.