Análise do reforço – Hernanes

(Foto: Divulgação)

Velho conhecido do torcedor são-paulino, Hernanes acertou com o São Paulo para 2019, é a terceira passagem do atleta pelo clube, isso sem contar a saída por empréstimo em 2006 e o retorno na temporada seguinte, quando de fato deslanchou.

Hernanes, 33 anos, apesar da história do atleta ser de glórias, ele demorou para estourar no futebol, atuou na base do São Paulo, mostrou qualidade, subiu em 2005, fez 17 jogos e marcou 3 gols, chegou a atuar como lateral-esquerdo improvisado, ainda naquele time era muito forte e não dava espaço, portanto foi emprestado para o Santo André em 2006. Foram 31 jogos e 7 gols, mas o Profeta relata que neste empréstimo chegou a ficar encostado na equipe do ABC e pensou em largar o futebol, felizmente isso não aconteceu…

O retorno para o São Paulo em 2007 inicialmente não foi dos melhores, primeiramente foi com o Time B para uma excursão na Índia, ali o time fez cinco partidas, todos os jogos com goleada, e Hernanes fez três gols nos jogos. No retorno, Hernanes jogou 7 jogos no Estadual, mas foi no Brasileirão que começou a ter chances e não saiu mais, fez 31 partidas no Brasileirão 2007, na campanha do título, ganhou o prêmio Bola de Prata como melhor volante.

VEJA TAMBÉM ⇒ Léo Pelé, Igor Vinícius, Pablo e Tiago Volpi já foram analisados

Se em 2007 foram 44 jogos, na temporada seguinte, Hernanes atuou 53 vezes, marcou 7 gols, e estourou de vez, novamente foi o melhor volante, e não só isso, ganhou o melhor jogador do Brasileirão 2008, grandes atuações. Para 2009 vestiu a camisa 10 e chegou a ser considerado pelo ‘The Times’, o jogador mais promissor do mundo, já despertava interesse de vários clubes no mundo europeu, mas permaneceu e lutou tetracampeonato seguido, desta vez não esteve como Bola de Prata, mas disputou como um dos melhores do torneio, ficou no top 5.

Com muito recurso técnico e tático, Hernanes só crescia no São Paulo, com a camisa 10 nas costas e com mais responsabilidades no comando do time são-paulino. Nas oitavas de final da Libertadores 2010, completou 200 jogos pelo clube, marca histórica. A pressão era grande pela conquista da Libertadores, o Tricolor decepcionou em 2007, 2008 e 2009, com Hernanes na equipe, desta vez o São Paulo chegou na semifinal, Hernanes foi decisivo nos dois jogos das quartas contra o Cruzeiro, marcou dois gols dos quatro naquele duelo, mas o sonho acabou contra o Internacional…

Nesta primeira passagem, foram 215 jogos, 33 gols e 32 assistências, dois títulos Brasileiros (2007 e 2008), diversos prêmios individuais, excelentes números no clube.

O último jogo do Hernanes pelo São Paulo foi justamente na semifinal da Libertadores de 2010, em seguida da eliminação, o ídolo foi negociado com a Lazio, e por lá permaneceu por três temporadas e meia, sendo a melhor fase da carreira, atuou em uma função mais avançada, como um meia-ofensivo, marcou muitos gols, foram 156 jogos pelo clube com 41 gols e 22 assistências, era o principal jogador da Lázio, se transformou em ídolo do clube.

Hernanes foi negociado com a Internazionale, e por lá começou uma fase não tão boa na carreira, mesmo assim foram 52 jogos, 7 gols e 10 assistências, duas temporadas completas no grande clube italiano que também já não vivia seu melhor momento.

Na temporada 2015-16, Hernanes foi negociado com a poderosa Juventus da Itália, e por lá não foi tão bem, um dos motivos segundo o próprio jogador foi o fato de retornar a jogar como um volante, por vezes era até o primeiro volante na função do Pirlo, e ele não fazia essa função há muito tempo, no total fez 35 jogos, marcou 2 gols e deu uma assistência.

Sem sucesso na Juventus, o São Paulo tentou o retorno do ídolo, mas ele acabou negociado em 2017 com o Hebei China Fortune e no primeiro ano fez apenas seis jogos, durante a temporada acabou vindo para o clube que lhe tentou no início da temporada, foi emprestado para o São Paulo e ajudou muito na luta contra o rebaixamento em 2017, foram 19 jogos, 9 gols e 3 assistências e um papel fundamental como líder do time, mudou o astral interno. Novamente Hernanes ganhou diversos prêmios devido suas atuações no Brasileirão.

Ainda em 2017 teve eficiência nos passes, aproveitamento de 83%, cerca de 43 passes por jogo, deu um corte por jogo e quase uma interceptação por partida, ainda realizou dois dribles por jogo, aproveitamento de 73% e ganhou 62% dos duelos contra adversários. Ambidestro, Hernanes deu em média duas finalizações por jogo, e criou oito grandes chances, além das três assistências.

Cogitado inclusive na seleção brasileira, Hernanes recuperou a confiança, mas retornou para o futebol chinês, em 2018 foram 14 jogos com 4 gols marcados, participou de um sistema de ‘rodízio’ dos gringos no clube, e acabou não tendo nova chance na seleção.

Para 2019, Hernanes retorna com 33 anos, rumo aos 34, com muita experiência e liderança, apesar da desconfiança sobre a condição física, o Profeta não sofreu muito com isso na carreira, com tantas qualidades é considerado o principal reforço do São Paulo em 2019.

Uma duvida em relação ao Hernanes é em qual posição Jardine usará ele, em 2017, Hernanes começou como meia central, depois jogou algumas partidas como volante e não rendeu tanto. Na apresentação no clube, Hernanes disse que antigamente topava todas as posições, mas que aprendeu que nem rende igual em todas, e que está em conversa com Jardine sobre a função para 2019, agora é aguardar e ver o resultado dentro de campo.

CONFIRA ⇒ Coletiva de apresentação do Hernanes que projetou 2019

Ponto forte

Líder, o principal fator que comemorei no retorno do Hernanes é o seu poder de liderança, é agregador, sabe unir e motivar um grupo. Além disso, em campo é decisivo, em 2017 chegou fazendo gols e dando assistências, tem muita qualidade técnica e ajuda outros atletas a renderem mais, o Cueva foi um exemplo, Hernanes mexeu com o brio do peruano e o então camisa 10 ressurgiu!

Ponto fraco

Físico, a genética é ótima, não sofre tanto com lesões, mas não atua mais de 30 jogos em uma temporada faz muito tempo, no Brasil chega a ter 60, 70, portanto é preciso ter um controle maior, em 2017 mesmo, jogou apenas 19 jogos, mas quase não descansou e nos últimos jogos sentiu, inclusive depois da 35ª rodada daquele ano, não atuou mais, então que fiquem atentos nesta questão, já que as decisões serão no fim do ano!

Curiosidade

Essa é a quarta passagem do Hernanes pelo São Paulo, contando o empréstimo para o São André em 2006, e o retorno em 2007, ou seja, foi revelado no clube em 2005, saiu neste empréstimo em 2006, retornou em 2007 e ficou até 2010 quando foi negociado com a Lazio, depois retornou em 2017 para salvar o time e em 2019 volta em definitivo, três anos, vai aposentar por aqui?

Caso tenha alguma correção ou queira acrescentar algo, fiquem a vontade nos comentários

Fábio Martins

Fábio Martins

Formado em jornalismo, ADM do SPFC 24 Horas desde 2012 e principal responsável pelo site e redes sociais desde 2014. Twitter: @fbiomartins1

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.