Agora pelo Brasileirão, São Paulo visita o Santos para consolidar a boa fase

O mês de Fevereiro se inicia para o São Paulo, com a busca por uma estabilidade definitiva dentro de campo, enquanto lida com os bastidores ainda conturbados dentro da gestão. Após vitórias contundentes contra Flamengo e Santos, esta última pelo Paulistão, o tricolor vive um princípio de boa fase após meses, e vira a chave de volta para o Brasileirão nesta quarta-feira, reencontrando o Peixe na Vila Belmiro, pela 2ª rodada do campeonato. A bola corre a partir das 20h30, com transmissão do Premiere.

Os últimos seis dias marcaram uma completa virada no ambiente do São Paulo, somando boas atuações com vitórias consideradas difíceis, e no caso do Flamengo, até improvável. Respirando diante de um risco de rebaixamento ainda existente no Paulistão, e voltando a vencer uma estreia de Brasileirão após três anos, o tricolor pode alcançar uma sequência de três vitórias seguidas após seis meses, e quem sabe, voltar a liderar a tabela do Brasileirão, o que não acontece desde a 1ª rodada de 2022.

Com sete jogos disputados na temporada de 2026, o São Paulo vive o sonho de não contar com nenhuma lesão nova até o momento, e as possíveis mudanças na equipe para o clássico devem ocorrer apenas por estratégia e cautela, justamente para prevenir lesões. As únicas baixas da equipe são os atacantes Ryan Francisco e André Silva, em recuperação de lesões graves desde o ano passado.

 

Hernán Crespo durante treino do São Paulo. (Foto: São Paulo FC)

 

FICHA TÉCNICA:

Jogo: Santos x São Paulo

Local: Vila Belmiro

Data: 04 de Fevereiro (quarta-feira), 20h30

Equipe de arbitragem:

Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Assistente 1: Rafael da Silva Alves (RS)

Assistente 2: Tiago Augusto Kappes Diel (RS)

Quarto árbitro: Murilo Tarrega Victor (SP)

Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

 

 

Anderson Daronco, árbitro no clássico desta quarta-feira (04) (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

 

 

DADOS HISTÓRICOS:

Jogos: 327

Vitórias do São Paulo: 141

Vitórias do Santos: 110

Empates: 76

Primeira partida: Santos 2 x 2 São Paulo – Paulistão 1930

Última partida: São Paulo 2 x 0 Santos – Paulistão 2026

 

Gonzalo Tapia celebra um dos gols no clássico do último sábado (31) (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)

 

 

DE OLHO NO ADVERSÁRIO:

O clássico do Paulistão virou totalmente o panorama da temporada para os dois rivais, e afundou o Santos em mais uma crise. O Peixe estreou com vitória na temporada sobre o Novorizontino, e depois não venceu mais, acumulando três empates e três derrotas nesse período. No Brasileirão, estreou com derrota de 4 x 2 para a Chapecoense e já ocupa a 18ª posição, dentro do Z-4, enquanto no Paulistão, está apenas em 14º, logo acima da zona de rebaixamento, ocupada no momento por Velo Clube e pela virtual rebaixada Ponte Preta.

Na última madrugada, torcedores do Santos protestaram na Vila Belmiro, estendendo faixas contra o presidente Marcelo Teixeira e o executivo Alexandre Mattos.

Dentro de campo, o Peixe ainda não deve contar com Neymar, que já faz a transição para o gramado. Willian Arão e Gustavo Henrique também seguem fora, enquanto o atacante Tiquinho Soares retorna de lesão.

 

Neymar em treinamento do Santos; o camisa 10 ainda deve ser desfalque. (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

 

CURIOSIDADES:

Apesar do histórico amplamente favorável, com vantagem que supera a barreira das 30 vitórias, o São Paulo entra no gramado da Vila Belmiro com três tabus para quebrar: desde 2023, a equipe não vence dois clássicos seguidos diante do Santos, com seis jogos nesse período e três derrotas para o rival, além de dois triunfos e um empate. E se tratando de Vila Belmiro, o São Paulo não vence o Peixe em sua casa desde 2022, quando anotou 3 x 0 em jogo do Paulistão, acumulando quatro jogos nesse período. Pelo Brasileirão, não vence na Vila desde 2009, quando levou a melhor por 4 x 3.

Em 2014, chegou a vencer o Santos como visitante no Brasileirão por 1 x 0, mas o jogo ocorreu na Arena Pantanal. em Cuiabá.

Rogério Ceni celebra o gol da última vitória contra o Santos na Vila, pelo Brasileirão. (Foto: Fernando Pilatos/Gazeta Press)

 

ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:

São Paulo: Rafael; Alan Franco (Dória), Arboleda e Sabino; Maik (Cédric), Danielzinho, Bobadilla, Marcos Antônio (Pablo Maia) e Enzo Diaz; Luciano e Calleri
Técnico: Hernán Crespo

Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Zé Ivaldo (Luan Peres) e Vini Lira (Escobar); João Schmidt, Zé Rafael e Gabriel Menino; Barreal, Gabriel Barbosa e Miguelito (Rony).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.