Na briga pela Libertadores, São Paulo visita o Corinthians no último clássico de 2025

A última Data Fifa de 2025 chegou ao fim, e agora, é a hora da verdade na temporada do São Paulo. Dependendo novamente do sucesso de outros clubes para alcançar uma vaga na Libertadores, o tricolor entra em campo nesta quinta-feira (20) diante do Corinthians, pela 34ª rodada do Brasileirão e no último clássico Majestoso do ano. A bola corre a partir das 19h30, e terá transmissão da Record e da CazéTV.

Em meio a um alarmante número de 66 lesões na temporada e especulações de investimentos externos, o São Paulo caminha de forma conturbada para os últimos momentos da temporada. Com mais cinco jogos pela frente, o tricolor chega para o confronto com 45 pontos e na 9ª colocação, tendo sido ultrapassado pelo Red Bull Bragantino no domingo. Vindo de derrota para o próprio Massa Bruta no último jogo antes da pausa, o tricolor corre risco de acabar a rodada apenas em 12º, caso saia derrotado no clássico – podendo ser ultrapassado, inclusive, pelo Corinthians.

A lista de desfalques para o clássico foi “reforçada” por Enzo Diaz, que não joga mais em 2025 após cirurgia para correção de hérnia inguinal. Além dele, Arboleda está fora com lesão muscular na coxa, e Lucas Moura novamente é dúvida, após se queixar de novas dores no joelho direito. Bobadilla, Ferraresi e Tapia também são incertezas, após voltarem de suas seleções.

 

Pablo Maia retorna aos treinos e pode ser novidade na equipe; (Foto: Erico Leonan / São Paulo FC)

 

 

FICHA TÉCNICA:

Jogo: Corinthians x São Paulo

Local: Neo Química Arena

Data: 20 de novembro (quinta-feira), 19h30

 

Equipe de arbitragem:

Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Assistente 1: Rafael da Silva Alves (RS)

Assistente 2: Maira Mastella Moreira (RS)

Quarto árbitro: Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA) 

Árbitro de vídeo: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)

 

Anderson Daronco revolta internautas por polêmicas com acréscimos, pênaltis e uniformes
Anderson Daronco, árbitro nesta quinta-feira (20) (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

 

 

DADOS HISTÓRICOS:

Jogos: 364

Vitórias do São Paulo: 115

Vitórias do Corinthians: 133

Empates: 116

 

Primeira partida: Corinthians 2 x 1 São Paulo – Paulistão 1930

Última partida: São Paulo 2 x 0 Corinthians – Brasileirão 2025

Luciano comemora gol no Majestoso do 1º turno (Reprodução: UOL)

 

 

DE OLHO NO ADVERSÁRIO:

Em meio a constantes polêmicas e crises nos bastidores, o Corinthians também vive momento instável na temporada, vindo de duas derrotas consecutivas contra Red Bull Bragantino e Ceará. Com 42 pontos e na 12ª posição, o alvinegro ainda corre um remoto risco de rebaixamento, e conta com a vitória no clássico desta quinta para acabar de vez com a ameaça e aliviar o conturbado ambiente.

Memphis Depay é dúvida na escalação corintiana, após compromissos com a Holanda na Data Fifa. Hugo Souza e Maycon também são incertezas, enquanto Raniele e Rodrigo Garro são baixas confirmadas.

 

Treino do Corinthians na última terça-feira (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

 

 

CURIOSIDADES:

Não é segredo para ninguém que o histórico recente do Majestoso apresenta o melhor momento do São Paulo desde o tabu que vigorou entre 2003 e 2007, quando o tricolor anotou 13 jogos de invencibilidade no duelo.

Desde 2020, foram disputados 20 clássicos, com um saldo de 10 vitórias, 7 empates e apenas 3 derrotas. E nesse período, o São Paulo já registrou um pequeno tabu entre 2021 e 2022, quando acumulou três vitórias e quatro empates, incluindo uma classificação na semifinal do Paulistão de 2022. 

Agora, o tricolor não só repetiu esse tabu, como melhorou os números: nos últimos sete jogos, são seis vitórias e apenas um empate. O São Paulo não perde para o Corinthians desde 25 de julho de 2023, quando levou 2 x 1 pela semifinal da Copa do Brasil, em Itaquera. Caso saia pelo menos com um empate nesta quinta, será a 2ª maior sequência invicta no século.

 

 

ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:

Corinthians: Hugo Souza (Felipe Longo); Matheuzinho, Gustavo Henrique, João Pedro Tchoca e Matheus Bidu; Maycon (Charles), André Carrillo, José Martínez e Breno Bidon; Gui Negão (Memphis Depay) e Yuri Alberto.

Técnico: Dorival Júnior

 

São Paulo: Rafael, Rafael Tolói (Ferraresi), Alan Franco e Sabino; Maik (Cédric Soares), Pablo Maia (Bobadilla), Luiz Gustavo, Alisson e Ferreira (Patryck); Luciano e Tapia (Rigoni).

Técnico: Hernán Crespo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.