Ao longo do ano, o São Paulo disputou inúmeros torneios de categorias de base, onde sempre o clube briga pelos títulos. Uma das competições, é o Paulista Sub 17, onde o Tricolor chegou a decisão, porém saindo derrotado no primeiro jogo. Entretanto, decide em Cotia, neste sábado, o titulo da competição.
Pois apesar da mudança de técnico que ocorreu ao longo do ano, a equipe atualmente comandada por Menta, manteve a regularidade ao longo do ano e se credenciou a disputar a decisão, contra o rival praiano.
Campanha do São Paulo
Fase de Grupos
- Primeira Fase: 9 vitorias e 1 empate, com 41 gols marcados e apenas 4 sofridos.
- Segunda Fase: 4 vitorias 1 empate e 1 derrota, com 19 gols feitos e 6 gols tomados
- Terceira Fase: 6 vitorias, com 20 gols marcados e 12 gols sofridos
Mata-Mata
Nas quartas de finais do torneio, o São Paulo enfrentou o Juventus (SP) e venceu as duas partidas, tanto na Mooca, como no duelo em Cotia. Portanto, no duelo de ida, com dois gols de Gustavo Miranda, o Tricolor Paulista venceu o adversário por 2 a 0, mesmo fora de casa. Já em Cotia, com gol de Tete, o São Paulo venceu o Juventus pelo placar magro de 1 a 0 e garantiu a vaga as semifinais.
Na semifinal, o São Paulo enfrentou um adversário mais difícil. Desta vez encarou o rival Corinthians para conseguir chegar a decisão, com o primeiro duelo na casa do rival e a decisão da vaga, ficando para Cotia. Pois fora de casa, o Tricolor chegou a abrir o placar com Gustavo Miranda, portanto levou a virada e o rival foi em vantagem para Cotia. Entretanto, com gols de Gustavo Miranda, Pedro Ferreira e Guilherme, o São Paulo venceu por 3 a 2 e levou a disputa para os pênaltis. Portanto na disputa, brilhou a estrela de JP Nazari, que defendeu dois pênaltis e garantiu o São Paulo na decisão.
Final (Ida)
No duelo de ida da decisão contra o rival Santos, o adversário saiu vitorioso na primeira parte da decisão da competição. O Tricolor chegou a ficar duas vezes a frente do placar, com gols de Nicolas e Gustavo. Entretanto, o clube praiano buscou o empate nas duas vezes e quase no fim da partida fez o gol do triunfo santista, no placar de 3 a 2.
Destaques
Gustavo Miranda
Um dos principais destaques do São Paulo na competição é o centroavante Gustavo Miranda. Pois mesmo tendo iniciado a competição na reserva, tomou a titularidade de Thierry Henry. Entretanto além disso, Gustavo é vice artilheiro do campeonato e artilheiro do São Paulo com 18 gols em 19 jogos. Portanto, possui uma media de quase um gol por jogo no torneio.
João Paulo Nazari
Caso necessário um goleiro que seja seguro para as penalidades e finalizações do adversario, o Tricolor tem um excelente goleiro em sua meta. O jovem arqueiro se mostrou essencial em 2024, pois com ele, em dois mata mata que foram para os pênaltis, o goleiro foi importantíssimo para que o São Paulo avançasse. Portanto, JP tem um futuro brilhante, é mais um ótimo goleiro da safra que o Tricolor Paulista vem revelando e é um dos destaques do São Paulo para essa final.
Igão
O jovem zagueiro possui um grande potencial, pois apesar da pouca idade, ele já é muito observado por Zubeldia. Portanto, o jovem chegou a ser relacionado para duelos do Brasileirão com a equipe profissional, porém não fez sua estreia pelo time principal. Pois suas características fazem o jogador ser visto com muito bons olhos, como o excelente tempo de bola, a boa saída de bola e principalmente o perfil de liderança que o jovem beque tem.
Lucca
O ponta é outro que o torcedor Tricolor pode ficar de olhos bem atentos para essa final. Pois apesar de sua predominância pelo lado esquerdo, ele pode atuar pelos dois lados de campo. Suas características são pouco vistas no futebol brasileiro, possuindo um excelente controle de bola e capacidade no X1, vencendo a maioria dos duelos.
Ângelo
O jovem é um jogador de boa participação ofensiva, portanto chega fazer seus gols. Além disso, um fator que é relevante é que o atleta está com 16 anos, já no Sub 17. Ou seja, o atleta já é titular absoluto no São Paulo, além de presença constante na Seleção Brasileira.