São Paulo faz mudanças na base e dez atletas do sub-20 deixam o clube

Por conta das ultimas temporadas, de inúmeros erros quanto de gestão, quanto de resultados dentro de campo, o São Paulo vem passando por mudanças dentro de campo. Ao longo da ultima semana, portanto, alguns jovens que antes eram vistos como joias promissoras, foram negociadas.

Enzo Boer

Dentre os negociados, o meia sem duvida, era visto como o jogador com mais potencial, pois é um meia de muita qualidade. No São Paulo desde 2016, o meia teve grande destaque até o Sub 17, onde fez companhia a Newerton, sendo os principais nomes da geração 05, do Tricolor Paulista.

Entretanto, a partir do Sub 20, Boer viveu de lampejos. Pois apesar de manter o bom desempenho, o atleta jogou poucos jogos pela categoria. Com seu contrato que se encerrou no final de Agosto/2024, o meia foi para o rival Santos.

Ryan Felipe

Quando o jovem atacante chegou ao São Paulo através do Ska Brasil, as expectativas sobre o atleta eram relativamente altas. No Tricolor desde 2022, ele pouco conseguiu ter espaço, fazendo poucos jogos e por muitas vezes nem relacionado era para as partidas do Sub 20. Entretanto em 2024 o atleta teve seu contrato rescindido, sendo contratado pelo Atlético MG.

Lucas Inácio

No Tricolor desde 2021, o zagueiro teve bastante espaço ao longo dos anos na categoria Sub 20, chegando a integrar treinos da equipe principal. Entretanto, o não aproveitamento na equipe principal, além de estar próximo de estourar idade para atuar pelo Sub 20, fizeram o São Paulo emprestar o beque ao Botafogo (SP), até o inicio de 2025.

Palmberg

Capitão do São Paulo na Copa São Paulo deste ano, o meia que estava no São Paulo, rumou a Espanha. O jovem estava no Tricolor desde 2015, sendo um dos maiores campeões da era Cotia. Entretanto, pelo limite de idade e não sendo aproveitado, o São Paulo negociou o jogador com o Real Murcia, da Espanha.

Mateus Amaral

Assim como Palmberg, o meia jogou a Copinha 2024, além de atuar no Brasileirão Sub 20 e também no Paulistão. Porém, pela idade já avançada para a categoria Sub 20, o meia, que tem contrato com o São Paulo até 2026, se transferiu ao Olexandria, time ucraniano.

Outras saídas

Além deles, tivemos as saídas do lateral-esquerdo Zanella que foi para o Makedonikos da Grécia, e do atacante Marcelo, que não vinham tendo tanto espaço no sub-20 são-paulino. Vale ressaltar casos do Iba Ly que foi emprestado para a Inter de Limeira, e João Adriano que acertou com o Athletic. Por fim, João Miranda que saiu um pouco antes para o Valladolid, e foi o primeiro das saídas.

Ou seja, totalizando dez saídas neste período de transição do sub-20. Ainda que Belém e Negrucci também estão disponíveis para acertar com novo clube.

Causas dessas saídas
Mudança de técnicos

As mudanças de treinadores na categoria Sub 20, é um dos fatores na qual fizeram boa parte dos jogadores serem negociados. Passando por Belleti, que passou pelo São Paulo em 2023, onde pouco se extraiu do seu trabalho e pouco conseguiu resultados. Na sequencia, veio Menta, que conseguiu levar a equipe na final do Paulista Sub 20, porém falho no planejamento e transição de jogadores ao time principal. E ainda com Menta, porém em 2024, o Tricolor fez uma campanha pífia no Brasileirão Sub 20 e muito aquém na Copinha.

Falta de planejamento

Outra causa dessas saidas, é a falta de planejamento do São Paulo quanto as categorias de base, principalmente por conta de elencos muito grandes na base. Ao longo da nova gestão, o Tricolor fez inumeras contratações de jogadores para a base. Entretanto, o problema é que essas transferencias, foram jogadores para Sub 17 ou Sub 20.

Com isto, os jogadores que já estavam na base do clube perderam espaço para essas contratações, o que deixa em cheque a gestão da base, que deveria privilegiar a formação para as categorias mais altas. Entretanto o clube vem apostando em captação para as categorias mais altas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.